ph


jonasguindaste

Recommended Posts

boas... :D

estou desanimado...comprei hoje os meus primeiros discos e após cerca de 15 minutos de acondicionamento resolvi po-los no aqua...

parecia que tinham caído numa panela a ferver...

 

terá sido do ph?

eu uso aquele teste visual da sera e achava que o tina acertado para 7.0, mas agora já nem sei

 

resolvi então fazer uma muda de 50% de água a adiccionar um produto para baixar o ph...os botias palhaços que já nadavam de pernas para o ar endireitaram-se e pareciam a recuperar...deixei-os assim...

 

o que me dizem?

 

foi do ph?

 

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ora bem...vamos ver se me lembro de tudo! :D

 

aquário rena 100x30x40

filtro interno de 370l/h + filtro interno de 300l/h

lampada TLD de 25W

aquecedor rena 150W

troncos

rocha vulcânica

co2 em pastilhas...

temp.: 28ºC

ph: 6.5-6.8

 

fauna:

2 corys

1 pleco

8 santa-filomenas

2 barbos tigre

3 guppys

2 botias palhaços (pelos há uma hora atrás tinha...)

 

flora:

Vallisneria americana

Echinodorus angustifolius

Echinodorus parviflorus

Echinodorus schlueteri 'Leopard'

 

e acho que é isto...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o aqua tem um mês e meio.

eu tinha-o constante a 7.0...

 

há verca de 4 dias aquando de uma troca de água adiccionei morena(extracto de turfa) de forma a tentar preparar melhor a água para eles, mas depois aconteceu isto

os botias ainda se aguentam...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

temp???? da agua de onde eles vinham???

O ph que os discus estavam habituados?????

O acondicionamento deve de ser um pouco mais perlongado....

 

Barbos má escolha para ter com discus.....

 

volta a conferir o ph

nitritos????

amónia?????

nitratos???????

phosfatos??????

 

Tudo isto a ter em conta.....

 

Joao

Obrigado

 

Joao Costa

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Huummmmmmmm!

 

Falta de O2.

 

As botias andarem a nadar de barriga para o ar e depois, com a TPA, ficarem boas......... hummm!

 

CO2 a mais e falta oxigénio na água.... cheira-me....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ah! E do PH não foi de certeza! Senão as Botias que nadavam de barriga para cima já não se endireitavam!

 

Outra questão: Não achas que é cedo para pensares em Discus! Vive a aquariofilia..... vocês desanimam porque arriscam demasiado! Experimentem fazer um plantado com viviparos (mais baratos e resistentes). Testem as águas aos elementos tóxicos e, mais uma vez, leiam bastante e quando algo falhar, tentem perceber porquê... nós não vamos adivinhar sem testar a água...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Regra geral o acondicionamento de qualquer peixe deve ser feito durante no minimo 1 hora, com adição de um pouco de agua do aquario a cada 10 min. Nos discus e dependendo da sua idade, pode chegar a 5h o seu acondicionamento(conheço pessoas, que o fazem durante 10h).

Um aquario estavel com pH a 7.0, é uma maravilha para discus. Não precisas de adicionar mais nada, apenas mais agua.

Agora, guppys, barbos e outros que tais é que não combinam lá muito bem com discus....

Quantos discus adicionaste? Para esse aqua nunca mais que dois em estado adulto e sem mais nenhum peixe e com mudas dia sim dia não de 50%. Para discus o minimo deverá ser 200L.

Devias tambem pensar em arranjar um filtro externo de pelo menos 500l/h.

 

Cmprts,

Luis.Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tantas asneiras juntas...

pouca experiência é o que é e matei dois peixes

eu coloquei dois discus, um com 5cm e outro com 7cm

 

eu tenho agora o ph a 6.5:6.8

um teste dá-me 6.8 e o outro 6.5

 

Nitritos e nitratos = 0

CO2 nunca pensei ter a mais pois adicciono uma pastilha de três em três dias

a temperatura está entre os 27,5 a 28 ºC

 

tenho 10horas de iluminação diária

será melhor aumentar para aumentar a produção de oxigénio?

