Erbium Publicado Outubro 25, 2006 Publicado Outubro 25, 2006 Se colocar turfa no filtro para baixar o pH e a dureza em alguma quantidade o valor vais "estabilizar" certo? Alguém sabe +/- este valor? Citar
Fausto Vicente Publicado: Outubro 25, 2006 Publicado: Outubro 25, 2006 Depende da dureza original da agua, e da qualidade/quantidade da turfa.Creio não estar errado que, em média, e partindo do principio que tens agua a rondar os 7.5 pH, vai-te tamponizar nos 6.6/6.8.(em média, note-se), se utilizares as vulgares turfas em granulado. Se utilizares turfa virgem, será um pouco mais alto, nos 6.8/7. (Aqui vai depender muit da qualidade da turfa que conseguires arranjar). Atenção á turfa em granulado: substitui-la periodicamente, (3/4 meses no maximo), pois a partir de certa altura perdem as qualidades e fazem 'um pico', baixando drasticamente a dureza e pH, sendo que o resultado para os animais não costuma ser bom.... Abraço Fausto Citar "O que não nos mata, torna-nos mais fortes"
Erbium Publicado: Outubro 25, 2006 Autor Publicado: Outubro 25, 2006 Ok, a turfa que tenciono usar é daquela em caixa da JBL se não estou em erro. Outra coisa, a turfa se fervida já não flutua mas e as em termos quimicos? Existe alguma alteração? Citar
Fausto Vicente Publicado: Outubro 25, 2006 Publicado: Outubro 25, 2006 Desculpa, não entendi a 'precura'? Citar "O que não nos mata, torna-nos mais fortes"
Erbium Publicado: Outubro 25, 2006 Autor Publicado: Outubro 25, 2006 Se ferver a turfa ela deixa de flutuar, e em termos de pH? Deixa de fazer o efeito "normal" de o baixar? Citar
Fausto Vicente Publicado: Outubro 25, 2006 Publicado: Outubro 25, 2006 e porque haverias de a ferver? Se for em granulado, propria para aquario, é obvio que não há qualquer problema, senão, é procuraers por turfa virgem. Por virgem não se entenda a Maria, isto para os mais puritanos, mas sim turfa que não levou qualquer tratamento quimoco, por exemplo, adubos e/ou pesticidas. abraços fausto Citar "O que não nos mata, torna-nos mais fortes"
Erbium Publicado: Outubro 25, 2006 Autor Publicado: Outubro 25, 2006 Não corro o risco de colocar turfa num filtro e aquilo por ser muito flutuar? Com receio pensei na hipótese de ferver a turfa. Obrigado pela ajuda, Fausto Citar
Fausto Vicente Publicado: Outubro 25, 2006 Publicado: Outubro 25, 2006 Desculpa, agora fui eu que não me expliquei bem, parti do pressuposto que sabias...a turfa, em qualquer das suas formas, pode e deve ser colocada dentro de um saco de rede, ou uma meia de senhora, ou qualquer coisa do genero... abraço fausto Citar "O que não nos mata, torna-nos mais fortes"
Erbium Publicado: Outubro 26, 2006 Autor Publicado: Outubro 26, 2006 Desculpa, agora fui eu que não me expliquei bem, parti do pressuposto que sabias...a turfa, em qualquer das suas formas, pode e deve ser colocada dentro de um saco de rede, ou uma meia de senhora, ou qualquer coisa do genero...abraço fausto Sim eu sei, já cá tenho sacos de rede próprios que comprei numa loja de aquariofilia. Até ai já sabia... A minha dúvida é um saco cheio de turfa não flutua? Citar
Recommended Posts