duarte36 Publicado Setembro 20, 2006 Publicado Setembro 20, 2006 Caros colegas, Quanto mais penso mais confuso fico Ora vamos lá ver se estou a pensar bem e se alguém me pode ajudar: Para baixar o PH coloco CO2, ora isso vai acumular CO2 na água e os peixes respiram mais depressa, e estão mais stressados, certo? Então colocamos a pedra difusora para movimentar a água e oxigenar mais a água. Então estamos a colocar duas forças opostas, a mais forte ganha certo Neste caso o CO2. Então o CO2 é o ideal para baixar o PH ou será o ácido Cloridrico? Só que se tem de ter muito cuidado com o ácido, queima e se colocado a mais baixa muito rápidamente o PH. :D Mas os peixes habituados a um PH baixo é porque são de zonas de granito e/ou sem cálcário, ou muito chuvosas, logo muita água destilada nos rios. Então o melhor é a água de Osmose, certo Logo tudo o resto é uma adaptação com contra indicações. :D Mas a água de osmose fica muito cara para um aquário grande. Qual a melhor Opção? Desculpem tantas dúvidas! Citar Duarte www.discusmaster.com
Gago Publicado: Setembro 20, 2006 Publicado: Setembro 20, 2006 olha um conselho que me deram aqui e que eu não segui (estou bem arrependido). É que é melhor por peixes proprios para a agua que temos do que manipular a agua em si. De quaquer forma eu optei por controlar o PH da agua com trufa e troncos. Tem o inconvenientezinho de tingir a agua (tipo cor de chá) mas não é nada que o carvão ativado não resolva. Por sua vez o carvão tem o inconveniente de tirar os nutrinentes das plantas. Tás a ver a confusão?? a turfa em principio baixa-te o PH para 6.7 e se não fizeres TPA´s muito abrutalhados este não deve subir assima dos 7.2. O pessoal das solhas (discos) gosta deste metodo. Citar
duarte36 Publicado: Setembro 20, 2006 Autor Publicado: Setembro 20, 2006 Boas Gago, Concordo plenamente, mas se eu quiser utilizar filtros de esponja já não dá! :D É que eu tenho uns "disquitos" e estão bem graças a Deus e muita água como diz o João Machado, só que se eles por ventura se um dia fizerem uma postura, li que os ovos não vingam em PH superior a 6,5. Nem sei se isto é totalmente verdade Citar Duarte www.discusmaster.com
Gago Publicado: Setembro 20, 2006 Publicado: Setembro 20, 2006 o teu filtro é interno ou externo? O meu é externo (tetra EX 700) e também tem esponjas. o que eu fiz foi retirei de um dos cestos as biobolls e coloquei um terço da turfa (fluval) numa meia de senhora juntamente com 2 troncos de videira (comprados numa loja já tratados) com isso o meu PH numa semana e meia baixou de 8 para 6.7. Claro que qundo faço TPA´s este sobe um bocado 7 maximo 7.2 e volta a baixar passado uns dias. Mas na realidade eu não tenho peixes tão exigentes como os discos (diga-se de passagem que também não tenho experiencia suficiente para criar discos) e estas mudanças de PH não fazem grande mossa. Sempre ouvi dizer que o pessoal que cria disco (Ok não são solhas) gosta de manipular o PH com turfa por este ser um processo gradual. É uma questão de de aconcelhares com alguem que tenha discos e viva numa zoma com PH alto Citar
Martouf Publicado: Setembro 21, 2006 Publicado: Setembro 21, 2006 Vamos por partes Para baixar o PH coloco CO2, ora isso vai acumular CO2 na água e os peixes respiram mais depressa, e estão mais stressados, certo? Então colocamos a pedra difusora para movimentar a água e oxigenar mais a água. Então estamos a colocar duas forças opostas, a mais forte ganha certo Neste caso o CO2. É verdade que o CO2 baixa o pH. No entanto, e mantendo a sua concentração dentro dos limites estabelecidos, não é nocivo aos peixes e é util às plantas. Não existe relação directa entre as concentrações de gases dissolvidos (esta discussão já foi feita aqui no forum), resumindo é possivel (e aconselhável) manter as concentrações de CO2 e O2 em limites aceitáveis. Então o CO2 é o ideal para baixar o PH ou será o ácido Cloridrico? Só que se tem de ter muito cuidado com o ácido, queima e se colocado a mais baixa muito rápidamente o PH. O CO2 é mais prático para baixar o pH se possuir um aquário plantado (mata dois coelhos de uma só cajadada). Existem outros métodos para baixar o pH, a adição de ácido cloridrico é apenas um deles. O recurso ao ácido é usual apenas quando os valores são muito afastados. Usualmente recorre-se a ácido bastante diluido para evitar as alterações bruscas. Mas os peixes habituados a um PH baixo é porque são de zonas de granito e/ou sem cálcário, ou muito chuvosas, logo muita água destilada nos rios. É verdade, no entanto convem lembrar que, no caso da maioria das zonas de floresta tropical, mesmo que os leitos dos rios contenham calcário, a matéria vegetal em decomposição e em suspensão na água baixa o pH e a dureza (por isso adicionamos turfa aos filtros) Então o melhor é a água de Osmose, certo Logo tudo o resto é uma adaptação com contra indicações. :D Mas a água de osmose fica muito cara para um aquário grande. Mais uma vez isso é um mito. A água de osmose ou água destilada não deve ser adicionada ao aquário sem outros cuidados. A água de osmose é desprovida de quaisquer sais e minerais, no entanto a fauna e flora dos nossos aquários necessitam desses elementos. A adição de água destilada ou de osmose deve ser diluida em água convencional ou modificada posteriormente com a adição dos minerais necessários (é o caso dos salgados, onde muitos aquarófilos recorrem a água de osmose para posteriormente adicionar sal especifico para salgados). Qual a melhor Opção? Desculpem tantas dúvidas! A melhor opção depende do que pretende. Uma vez que não colocou o setup do seu aquário é dificil aconselhá-lo numa ou noutra direcção. Como já foi referido, é preferivel escolher um setup (fauna e flora) para a água que tem disponivel do que modificar a água. No meu caso num dos meus aquários (o unico em que a água da torneira não me serve sem alteração) uso turfa e adição de CO2 para baixar o pH e a dureza para 6.8 e 6ºdK respectivamente (é um plantado daí a adição de CO2). Espero ter ajudado a esclarecer algumas dúvidas. Citar Temos dois ouvidos e uma boca para ouvirmos mais do que falamos.
duarte36 Publicado: Setembro 21, 2006 Autor Publicado: Setembro 21, 2006 Claro que ajudas-te Martouf e fico grato pela disponibilidade de toda a comunidade, só com a troca e divulgação de informação é que a nossa paixão aumenta e ganha adeptos. Citar Duarte www.discusmaster.com
Recommended Posts