 

ás vezes nós acreditamo-nos no que nos dizem nas lojas e ainda é pior.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o oxigénio é que me está a fazer mais confusão...

tendo eu bastantes plantas estava até a pensar em fazer um sistema DIY de CO2 e afinal pelo que me dizem eu já tenho a mais...

 

de facto as plantas estão a crescer muito bem.

 

mas se calhar é mesmo por esse motivo.

 

digam-me uma coisa.

é normal os corys saltarem de vez em quando?

no início pensei em dificuldade em respirar, mas já os tenho há três semanas e não apresentam nenhum problema.

 

quanto ao filtro externo...infelizmente, não tenho tido muito tempo... :wink: €€€

 

o extrato de turfa (Morena) dá conta do recado?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha o Sera Morena apenas serve para escurecer a água, e para adicionar ácidos Humicos para amaciar a água, isto é , com uma longa utilizaçao de Morena o ph poderá vir a baixar , pouco, mas baixa, pois o morena ao longo do tempo vai reduzindo o gh e o kh, que por sua vez irá baixar um pouco o ph............

 

Corys não saltam foram de água.........

 

Algo está mal.....

Se tens muitas plantas elas de moite produzem co2, fotossintese, e com luz produzem o2, mas a quantidade de co2 produzida durante a noite mais o co2 dos peixes poderá ser muito elevada . O o2 pruduzido pelas plantas pode não ser em concentraçoes suficientes.......

 

Arranja uma bomba de ar com pedra difusora e cria movimento á superficie da água, ajuda a livrares te do co2 e ajudate a introduzir o2.

 

O movimento á superficie é ooptimo para criar as trocas gasosas tão essenciais á sobrevivencia dos bichinhos.......

 

Joao

;)

Obrigado

 

Joao Costa

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É provável que seja falta de O2, nessas situações os discus apresentam um respiração acelerada. Os corydoras andam sempre a subir à superfície, agua pobre em O2.

 

Solução: Compra um filtro interno com difusor de ar ou uma bomba de ar com uma pedra difusora.

 

Para baixar o PH, seria óptimo se comprares um filtro externo e usares “peat granular” - granulado de turfa.

 

Outra solução para o PH, é colocares o granulado de turfa dentro de uma meia de vidro (das senhoras) e introduzires dentro do aqua. Nota: coloca uma pedra dentro da meia para manter o material no fundo.

Eu utilizo este método para preparar a agua para as TPA´s.

Cumps,

 

PG

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu preparo a agua da torneira com aquasafe, e coloco-a dentro de um bidon de 30L durante 24H. Dentro do bidon tenho uma meia de vidro (das senhoras) com turfa. Coloquei uma pedra dentro da meia para manter o material no fundo do bidon :?

Cumps,

 

PG

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

primeiro que tudo queria agradecer os conselhos, porque vocês tinham razão! :D

quem sabe sabe! :?

era de facto o oxigénio pois notei ao fim de poucos minutos uma mudança bastante acentuada no comportamento dos peixes.

 

o problema é o barulho da bomba...há maneira de injectar oxigénio no aquário sem ser assim?

 

a turfa eu coloquei dentro da meia e no filtro por baixo da lã de vidro.

é suficiente?

depois disto quanto tempo devo ter o aquário a maturar até poder pôr discus?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, tens de frequentar um ginásio para ganhar massa muscular para aguentares com o bidon :? LOL . Também podes usar um jarro.

 

Just kidding :D . Eu utilizo uma bomba (JBL 1000L/H) ligado a um tubo com cerca de 1,5m. Coloco a bomba dentro do bidon. :D

 

Já podes introduzir os discus no aqua, convém veres regularmente o PH. A turfa vai escurecer um pouco a agua e gradualmente vai baixando o PH. Tens de fazer TPA´s semanais.

Cumps,

 

PG

Link to comment
Partilhar nas redes sociais