Ajuda na identificação de 2 discus


jkukoc

Recommended Posts

Olá a todos. Gostava que me ajudassem a identificar dois discus. Sei que vai ser dificil até porque as fotos são de telemóvel, mas aqui vão:

 

Discu 1

Pic_9751_5.jpg

 

Pic_9751_6.jpg

 

Pic_9751_27.jpg

 

 

 

Discu 2

Pic_9751_7.jpg

 

Pic_9751_26.jpg

 

 

Eu sei que eles estão um pouco magros, mas é porque estão em fase de recobro... um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Precisam de muito empenho e a recuperação não se parece fácil.

Ao primeiro chama-lhe turquesa vermelho e ao segundo pigeon "qualquer coisa", ainda não dá para ver bem.

Boa sorte.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas dicas. E já agora João, os teus discus estão um espectáculo. Parecem piranhas a comer aquela papa que me disseste para fazer. Pesquisei na net como se fazia e encontrei precisamente a que tu fazes! Parecem piranhas a devorar aquilo!!

 

A recuperação dos outros é que é mais complicado. Não têm tido falta de apetite, nem nada que se pareca, mas não engordam muito. Das duas uma, ou são adeptos de manter a linha ou então tenho que dar mais paparoca...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

fausto, tu não me digas uma coisa dessas!!! Eles tiveram escurecimento de pele, barbatanas desfeitas, aquele algodão no corpo, enfim, tudo. Mas à mais de 1 mês que todos os sintomas desapareceram. O pigeon qualquer coisa até ficou sem barbatanas. Literalmente sem barbatanas! até dava dó olhar para o bicho. Mas não só recuperou as barbatanas todas como está com melhor aspecto e tudo.

 

Em termos de comida, estou a dar uma mistura meio freak, mas que acho que é melhor... eu comprei vários tipos de comida e faço um mix:

-Granulado da sera

- mosquito e artémia liofilizado

- flocos

e depois dou 2x por semana a papa dos discus

 

Como é que posso saber se têm esses parasitas em fase intermédia? há algum sintoma?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ois. Calma. Não estou a dizer que é...mas que têm essa hipotese, têm..

Como sabes, os parasitas intestinais encontram-se sempre nos bichos. Mesmo naqueles a que chama-mos saudáveis. A diferença, é que estes estão 'fortes' o suficiente para os 'controlar', chamemos assim... Esses discus, se passaram por muito, certamente estão muito fracos. MAs se, como disseste, eles continuam a comer, e não engordam, algo se passa. O meu conselho, e porque já não tens muita margem de manoobra (leia-se gordura nos discus) é que forces a alimentação, reforçando as tpas, dando principalmente artemia, granulado e aumenta a papa dos discus para dia sim dia não, e se a agua aguentar, todos os dias.. faz varias refeições por dia, dá um pouco mais de comida que o habitual, mas tem em atenção que a agua vai-se ressentir. Reforça as tpa's e aumenta a oxigenação. Começa a misturar 1 comprimido de flagyl nas refeições, nomeadamente de papa e artemia. Tenta dar dois comprimidos por dia, durante 5 dias.

E retira a larva de mosquito vermelho do cardápio. Sendo um petisco de agua doce, tem boas hipoteses de trazer como brinde...parasitas !

 

VAis ter de investir um pouco mais de tempo, mas vais ver que serás recompensado.

Ao dispor

fausto

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o mosquito vermelho que estou a dar é liofilizado. Será que também dá problemas? é que tudo começou com o congelado!!!!!!! e depois de 4 semanas a dar flagyl e mais não sei quantos remédios consegui salvar 3 e perdi 2 à conta do mosquito. Mas julguei que liofilizado não dava problemas. vou tentar dar mais papas também...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

. Mas julguei que liofilizado não dava problemas. vou tentar dar mais papas também...

 

Não sabemos! mas....como precaução...dá-o ao balde do lixo :evil: .

Se os magricelas comem e não engordam aplica flagyl em TODA a comida durante uns 8 dias.

