Aquário: seres da nossa costa


Recommended Posts

boas...

 

Em nome da turma do 8º ano de uma escola em cascais, venho pedir-vos ajuda para um projecto a realizar para as àreas de Educação Tecnológica e ciências. Trata-se de um aquário com cerca de 260l brutos onde habitarão variados seres da nossa costa.

 

os nossos professores mandaram-nos as seguntes tarefas:

 

:shock: pedir o orçamento dos materiais necessários para este projecto, sendo que o aquário e uma ph de 1000 l/h já estão comprados.

 

:lol: descubrir seres da nossa costa que possam formar um ecossistema juntos.

 

8) de scubrir se a areia da praia pode ser utilizada no aquário

 

Desde já um muito obrigado da turma do 8º ano.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

pedir o orçamento dos materiais necessários para este projecto, sendo que o aquário e uma ph de 1000 l/h já estão comprados.

 

Primeiro gostaria de saber o tamanho do aquario que ja foi adquirido, para assim poder escolher o material em função dos litros do aquario.

 

descubrir seres da nossa costa que possam formar um ecossistema juntos.

 

Todos os seres vivos que vivem na costa, poderao ser introduzidos no aquario, tendo em atençao, é claro, ao tamanho do aquario e "qualidade" do material, pois, se quizeres introduzir um peixe de 20cm num aquario de 90cm de comprimento, é na minha opinião desumano, e assim se passa com o resto do material.

 

de scubrir se a areia da praia pode ser utilizada no aquário

Não sei bem, mas acho que sim.

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...
  • 1 mês depois...

Boas...

 

Finalmente este projecto está em andamento.....

 

As dimensões do aquário são (se não me engano, uma vez que estou em casa) 120x40x60(comprimento, largura, altura).

 

Neste momento o aquário possui, em termos de "maquinas" 2x ph de 1200l cada, sendo que uma delas está equipada com um filtro de esponja. A sua iluminação está reduzida apenas à luz solar proveniente de uma janela.

 

Fauna: neste momente temos um caboz, um Bodião com cerca de 10 cm, alguns caracóis ou turbos, o que lhes quiserem chamar, umas 2 ou 3 lapas, cerca de 6 anémonas, ainda muito pequenas e camarões.

 

Rocha: ainda temos muito pouca, cerca de 5 kg.

 

substracto: uns 6 cm de area (repleta de pequenos uni e bivalves) apanhada na praia, deduso eu.

 

Estava a pensar pôr um escumador, se calhar diy (não sei a opinião dos meus professores). Acham que seria uma boa aposta? E a iluminação e circulação, estarão fracas?

 

Brevemente porei as fotografias do aquário em questão.

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

 

Finalmente este projecto está em andamento.....

 

As dimensões do aquário são (se não me engano, uma vez que estou em casa) 120x40x60(comprimento, largura, altura).

 

Neste momento o aquário possui, em termos de "maquinas" 2x ph de 1200l cada, sendo que uma delas está equipada com um filtro de esponja. A sua iluminação está reduzida apenas à luz solar proveniente de uma janela.

 

Fauna: neste momente temos um caboz, um Bodião com cerca de 10 cm, alguns caracóis ou turbos, o que lhes quiserem chamar, umas 2 ou 3 lapas, cerca de 6 anémonas, ainda muito pequenas e camarões.

 

Rocha: ainda temos muito pouca, cerca de 5 kg.

 

substracto: uns 6 cm de area (repleta de pequenos uni e bivalves) apanhada na praia, deduso eu.

 

Estava a pensar pôr um escumador, se calhar diy (não sei a opinião dos meus professores). Acham que seria uma boa aposta? E a iluminação e circulação, estarão fracas?

 

Brevemente porei as fotografias do aquário em questão.

 

Obrigado

 

O escumador é sem duvida alguma uma boa ideia, deviam ter mais circulação, especialmente pela fauna que escolheram ser de uma zona de elevada movimentação de água, a luz, "reduzida á luz solar" só se for indirecta porque a luz solar directa é muito mais potente do que a luz artificial normalmente colocada nos aquarios, se tiverem um ambiente reduzido em nutrientes a luz solar não é nada má, excepto no que toca á temperatura.

 

Quando falas em rocha falas em pedras da nossa costa ou em rocha viva?

 

um ultimo pormenor, a questão da temperatura, as temperaturas oceanicas costeiras portuguesas tendem a ser baixas, o que no verão se poderá tornar um problema.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

deviam ter mais circulação, especialmente pela fauna que escolheram ser de uma zona de elevada movimentação de água
que tal 2500 +1200?

 

a luz, "reduzida á luz solar" só se for indirecta porque a luz solar directa é muito mais potente do que a luz artificial normalmente colocada nos aquarios, se tiverem um ambiente reduzido em nutrientes a luz solar não é nada má, excepto no que toca á temperatura.

 

O aquário está quase colado à janela...

 

Quando falas em rocha falas em pedras da nossa costa ou em rocha viva?

Rocha da nossa costa

 

um ultimo pormenor, a questão da temperatura, as temperaturas oceanicas costeiras portuguesas tendem a ser baixas, o que no verão se poderá tornar um problema.

 

A sala onde se encontra o aquario tem um ar-condicionado, podemos fechar os estóres e, em ultimos recurso pô-mos uma ou duas ventoinhas.

 

obrigado pela ajuda,

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se querem recriar a temperatura habitual...da agua da nossa costa atlântica não recomendo que ninguem tenha lá aulas é que a temperatura de conforto para o ser humano é acima dos 18 graus...

 

quanto á circulação +1200 de mais uma powerhead? se sim, façam para que os fluxos das bombas se encontrem ao centro do aquario para criar uma zona de fluxo nao laminar mas sim turbulento.

 

Quanto ao aquario estar quase colado á janela é bom no inverno, mas no verão poderá ser um pesadelo em termos de temperatura.

 

E quanto á rocha da nossa costa é muito diferente da rocha viva, a rocha viva é predominantemente antigo esqueleto de coral e portanto tem uma estrutura microporosa, enquanto que a rocha da nossa costa nao tem origem orgânica e portanto é no minimo muito pouco porosa nao ajudando em nada á filtração.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais