Ajuda...


cmpp2

Recommended Posts

Olá a todos,

 

Eu tenho um aquário de água salgada de 90L que neste momento está "desligado", porque após uma primeira experiência mal conseguida e uma paragem de cerca de 2 meses, decidi voltar a fazer tudo do inicio e mais uma vez passados uns meses tornei a ter problemas. Tinha uma anémona lindissima que de um dia para o outro praticamente desapareceu (incrivel, mas verdade), passados uns dias os dois peixes que tinha morreram, e então desisti... isto foi para aí há um ano.

 

Tenho tudo desligado mas o aquário continua com água e a rocha viva (neste momento já não estará viva, julgo) e o areão de coral.

 

Eu gosto bastante deste tipo de aquários, e gostava de facto de retomar este meu (nosso) hobbie, mas queria faze-lo por forma a que daqui a 3 ou 4 meses esteja a desistir novamente, porque me morre tudo... Daí este meu primeiro post neste forúm. Já me apercebi que de facto percebia muito pouco do assunto. Tinha um kit para agua salgada da JBL e fazia os testes de vez em quando e até aí tudo bem, mas nunca fiz uma troca de água, limitava-me a repor a água que evaporava com água da torneira, e verificar a salinidade.

 

Por tudo isto, e por mais uma série de factores que não vale a pena estar a maçar-vos, gostaria que respondessem a algumas questõesitas, e se quiserem dar-me outros conselhos eu agradeço, uma vez que já gastei tanto dinheiro para ter tudo "morto", que de facto queria fazer uma coisa em condições e correctamente. Aqui estão então as minhas questões:

 

- Aquário de 90L, é suficiente? Já ouvi dizer que é capaz de ser pequeno...

- A rocha e o areão de coral que lá tenho há um ano, ainda estará em condições?

- Já li o artigo do Sr. Rui Almeida, (os meus parabéns, está de facto muito bom) e ele fala do Sump. Diz o que é, mas eu continuo com algumas dúvidas. Alguém pode tentar explicar-me melhor e eventualmente dizer-me onde posso ver umas fotos? Vale a pena ter um no meu aquário?

- Eu sou da zona de Lisboa e comprei todo o meu material na Aquaplante em Benfica, alguém me pode dar mas dicas de outras lojas boas em água salgada, é que é sempre bom ter mais de uma opinião.

- Onde têm o vosso aquário? Eu pergunto isto porque o meu neste momento está no sotão, que é um sitio que não dá jeito nenhum para fazer as trocas de água, nem para echer, nem nada, mas é o único sitio da casa onde não tenho chão flutuante (madeira). Alguém tem o aquário num sitio com madeira flutuante? Se sim, como é que o faz sem molhar o chão todo??? (Provavelmente não faz... :cry: )

 

 

Tenho outras questões mas não quero maçar-vos mais (por agora) espero estar a iniciar um dialogo que me permita aprender umas coisas...

 

Muito obrigado,

 

Um abraço,

 

Carlos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Carlos

 

a primeira coisa que te vou pedir é o Setup completo do teu aquario, ou seja equipamento, rocha, areaõ, descrição de tudo o que tens no aquario.

 

Na altura a anemona deve ter morrido e libertado substancias toxicas que matam tudo o resto no aquario.

 

Será melhor lavares tudo o que tens muito bem.

 

As mudas de agua são uma ajuda precisosa para manter o aquario saudavel. Será aconselhavel a troca de 10% todas as semanas.

 

90 lts chega, mais é sempre melhor. Quanto mais agua tiveres mais estavel serão os paramentros dela.

 

Num aquario tão pequeno, provalvelmente não se justifica a sump. Não te preocupes com isso por agora.

 

Reefdiscos ao pe do marques de pombal e aquamagia em oeiras. 2 exelentes lojas.

 

 

Eu tenho o meu aqua na sala.

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Luis,

 

Antes de mais muito obrigado pela tua resposta.

Vou tentar descrever-te o que tenho:

 

- Aquario de 90L (80C, 30L, 40A)

- Filtro EHEIM 2215

- Escumador interno (não me lembro marca e mod.)

- 1 bomba Powerhead PH802

- Rocha neste momento está toda morta portanto não sei se irei aproveitar alguma.

- O areão é aquele areão de coral (também não te sei dizer mais que isto).

- O meu aquario é daqueles fechado em cima, eu tinha a lampada (não sei carac.) nesse topo de plástico, ficando o aquário apenas com uma pequena abertura na frente (pelo que já li, não é muito correcto, pois não?)

 

Eu estava na disponibilidade de comprar um aquario maior, mas queria aproveitar, pelo menos o Filtro e o escumador. Até onde poderei ir?

 

Tens o teu aquario na sala? Eu também gostava de ter lá o meu, mas o teu chão também é de madeira? Como fazes para não molhares o chão todo?

 

 

Um abraço

 

Carlos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

vamos por partes

 

o que tens no filtro??? Materias filtrantes? Carvão activado??? Normalmente não é utilizado filtro num aquario agua salgada tipo Reef (com rocha viva).

 

A rocha podes sempre aproveitar. Juntas rocha viva e ela vai colonizando a rocha morta. Demora mais um bocado a ciclar, mas sempre se poupa ums €€€€€€.

 

Realmente, não se utiliza tampas num aquario de agua salgada. Como é importante ter uma boa oxigenação da agua, um aquario sem tampa facilita o processo. A iluminação que provalvelmete tinhas não serve para quase nenhums corais. Para manteres uns corais moles e alguns duros menos exigentes aconselho pores, pelo menos uma calha PC´s daquelas que tem os suportes que fixam nas laterais do aquario.

 

Para um aquario maior, talvez seria melhor pensares noutro equipamento. Podes sempre vender o que tens aqui no forum.

 

O meu chão é mosaico e realmente não tenho cuidado nenhum com ele. Molho mesmo todo (a vantagem de viver sozinho é que niguem reclama). Mas á gente aqui com chão de madeira e não molham nada. Tem de se ter mais cuidado.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Pois... se calhar é isso mesmo que vou fazer... Tento vender o que tenho e comprar tudo de origem...

 

Nos ultimos dias tenho devorado este forum e de facto tenho visto coisas fantásticas. :wink:

 

Vou então partir para um novo projecto, mas como quero cometer o menor numero de erros possivel conto com a vossa ajuda para me aconselharem. Entretanto vou continuar a ler...

 

Para começar, tenho que decidir o tamanho do aquário. Aceitam-se sugestões...

Depois sump, ou não?

 

Fico a aguardar conselhos e sugestões

 

Muito obrigado

 

Carlos Prates

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já vi umas coisitas e estou a pensar fazer por medida. Tenho algumas opções:

 

compxlargxalt

140x60x40

140x50x50

120x60x40

 

Dentro destes volumes (mais ou menos) agradeço comentário e/ou outras sugestões.

 

Um abraço

 

Carlos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

para a mesma litragem +- 120x60x60

 

ou então 140x60x50

 

a profundidade é importante para conseguires um bom layout. A altura, é uma questão de gosto. Eu gosto de ver bem os peixes.

 

Já agora, o meu aqua, 180x60x60:

 

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=46055

 

ñeste momento talvez fizesse com 70cm de profundidade.

 

Já agora, com esses tamanhos, a sump é importante. Aconselha-se para esconder o equipamento.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Luis,

 

Já "visitei" o teu aquário. Parabéns está fantástico. Gosto muito, mas mesmo muito do layout. Depois tenho de "cravar" umas dicas para fazer um layout assim. :wink:

 

Obrigado pelas dicas em relação ao tamanho do aquario. Eu estava a escolher medidas com menos altura porque tenho lido por aqui que a altura não pode ser excessiva porque exige mais em termos de iluminação, é assim? De qualquer modo 60cm também não é por aí além...

Depois da tua dica estou virado para 120x60x60.

 

Já agora uma perguntinha em relação ao teu aquario; reparei que tens um fundo escuro, como é que é feito? É alguma pelicula colada?

 

 

Um abraço,

 

Carlos Prates

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Já tenho umas ideias do que pretendo, o que acham deste setup?

 

Aquario 120x60x60

Sump 80x30x40 (cxlxa)

Calha JM220 2x150W HQI + 2x54W T5 Actinias

Circulação PowerHead AP5600x2

Escumador AP600

Bomba aquabee 500

Osmose inversa 4 estágios

Osmoregulador Aquasat Type A

Bomba de reposição AP1200

Reactor Kalkwasser KM500

 

 

Fico a aguardar sugestões e comentários.

 

Um abraço,

 

Carlos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Realmente, não se utiliza tampas num aquario de agua salgada. Como é importante ter uma boa oxigenação da agua, um aquario sem tampa facilita o processo.

 

 

Permite-me discordar um pouco desta afirmação; nos Estados Unidos a maior parte dos aquarios (mais de 80%) são tapados, claro que com bastante caixa de ar e nem por issso deixam de ser oxigenados. Os escumadores não servem só para retirar matéria proteica da agua, também a oxigenam, ou não será esse o caso?

 

Algumas consultas à Reefkeeping online magazine mostram isso também

 

http://www.reefkeeping.com/index.htm

 

Veja-se por exemplo o aquario do mês deste mês

 

http://www.reefkeeping.com/issues/2006-11/.../totm/index.php

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

como podes reparar no aquario do mes da reffkeeping que puzeste o link, o aquario não tem tampa por cima. Tem é depois uma extrutura a tapar as calhas.

 

e sinceramente não conheço nenhum aquario salgado que tenha tampa directamente por cima. Nunca ví, nem nunca li.

 

O escumador oxigena o aquario, mas so por si, não chega. As trocas gasosas á supreficie tambem tem uma grande contribuição para a oxigenação da agua.

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

A maioria dos aquários nos states têm uma "tampa" mas não são fechados. Aquele canopy serve apenas para esconder a iluminação e por vezes têm também respiradouros dos lados.

Relativamente à oxigenação através do escumador, Eric Borneman disse no 2º aniversário do Reefforum que os escumadores apenas oxigenavam de forma activa aquários pequenos e que em aquários grandes a sua contribuição para a oxigenação era desprezável ( não por estas palavras mas o sentido era este ).

O que realmente é importante é a agitação à superfície da água como disse o Luís Rodrigues.

 

António

Aquariofilia marinha é em www.reefforum.net

Propagação de corais é em http://www.coralfrags.org/

Aquariofilia em geral é em www.aquariofilia.net

Link to comment
Partilhar nas redes sociais