Desfaz um bocadinho de comprimido, mistura-o na papa, aguarda 15 minutos e zás... :) .

Um abraço.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

vou-me citar no que toca à receita...

 

tudo bem, vai tudo para o lixo! Quanto à receita, há muitas por aqui, mas vou tentar meter a que usei logo à noite ok? um abraço
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como tinha dito, logo à noite vou meter aqui a receita, porque neste momento estou a trabalhar e como é natural, não trago a receita da papa dos discus para o trabalho. Mas prometo que ponho. Mas atenção que a receita não é minha, foi uma de várias que encontrei pela net quando pesquisei....

 

 

vou-me citar no que toca à receita...

 

tudo bem, vai tudo para o lixo! Quanto à receita, há muitas por aqui, mas vou tentar meter a que usei logo à noite ok? um abraço
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como prometido, aqui vão algumas das várias receitas de papas que encontrei. No fim está a que eu usei, que curiosamente, ou não, é a do João...A única diferença é que reduzi para 1/3 todos os valores até porque ao contrário dele, eu não tenho 600 discus! E mesmo assim tenho comida de sobra, portanto atenção...

 

 

Mistura de coração

 

- 50% Coração de boi limpo de gorduras e nervos (coração de peru em alternativa)

- 40% Miolo de camarão e/ou pedaços de peixe (peixe não gordo)

- Gema de ovo

- Alho (de forma continuada, pode contribuir para a eliminação de parasitas intestinais)

- Espinafres e/ou spirulina (cenoura, couve flor, etc...)

- Larva de mosquito

- Vitaminas (pode ser um complemento multivitaminico comprado na farmácia ou Vitazim)

- Comida em flocos de qualquer marca ou gelatina para dar consistência (aconselho mais o uso da gelatina em folha)

 

É uma receita que eu mesmo faço p/ meus peixinhos, recomendo, devido o resultado que obtive... Obs. Dê somente 3x por semana em porções pequenas de manhã e depois sua ração normal mais tarde. Essa porção dura mais ou menos 6 meses dependendo do freezer...

 

 

 

 

Ingredientes:

Procure ingredientes o mais frescos possíveis. Os pesos são dados para os produtos em estado bruto e aproximados. Uma vez limpos e preparados pesarão menos.

100 gramas de coração de boi (picado)

200 gramas de fígado e coração de frango

250 gramas de mexilhões

100 gramas de camarões inteiros mas sem cabeças

50 gramas de espinafre

1 cenouras grande (salientam as cores)

1 gema de ovo(crua)

2 dentes de alho (muito importante, é vermífugo)

2 pílulas de complexo B vitamínico Fharmaton (vitaminas e minerais)

 

Preparação:

Limpe o coração e o fígado, retirando o excesso de gordura e nervos. Coloque os mexilhões em uma panela com pouquíssima água e leve ao fogo baixo. Quando as conchas se abrirem retire os mexilhões e jogue as cascas fora. E descasque o alho. Triture bem todos os ingredientes em um processador de alimentos, deixando com consistência de pasta de dentes. Leve a mistura ao banho maria durante 10 minutos para que fique mais consistente. Coloque um pouco do patê sobre uma folha de alumínio, enrole (deixe com o formato de um salame fino) e congele. A pasta deve permanecer refrigerada ou congelada se vai conservá-la por longo tempo.

 

Uso:

Descongele a quantidade necessária para alimentar os peixes diariamente. Não recongele novamente uma vez descongelado. Congelado, dura aproximadamente 4 meses, dependendo do congelador que tivermos, no freezer, chega a 6 meses.

 

Temos que ser muito cuidadosos na hora de alimentar nossos peixes. Não devem ficar restos no aquário, que se decomporiam rapidamente causando problemas. Pode ser que seus discos a princípio não gostem do patê. Não se preocupe, dê o patê em pequenas quantidades junto com sua comida habitual e em pouco tempo o comerão sem problemas. Uma vez habituados ao novo sabor, ficarão loucos por ele. Poucas semanas depois de começar a alimentar seus peixes com este patê, verá como seu colorido e crescimento são intensificados sensivelmente.

