Será necessário o oxigenio à noite tendo sistema de CO2?


helderp77

Recommended Posts

Tenho um sistema de CO2 caseiro ligado 24h.

Como as plantas à noite respiram o oxigenio,

gostava de saber se será necessário ligar

o oxigenio.

Isto nao fará com que o ph esteja constantemente~

em alteraçao?

 

Desde já grato pela atençao.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

Quanto à injecção de Oxigénio não te aconselho pois o PH vai andar a variar imenso com isso... Quanto à injecção 24 sobre 24 horas de CO2 queria-te alertar para o seguinte problema que foi aqui reportado:

 

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...=cianobacterias

 

O ideal (mas eu compreendo que não possas fazê-lo visto teres um sistema DIY) seria injectares o CO2 assim que acendes a luz e parares quando as desligas.

 

Cumps,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Grande confusão que para aqui vai.

 

gostava de saber se será necessário ligar o oxigenio.

Deves querer dizer ligar o Ar certo?

 

Quanto à injecção de Oxigénio não te aconselho pois o PH vai andar a variar imenso com isso

Injecção de Oxigénio não varia imenso nem pouco o pH, simplesmente não o afecta. Mas devemos estar a falar de Ar e não de Oxigénio o que também não afecta o pH, pode é afectar o CO2 que afecta o pH. Assim, o mais que vai acontecer é o oposto do que dizes, pois há uma variação acentuada de pH do dia para a noite num aquário plantado com injecção de CO2 24h. Injectar ar (aumentar as trocas gasosas) à noite só vai ajudar a libertar para a atmosfera o CO2 em excesso responsável pela queda do pH nesse periodo.

Ou seja, sim! é vantajoso e muito ligar o ar à noite quando o sistema de CO2 é 24h

 

Abraços,

PCB

  • Votar + 1

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

por experiência própria, com CO2 ligado 24h (DIY), passadas 2 horas das luzes terem desligado tinha os peixes todos à tona da àgua e a nadar de lado com uma respiração ofegante. Liguei logo a bomba de ar, e passado uma hora os peixes estavam todos de volta à normalidade...

É um facto de que a bomba de ar vai "desperdiçar" CO2, mas é uma questão de só a ligar à noite, e desligar durante o dia. Ao fim ao cabo, o CO2 para as plantas à noite, não é necessário...

 

Abraço

 

Xalam

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

entao ligar a bomba de ar à noite certo? eu não uso a minha, é aconselhável? tenho sim o filtro de decantação (acho que é assim) a fazer varias "bolhas" na agua.. 24h/dia.... convem ligar a bomba de ar ou o filtro chega?

 

:wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

se não notas os peixes ofegantes durante a noite, em principio não será necessario, mas como uma medida de prevenção é sempre melhor ter a bomba de ar a trabalhar de noite.

 

abraço

 

Eu faço isso. Liguei um relógio à ficha da bomba que só trabalha das 20h às 6h

Cumprimentos aquáticos,

Dinarte Jesus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

se não notas os peixes ofegantes durante a noite, em principio não será necessario, mas como uma medida de prevenção é sempre melhor ter a bomba de ar a trabalhar de noite.

 

abraço

 

com uma pedra difusora?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois... realmente baralhei-me um bocado... E peço desculpa por isso...!

 

É que uma coisa é desligar o CO2 à noite e outra é mantê-lo ligado... no caso de o desligar penso que já não deve compensar introduzir ar, certo pedro?

Cumps,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois... realmente baralhei-me um bocado...  E peço desculpa por isso...!

 

É que uma coisa é desligar o CO2 à noite e outra é mantê-lo ligado... no caso de o desligar penso que já não deve compensar introduzir oxigénio, certo pedro?

Cumps,  

André

 

pois.. mas quem tem co2 caseiro por fermentação não tem maneira de o desligar.....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que não, mas no caso de quem tem CO2 caseiro (como eu) a injecção não pára. Daí tentar anular um pouco o excesso de CO2 não consumido pela noite, bombeando ar novo.

 

tfernandes - Eu uso pedra difusora por um motivo específico. Para as bolhas saírem mais pequenas e não respingar muito o tampo do aquário. Mas presumo que oxigene melhor a água, como as bolhas saem mais pequenas, dissolvem-se melhor na água.

Cumprimentos aquáticos,

Dinarte Jesus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que não, mas no caso de quem tem CO2 caseiro (como eu) a injecção não pára. Daí tentar anular um pouco o excesso de CO2 não consumido pela noite, bombeando ar novo.  

 

tfernandes - Eu uso pedra difusora por um motivo específico. Para as bolhas saírem mais pequenas e não respingar muito o tampo do aquário. Mas presumo que oxigene melhor a água, como as bolhas saem mais pequenas, dissolvem-se melhor na água.

 

vou tratar disso no sabado... comprar uma pedra difusora e coloca-la lá... e ligar a bomba de ar de noite.. o vosso "de noite" é quando a luz está desligada certo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tirem-me esta duvida... eu uso o sistema de fermentaçao e tenho um aqua de 80, ha que use também o mesmo sistema de fermentação para um aqua de 40... a agua do de 40 é em menos quantidade... a libertaçao do co2 é a mesma... quem recebe co2 a mais? o de 40 ou o de 80? :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

no caso de o desligar penso que já não deve compensar introduzir ar, certo pedro?

Olá Mário, um aquário com plantas e sem CO2 à noite pode ser visto como um aquário sem plantas e sem CO2 de dia, são a mesma coisa, neste sentido a pedra difusora nunca será nefasta, pode é dar-se o caso de não chegar a ser necessária.

 

eu uso o sistema de fermentaçao e tenho um aqua de 80, ha que use também o mesmo sistema de fermentação para um aqua de 40... a agua do de 40 é em menos quantidade... a libertaçao do co2 é a mesma... quem recebe co2 a mais? o de 40 ou o de 80?

Há aqui vários factores envolvidos para poder dar uma resposta clara e inequivoca, mas à partida será o de 40, mas não muito mais. A grande diferença prática entre os dois casos será que o de 80 leva mais plantas que consomem mais CO2 e daí ser necessário mais para obter os mesmos resultados práticos.

 

Abraço,

PCB

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais