1º Aquario 50l Passou Para 1º Aquario De 104l


lenitita

Recommended Posts

Sou nova nestas andanças, mas posso dizer que qualquer dia a minha casa é um pequeno jardim zoológico. Um cão e um coelho oferecidos pelo meu marido são os animais mais antigos em casa. Agora foi a minha vez de oferecer qualquer coisa ao meu marido.

 

Encontrei uma promoção e aproveitei, comprei-lhe um aquário de 50 litros, que já trazia um filtro motorizado, um termostáto, um produto para a água (tetra aqua safe), um boião de comida da mesma marca e o fundo de aquário. Depois comprámos areão colorido que era o que havia. Como oferta pela compra um peixe laranjinha de água fria, que eu não lhe dava muitas esperanças devido às condições em que se encontrava.

 

Nesse mesmo dia fomos a uma loja de animais e comprámos umas orandas e uns cabeça de leão, uma planta e uma casinha com uma nora.

 

No dia seguinte o meu marido ainda não estava satisfeito e voltámos à loja e trouxe mais uns telecópios e uns peixinhos de um rosa clarinho quase branco, mais umas orandas e um beta rosa, uma bomba de oxigénio para fazer mover a nora da casinha que tinha sido comprada no dia anterior e mais uma planta.

 

Á noite o beta começou a ficar muito parado e acabou por morrer e fui à loja com ele e estamos agora à espera de um casal.

 

Sei que segundo as normas deveriamos ter aguardado umas semanas até colocarmos os peixes mas o meu marido não conseguiu aguentar e eu também não. Depois de tudo ligado e passado umas valentes horas os peixes foram para a sua nova casa e adoram lá estar.

 

O que eu reparei é que embora o termostáto estivesse no minimo (18º), a temperatura da água segundo o termómetro estava a 27º.

 

Após ter falado disso na loja, aconselharam a desligar o termostáto e assim fizemos, mas a temperatura mantém-se nos 27º. Mas os peixes estão bem.

 

Ainda agora começou, mas o meu marido já pensa em ter um aquário grande.

Editado por lenitita

Helena Covas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 55
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Eu sei que o texto é um pouco grande, mas nem um único comentário... :wink:

 

Aqui vai uma pergunta, existe alguma maneira de conseguir baixar a temperatura da água? :lol:

Embora os peixes estejam bem, acho que é uma temperatura muito elavada. :D

Helena Covas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!!

 

Vamos lá por partes:

Se são (espero que o vicio seja partilhado pelos dois) novos neste vicio aconselho algumas coisas:

1º Lêrem os FAQ's de aquariofilia: http://faq.thekrib.com/pt/

2º Pesquisarem neste fórum os tópicos para iniciantes.

3º Tentarem identificar todos os peixes que têm no aquário com o nome cientifico para que seja mais facil dar opiniões (o site Era dos Aquarios, pode dar uma grande ajuda)

4º Neste ponto já vão ter consciência do que fizeram mal, e uma delas foi pecarem no ponto 5

5º TER PACIÊNCIA! Esta é a unica regra que conheço para a aquariofilia (há muitas mais, mas já se sabe que estão em constante mutação, ao contrário desta)

 

Alguns pontos que vos posso dizer que erraram:

1º Não esperar que o Ciclo do azoto se desse... Para tentar aliviar este facto eu aconselhava a adição de produtos com bacterias para colonizar o filtro biologico (ex: Sera Nitrivec)

2º Referes que tens bombas de ar, isso ajuda a aumentar o teor em oxigénio na àgua o que é bom, mas.... e filtro?! Têm alguma filtro? Exterior? Interior? Que potência. Sem filtro esqueçam...

3º Isso são claramente peixes a mais... :wink: enquanto são pequenos ainda và, mas rapidamente vão crescer...

4º Qual o setup completo do aquário?

5º A questão da temperatura estar a 27º não é muito critico. Para a baixar existem um sem numero de maneiras, utiliza a função pesquisa e econtras muitas. Contudo sem aquecedor, a temperatura elevada só pode ter origem em dois casos: ou as lâmpadas estão a aquecer muito (não acredito) ou a divisão da casa tem essa temperatura! Caso se dê a ultima todos os processos para baixar a temperatura terão de ser permanentes. Mas como disse não considero um facto primordial...

