paulosaints Publicado Outubro 20, 2006 Publicado Outubro 20, 2006 Olá, desculpem a pergunta, mas depois de muito vasculhar no forum cheguei a conclusao que lampadas PC sao as mesmas que PLL. Para ficar sem a duvida pergunto directamente. Lampadas PC sao iguais ás lampadas PLL ??? Se sim, OK Se não, espero que me possam explicar as diferenças. Obrigado Paulo Santos! Desculpem a pergunta, mas de electricidade, so sei mesmo que V=R x I Citar
Martouf Publicado: Outubro 20, 2006 Publicado: Outubro 20, 2006 Todas as lampadas PLL são PC, o inverso não é verdade. PC é a abreviatura de "power compact" (correctamente deveria ser PCL, power compact lamp), onde se incluem, entre outros tipos, as lampadas PLL. PLL é a abreviatura de "power linear lamp". As lampadas PLL são lampadas em U, ou seja apenas apresentam curvatura numa dimensão. O melhor exemplo de lampada PC é as lampadas economizadoras à venda nos supermercados, se reparar a curvatura das lampadas é feita a duas dimensões, como se tivesse dois ou mais U's encostados uns aos outros. Uma última achega, no mundo da aquariofilia, é usual ambas as siglas se referirem ao mesmo tipo de lampada, as PLL têm o melhor rendimento para as nossas luminárias, enquanto as outras PC é raro serem usadas. Espero ter ajudado a esclarecer a sua dúvida. Citar Temos dois ouvidos e uma boca para ouvirmos mais do que falamos.
paulosaints Publicado: Outubro 20, 2006 Autor Publicado: Outubro 20, 2006 Muito obrigado, melhor impossivel! Como tou com um problema de falta de luz, so tenho 60w para 200L, andei a pesquisar e deparei-me com isso.. bem agora so falta estudar o esquema! Obrigado Citar
jc.gomes Publicado: Outubro 22, 2006 Publicado: Outubro 22, 2006 Tenho o mesmo problema que tu.... a solução mais barata foi colocar algumas compactas baratas do AKi (3) de 13-25W, acrescentar reflectores às 2 T8 de 30W! Ficou melhor, mas não resolveu! O ideal é fazer o que o William fez com as calhas dele, que foi retirar as T8 e colocar T5 compactas! Deste modo passa-se de 2 T8 30W para 4 T5 55w...e assim sim o problema de luz fica resolvido! http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=47626 O problem é que eu não tenho jeito nenhum, nem ferramentas, para este tipo de bricolage... Ab Citar Feedback aquariofilia.netPlantado DiscusProjecto Reff Blog
Martouf Publicado: Outubro 23, 2006 Publicado: Outubro 23, 2006 Se quer melhorar a sua iluminação tem várias hipoteses. A mais rápida e cara é adquirir uma calha nova ( existem calhas de 4x55W PLL, várias marcas e vários preços, veja nos patrocinadores). Outra hipótese é construir a sua própria calha. As lampadas PLL têm a grande vantagem de serem mais pequenas dos que as tubulares, para a mesma potência. O preço final da construção é inferior e se tiver jeito para trabalhos manuais pode ficar impecável (um dos locais onde encontrar os balastros electrónicos http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=38726) Citar Temos dois ouvidos e uma boca para ouvirmos mais do que falamos.
Recommended Posts