Recommended Posts

Publicado

Alguém sabe onde encontrar mangueiras de cor escura, ou mesmo pretas e que não sejam toxicas para se utilizar no aqua ?

Pretendo encontrar mangueiras de de 40mm e 32mm o mais escuras possível.

Um abraço,

Pedro Gomes

Publicado:

Boas,

Eu comprei as minhas numa loja de materiais de construcção para cozinhas, casas de banho e jardins aqui no Algarve, mas presumo que aí em cima haja também.

AS mangueiras que adquiri são pretas.

Publicado:

Tem mesmo que ser mangueiras, não pode ser PVC?

Sem ser da eheim não conheço nenhuma. Podes usar de outras mas convém que tenham aquela marca do garfo e copo. Algumas heliflex têm mas são trasparentes.

Há um tubo excelente para aquários, completamente preto, maleável e resistente ao Ozono :!: que se chama norprene (não confundir com neoprene). É excelente e dura toda a vida... e mais três meses! É muito usado na industria e na medicina, o problema é o preço e encontrá-lo com os diâmetros que necessitas.

Se o objectivo é impedir o crescimento de algas no interior do tubo, podes usar o comum tubo da eheim (não sei se há em 40mm) e forrá-lo por fora com papel de alumínio.

Amplexos,

manklit

Aluga-se este espaço.

• 2 semanas depois...
Publicado:

OK, já encontrei as mangeuiras não tóxicas e já as instalei. Realmente têm o símbolo do garfo e da faca como o Manklit disse. Assim estou descansado.

Atenção,

numa loja daquelas de bricolage muito conhecidas em Lisboa (não deixam dizer o nome aqui) fui informado que as Heliflex, umas totalmente transparentes, não eram tóxicas, mas contactei com ofabricante e a resposta deles foi "Nem pensar utilizar para esses fins!!! Para isso existem mangueiras próprias, não tóxicas".

Ou seja, nunca ir em conversas e verificar se na mangueira está o símbolo mencionado em cima ou a inscrição "Não tóxico", caso contrário pode-se ter dissabores e nunca perceber porquê.

Manklit,

Vou mesmo tapar as mangueiras com folha de alumínio, já tinha pensado nessa hipótese e acho uma boa ideia.

Porquê não utilizar PVC ? bem, até agora qualquer solução inteiramente de PVC era muito barulhenta, e experimentei umas quantas. Para já a melhor solução que encontrei foi a recolha da água com PVC e transporte nas mangueiras para a Sump, o que é bastante silencioso.

Obrigado.

Pedro Gomes

Publicado:

espah tenho aki umas mangueiras q comprei novas no aki transparentes q estou um bocado receoso em utilizar "HP-cristalflex" nao vejo aki nem garfo nem faca..... :D e deita um xeiro um bocado estranho, se calhar vou por isto em agua quente... Alguém ja usou mangueiras desta marca??

Publicado:

Olá.

Sem "copo e garfo" não é aconselhável utilizar. No entanto há dessa marca com esse simbolo.

m a n k l i t

Aluga-se este espaço.