 

Espero ter ajudado alguma coisa, mas fornece mais dados para eu poder tentar ser mais preciso.

 

Abraços e boa sorte,

Pedro Pinheiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o aquário já vinha com filtro, é o aquapro 300, julgo eu...mas assim que chegar a casa confirmo...

 

o nome que dei dos peixes é o que lhes chamam na loja, são de água fria, maior parte cor de laranja...

 

eu sei que pecámos em relação ao ciclo do azoto, mas como estamos a pensar alterar os peixes para peixes de água quente para dar ainda mais cor e vida ao aquário, nessa altura então vamos mesmo fazer todos os passinhos para evitar surpresas...

 

a nossa é bastante quente, no verão chegámos a estar com perto de 35º dentro de casa, mesmo com persianas baixas...tivemos que comprar um ar condicionado pois não se aguentava estar na sala, que é onde agora temos o aquário....

 

ele não está em frente a nenhuma janela...

 

e a temperatura dentro da sala de momento deverá estar a rondar os 24/25º...

 

o setup para mim é um pouco complicado de fazer...

mas por agora vou dizer mais ou menos e quando chegar a casa especifico...

 

aquário de 50L

12 peixes - 2 telecópios (peixes pretos de ventre cinza prateado) e o restante é entre orandas e cabeças de leão (peixes ou totalmente laranjas ou laranjas e brancos) e temos um quase branco e um em tons cinza,preto e laranja.

Helena Covas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sou da mesma opinião que o mr.p tens peixes a mais e foste muito apressada, não sei bem qual é a regras mas acho que é 40 l por cada peixe vermelho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem depois quando puderes coloca o setup.

 

O filtro é fraquinho ainda mais para essa quantidade de peixes...

 

Se queres mudar para àgua quente força, lê primeiro o que te aconselhei, martela a nossas cabeças com duvidas concretas (é para isso que aqui estamos) porque realemente 12 peixes de àgua fria (sei a quais te referes) num aquário de 50 litros é insustentável, mas é a primeira vez todos nos fazemos a mesma coisa :lol: Avança para a água quente e vai devolver os peixes à loja...

 

Agora é ter vontade de evoluir, ler muito perguntar ainda mais e qualquer dia queremos fotos disso :D

 

Abraços e mais qualquer duvida...

Pedro Pinheiro

 

PS: Essa temperatura da sala é optima! Diria que se não tiveres muita variação da temperatura podes ter o aquario sem aquecedor, poupa-se alguma coisa na conta da electricidade... :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A temperatura da sala é praticamente a mesma, só no verão é que subiu aos 30 e tal graus.

 

Mudando para peixes de água quente que quantidade de peixes é que posso colocar no aquário?

 

e que tipo de peixes posso colocar??

 

vou ter pelo menos um casal de betas...

Helena Covas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

setup:

 

aquário - Kit Sirius 60 cm ou Kit 520 x 260

 

filtro motorizado aquapor 300L

 

bomba de ar

 

termostato ( encontra-se desligado)

 

peixes - são 12: orandas, cabeça de leão, telescópios, um peixe quase branco e um pintalgado

 

2 plantas

Helena Covas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Vamos então dar sujestões :lol: (gosto desta parte)

Já leste e pesquisas-te como te aconselhei? Antes de avançares mais é INDISPENSÁVEL que o faças...

 

Para já, suponho que não tenhas nenhum teste para a àgua pois não?

Eu aconselhava comprar já os basicos:

pH

dureza (KH e GH)

nitritos

nitratos

amónia

fosfatos

 

Assim que os tiveres (pelo menos pH e dureza) faz uma medição da tua àgua assim ficamos a saber os parametros basicos para te podermos aconselhar os peixes.

Peixes diferentes têm diferentes necessidades em termos de parametros portanto seria estar a dar tiros para o ar...

 

Quanto à quantidade... Depende dos peixes... :idea:

 

Vai também pesquisando no site que te recomendei (Era dos aquários) ou aqui mesmo as espécies de peixes que mais gostas.

 

Abraços e espero noticias tuas :lol:

Pedro Pinheiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado...

 

ontem de noite coloquei mais areão no aquário, pois o que tinha era pouquinho...

 

arrumei melhor as minhas plantinhas , uma que é um pouco alta coloquei no fundo e uma outra que parece a nossa relva de jardim coloquei na frente do aquário e um pouquinho no meio e ao pé de uma das entradas da casinha...

 

depois apliquei aquaclear.

Helena Covas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais noticias...

 

umas boas e umas más...

 

1º as más: mais dois dos meus peixinhos morreram, pelo que agora só tenho 9...e para agravar os meus peixes estão com ictio...(já estão em processo de cura)

 

2º as boas: já comprei mais um aquário, agora de 10L...o seu habitante é um beta lindo, muito azul...

 

A febre do peixe começou e não vai parar, planos para um aquário de 300L já existem...

Helena Covas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Com calma vão treinando no aquario de 50litros até terem alguma noção do que é ter peixes, senão sem querer arrajam um "matadouro" para peixes.

Aí so um fica contente,o "Lojista"a despachar o artigo. :twisted:

Bem vindos a esta maluqueira.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

em relação ao aquário de 300L é ainda um plano, não é para já...

 

depois posso não saber muito, mas procuro saber, e já vi acontecer a pessoas que não sabiam nada terem um belo aquário sem, digamos, experiências...

 

 

peço desculpa mas não perecebi a sua ultima frase...

 

a intenção não é ficar o beta sozinho, queremos meter-lhe companhia mas tem que ser um pequeno cardume...

Helena Covas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a sua resposta foi um pouco seca...dá a sensação de que pensa que apenas os vejo como meros peixes...

 

muito pelo contrário, são animais que considero lindissimos e que devem ser bem tratados...

 

não são os unicos que se encontram cá em casa e como tal são bem tratados como os outros...

Helena Covas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sorry...pelos vistos foi mal interpretado...

 

a intenção é mais tarde o aquário de 50L passar a água quente...mas enquanto tiver os peixes que tenho não pode haver grande diversidade, embora a água esteja a 26º sem o termostato estar ligado...mas agora também estão em fase de cura...

 

o beta, para além de o adorar-mos e ser uma das especies que há muito queriamos, é para tentar fazer criação...

 

a criação de animais aqui em casa está em alta...

Helena Covas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelo que li até agora, vejo que estão com pressa, muita pressa, bastante pressa mesmo, e em aquariofilia a pressa é uma desgraça. Primeiro foi o aquario de 50L, depois foram 12 peixes metidos de enfiada no aquario, e diga-se de passagem que ou não disseram ao dono da loja que aquario tinham e ele limitou-se a vender os peixes, pecando na mesma porque deveria se interessar pela ultima moradia dos peixes que vende e deveria ter perguntado que aquario tinham, ou então é alguém que so quer é vender e nem merece o ar que respira, quanto mais ter lá alguem a comprar-lhe alguma coisa. Depois já vem um aquario de 10L, depois já é um casal de betas, depois vem a ideia dos 300L, agora já vem a da criação, o que tenho a dizer sobre isto em primeiro é calma.

 

Opiniões:

 

1º - Leiam Muito, e façam muitas perguntas, de preferencia daquelas. "estou a pensar fazer isto.. o que acham?.. e não daquelas .. "FIz isto passou-se aquilo, porquÊ?"

 

2º - Querem peixes de água quente ? Devolvam os de água fria na loja e já a contar com o não reembolso dos mesmos. Se vos reembolsarem melhor ainda, se não, vocês (palavra corrigida) já íam com isso na cabeça e custa menos.