 

 

 

 

Ingredientes:

- 500g de fígado de boi;

- 250g de camarão seco;

- legumes e vegetais variados; ou 1 potinho de comida de bebe;

- 1 maço de espinafre;

- 2 ovos crus inteiros;

- 4 colheres de sopa de leite em pó;

- 6 colheres de sopa de germe de trigo;

- 6 colheres de sopa de farinha de aveia;

- 4 colheres de sopa de óleo de fígado de bacalhau;

- sal a gosto

 

Modo de preparo:

- bater o fígado e bater no liquidificador ;

- vá adicionando item por item ;

- terminado isto, cozinhar a pasta em banho Maria ;

- quando atingir uma consistência adequada desligue e adicione nos potes

 

Você pode adicionar outros ingredientes a seu gosto, ou melhor, de seus peixes (claro que não vai colocar gororobas ). De inicio, você pode fazer em quantidades menores, é só dividir em 1/4.

 

Após feito, separe em bolinhas ou quadradinhos, porque é difícil separar depois de tudo congelado...

 

 

 

 

Ingredientes:

100 g de coração de boi;

100 g de fígado de boi;

100 g de coração de galinha;

4 cenouras com casca;

4 batatas inglesas com casca;

10 folhas de espinafre;

2 ovos crus ( gema e clara );

1 pacote de gelatina;

2 colheres de sopa de Neston;

2 colheres de sopa de Farinha Láctea;

1 colher de sopa de farinha de peixe;

1 colher de sopa de óleo de fígado de bacalhau;

1 colher de sopa de açúcar;

1 colher de sopa de sal;

 

Modo de preparar:

Limpa-se o fígado e os corações de todas as impurezas ( gordura e nervuras ), cortando em pequenos pedaços, leve ao fogo para uma leve fervura de 10 minutos juntamente com os legumes, e após a fervura, liquidifique e passe em uma peneira para retirar os grandes pedaços, deixando a mistura bastante homogénea; logo após leve-a ao fogo novamente, só que desta vez em banho maria por 25 minutos, ou até secar a água existente e tornar um amassa com consistência de patê.

 

Após esta fase, introduza as outros ingredientes ( Farinha Láctea, de peixe, Neston, óleo de fígado, sal e açúcar e os ovos) e um pacote de gelatina, que pode ser com ou sem sabor. A gelatina é o elemento aglutinante, o qual não deixará a mistura se desfazer em contato com a água.

 

Procure misturar tudo muito bem e deixe esfriar para colocar em potes individuais e guardar no congelador.

 

No caso de não ter um dos ingredientes acima especificados, não faz mal, o que não pode deixar faltar é a gelatina, podendo ser substituída por ágar-ágar ou carboxi-metil-celulose. Não precisa ser um mestre cuca para fazer essa receita simples e rápida.

 

 

 

 

Ingredientes:

 

1 kg fígado vitela

1 kg gambas com casca (sem "tampa" da cabeça e ponta rabo)

1 kg filetes pescada

1 kg vegetais/fruta (brócolos, cenoura, banana, alhos, etc.). Os vegetais cozidos.

1/2 kg lulas

1 embalagem Protovit

1 embalagem Vigantol

 

Picadora 1, 2, 3 e já está.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como tinha dito, usei a receita do João Machado, com algumas diferenças... e já agora aproveito para as pôr aqui:

 

Ingredientes:

250 g fígado vitela

250 g gambas com casca (sem "tampa" da cabeça, ponta e rabo)

250 g filetes pescada

250 g vegetais e frutas (50g brócolos, 50g espinafres, 1 cenoura, 1 banana, 2 alhos, etc.). Os vegetais devem estar cozidos.

125 g lulas

1 gema cozida

1 folha de gelatina

1/4 embalagem Protovit

1/4 embalagem Vigantol

 

Picadora 1, 2, 3 e já está.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais