As cabombas "dormem"?


Caipiro

Recommended Posts

Olá,

si que este fenómeno deve ter a ver com a fotossintese, mas nao deixa de ser interessante. As minhas cabombas de dia estão todas abertas, mas de noite a ponta recolhe toda. Aqui vão umas fotos.

 

Aqui estão elas de dia:

DSC03226-1.jpg

 

E aqui estão elas de noite:

DSC03240.jpg

 

Alguém sabe o porquê deste fenómeno?

Cumprimentos aquáticos,

Dinarte Jesus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, se bem percebi a tua dúvida 8) , quase todas as plantas fazem isso.

 

Se tiveres algum jardim, repara no aspecto das plantas à noite e compara-o com o do dia...

 

A relação com o periodo fotossintetico é evidente, por forma a maximizar a luz recebida.

Nuno Costa

 

yagobal-WIKIbanner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, foi o que eu pensei, nunca tinha reparado nisso e o facto de se notar mais nas cabombas é que me despertou.

Agora vou andar atento ao jardim 8)

 

Obrigado por me tirares a dúvida.

Cumprimentos aquáticos,

Dinarte Jesus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não só "dormem" como têm memória, se tiveres um periodo de iluminação correcto e estável hás-de notar que começam a fechar mesmo antes das luzes apagarem, antecipando a noite que lá vem.

 

Abraço,

PCB

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso é muito engraçado! Vou começar a prestar mais atenção a isso.

Isso deve acontecer com a maioria das plantas, umas mais notórias do que outras, não é?

Cumprimentos aquáticos,

Dinarte Jesus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A relação com o periodo fotossintetico é evidente, por forma a maximizar a luz recebida

É obvio porque é que estão abertas durante o dia, mas não é tão obvio o porquê de se darem ao trabalho de fechar à noite.

 

Abraço,

PCB

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu sempre gostei das cabombas, é uma planta que se lhes proporcionares boas condições, cresce com uma velocidade impressionante. As minhas tinham cerca de 15cm à +/- 1 semana e meia e agora já vão perto dos 40cm, já tenho que as podar porque já estão a chegar acima. Convém colocares na parte de trás do aquário para não te tapar o resto.

 

 

Cumprimentos

Dinarte Jesus

Cumprimentos aquáticos,

Dinarte Jesus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais