Recommended Posts

Publicado

Presumo então que as dicas que tão amávelmente me deram em resposta à minha pergunta anterior, que a melhor (ou a mais aconselhada) maneira de montar um aquário de recife seja com a colocação de 10 a 12 cm de aragomita no fundo, um bom escumador e quantidade suficiente de rocha viva (isto para não falar de ozonizadores, reactores de cálcio, etc., mas isso é outra questão), gostaria então que ma pudessem aconselhar da melhor forma de inicio ou se haverá outros conselhos que me possam dar....

Publicado:

A minha experiência diz que deves planear bem o tipo de iluminação e condicionar a escolha do aquário consoante essa decisão. Não aconselho aquários tapados, por causa da acumulação de calor, bem como pela maneira de ter projectores com as famosas lampadas HQI de que tanto se fala, que não são do formato fluorescente comum. O ideal acho que são as azuis (actinicas :lol: ) de formato fluorescente, e então as HQI em projecção. Só aqui tens muitas condicionantes ao aquário a escolher... depois o substracto em Aragonita/Aragamax parece ser muito recomendável, eu próprio acrescentei agora no meu, porque tinha pouco substracto e muito nitrato... e rocha viva, claro.

Depois compra uma larga quantidade de paciência nas melhores lojas, porque há que saber esperar...

Abraço

Publicado:

Viva,

Fundamentalmente o que necessitas 1º é de saber qual o tipo de animais que pretendes colocar no aqua, mas enquanto pensas como, podes dar os primeiros passos que serão comuns a qualquer configuração pretendida.

O aqua, agua salgada, substrato, as rochas vivas, as bombas de circulação e o skimmer, serão os primeiros itens a colocar. Tudo a funcionar sem iluminação durante os 2 primeiros meses! Durante este tempo poderas fazer uma ou duas trocas parciais.

Dá-te tempo para saber o que irás colocar de animais e por consequencia qual o tipo de iluminação pretendida, aprender um pouco mais enfim planear o futuro do aqua... É muito chato? é provavel que sim mas de facto não se consegue de um dia para o outro criar natureza num pequeno recepiente e este tempo será fundamental para a não obtenção de dores de cabeça futuras!

Paciência é a arte do bom aquarofilista!!!!

Sérgio Dantas

Abraços