 

3º - Termostato a funcionar, se dá erro o funcionamento, comprem outro. Embora a casa seja quente, não tem mal ter um ligado, se a temperatura estiver estável ele nem liga, se baixar um pouco que seja ele mantem, e acaba-se o ictio e cenas dessas. 26º graus sem termostato, se calha em a temperatura baixar um pouco mais adeus peixes de água quente. Não sei se alguem faz isto mas eu pelo menos mantenho os meus aquarios à 16 anos com temperatura de 30º. é muito? os peixes não se queixam, e a luz se falhar ainda tenho uma grande margem de temperatura até chegar a um ponto critico, e no verão quando a temperatura sobe, não sobe mais que 1º ou 2º graus, muito diferente desses 26º que no verão saltam para 31º 32º e são logo 5 ou 6 graus a mais, e lá vem o ictio

 

4º - Filtro externo, não há melhor.

 

5º - Montem o aquario seguindo todas as regras e deixem-no estar sem os peixes 1 mês no minimo, o ciclo do azoto existe mesmo, não é apenas conversa.

 

6º - se não tiverem chance de investir logo nos testes todos da água,.. ao fim de um mês do aqua montado levem um pouco da água do aquario à vossa loja e peçam para fazer os testes à água, qualquer bom vendedor faz-vos os testes sem cobrar nada, pelo menos a loja onde eu vou ele faz.

 

7º - Aí sim, depois de muita leitura e muita pergunta e de 1 mês de aquario a maturar, ciclo do azoto dado, e etc etc começem a introduzir os peixes, mas não comprem logo 340 peixes, tenham calma na escolha e compra dos mesmos. É dificil ter calma? É com ela que demonstramos que realmente encaramos os animais como seres com tanto direito a uma vida agradavel como a nossa, e não como meros peixes que se morrerem compra-se mais.

 

8º 300L ? Façam durar os peixes que comprarem no minimo 6 meses, já para não dizer um ano, e depois desse tempo com eles bem de saude e com muito mais leitura na bagagem, aí sim começem a pensar nos 300L.

 

Espero ter ajudado em alguma coisa

 

Boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem...as pedras começaram a chover....

 

Cometemos um primeiro erro...todos cometemos erros...

 

os 300L é apenas uma ideia em estudo, ninguém disse que era para já nem para daqui a um mês ou dois...

 

e sim nós dissemos a litragem do nosso aquário quando os compramos os peixes...

 

foi numa outra loja que não aquela onde comprámos os peixes, que nos disseram para desligar o termostáto, pois senão o metabolismos dos peixes era acelarado, cresciam mais rápidamente e tinham menor esperança de vida, visto serem peixes de água fria...

 

em relação ao beta, está num aquário de 10L sim, sempre é melhor que os cubos onde se encontram nas lojas, de qualquer forma será algo temporário....

 

ninguém está aqui para matar os peixes, se assim quissesse bastava não tentar curar os outros...nem sequer ter entrado neste forum, e nem sequer estar digamos que a recolher informações e ajudas, junto da maior loja de discus (principalmente) e de outras espécies...

Helena Covas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pedras ? Chover ? ......

Se o que escrevi te tivesse falado pessoalmente não pensavas isso, mas como apenas leste, não me viste a cára nem o tom de voz nem a forma de falar, aceito o comment. (Embora não ache que tenha mandado pedras nenhumas)

 

 

Ps: O termostato so falei no caso dos futuros peixes tropicais.

 

:D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

palavras escritas quando lidas poderão ser traiçoeiras...se interpretei mal, peço desculpas...

 

o que apenas quero dizer que é não estou a levar nada disto na brincadeira...e para isso tenho procurado toda a ajuda possivel...

 

a loja onde comprei os peixes de água fria, não compro lá nem mais um...onde comprei o beta, até posso comprar mais daqui a uns tempos...

 

mas a loja de eleição é mesmo a casa dos discus...pois o sr é impecável os peixes estão muito bem tratados, ele perde tempo conosco a tirar duvidas e a dar algumas ideias, só ontem eu e o meu marido estivemos com ele mais de 1h30 a falar sobre os aquários e as diferentes espécies...o sr é um entendido na coisa...

Helena Covas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não vou fazer criação só com uma femea...segundo indicação do sr da loja dos discus, para fazer criação de betas, deveria pelo menos ter uma 6/7 femeas, pois o macho poderá atacar algumas e até podem acontecer alguns desgostos...

 

e a criação não é para já...primeiro vamos conhecer muito bem os nossos novos companheiros lá de casa...

Helena Covas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.