Recommended Posts

Publicado

Olá!

Há uns anos tive um casal destes peixes(Gourami Beijador) com um Peixe Paraíso. Estiveram os 3 durante muitos anos num aquário de 80 litros, e lá morreram. Aconteçe que o casal presenteou-me com uns beijadoresinhos! Que acabaram também por morrer devido a um acidente, aí verifiquei que eles realmente são muito sensíveis a variações de temperatura. Quanto ao resto notei que eram peixes muito resistentes.

Li que a criação destes peixes é difícil. Então eu fiz-me perguntas que agora vos faço a vocês:

Como é possível que tenham nasçido comigo peixes díficeis de criar se não tive nunca cuidados com eles, nem tão pouco tinha algum tipo de conheçimentos?

Se alguém me perguntar o que fiz, mesmo que involuntariamente, eu respondo que tinha o aqua com um pH sempre superior a 7.1, e que fazia mudanças de água parciais muito raramente. :D

Agora digam-me vocês como aconteçeu tal fenómeno....

Cumprimentos,

Ricardo.

Publicado:

Boas

Acontece que por vezes, quando a gente menos espera as coisas boas acontecem. Por exemplo, comigo tive um casal de Aplocheilus lineatus, no ínicio eles lá se tentavam reproduzir, mas tinha a ver com o facto de terem sido extremamente bem alimentados pelo anterior dono dos mesmos. Lá se passaram uns meses sem actividade reprodutiva, e mais tarde voltaram a tê-la assim sem mais nem menos.

Li numa revista um pouco antiga (para nós os dois é, é da década de 90)a Acqualife, e na edição número 15 (acho eu) fala lá do chamado aquário ecológico: um tipo de aquário em que sem qualquer tipo de intervenção humana excessiva o que acontece na natureza acontece no aquário.

Li também , no livro "Criação de peixes de aquário" de Ines Scheurmann, colecção Habitat, que pelas caracteristicas da água em que estes peixes devem ser criados parece-me que não são tão exigentes quanto isso; ora vejamos:

pH: entre 6,5 e 7,5

ºdGH: entre 5 e 10

Temperatura: entre 25 e 30ºC

O que refere em especial é o tipo de alimentação, dando uma maior importancia aos alimentos de origem vegetal, sendo que até refere que estes peixes desovam no aquário de manutenção (ou seja no aquário onde são normalmente mantidos).

Desculpa lá o testamento e aquela introdução do livro à Marcelo Robelo de Sousa :twisted::twisted::(

Espero ter ajudado :D

Cumps