Lago de 2 x 2 x 0,5 metros


Recommended Posts

Olá!

No terraço de minha casa tenho um lago com 2 metros de comprimento por 2 metros de largura com meio metro de altura ( em forma de L, ou seja, não forma um quadrado).

Tenho muitos peixes vermelhos alguns troncos e algumas pedras. De momento n tenho plantas, mas já tive umas parecidas com nenúfares k acabei por tirar e pôr num vaso com terra (sempre cheio de água até cima) onde crescem muito bem e até dão flor.

 

O único problema é k apesar de fazer trocas parciais de água no lago, a água teima em ficar verde :lol:!

Eu n tenho nenhum motor nem bomba de água. Uma dúvida k tenho e k precisava k alguém com experiência me ajudasse a resolver, é se devo usar bomba ou mesmo uma sump e se isso pode resolver o problema da água verde/ turva, k me impossibilita de observar os peixes :?!

 

Apesar do "nevoerio aquático" os peixes estão excelentes e crescem k se fartam e até já se reproduziram no lago!!!

 

Agradeço os vossos conselhos e dicas para melhorar o meu lago.

Vou colocar fotos dele em breve aki no fórum.

Pedro Cruz (APC87)

Pic_4001_29.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Sim, podes usar uma bomba propria p lagos ou entao fazer tu proprio uma especie de sump q ajudará a fazer circulação de aguas.

 

 

Convinha também q começasses a pensar em colocar plantas ajudará na limpeza do lago alem dos peixes irem adorar e agradecer.

 

DiDi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu recomendava a usar um filto biológico+filtração UV. Este tipo de filtro que con tém os dois tipos de filtração para o teu lago fica +- em 200 €.

 

A filtração uv ajuda a matar as "algas".

____________________________

Cumprimentos,

 

Enigma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na minha opinião a sump não te vai resolver o problema da agua verde tão eficazmente como o filtro que te falei.

Todavia se já tiveres material para fazer uma sump podes sempre experimentar.

 

Boa Sorte!!! :oops:

____________________________

Cumprimentos,

 

Enigma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

o meu conselho para manteres a água limpa é usar muitas plantas nem que sejam só futuantes, embora estas te vão dificultar ver os peixes.

 

Podes usar Myriophyllum aquaticum, Ceratophyllum demmersum, egeria densa.

podes ainda tentar outras plantas que existem nos nossos aquários :lol: desde que a passagem de água aquecida para fria seja progressiva, basta que tires um balde com água do aquário, ponhas lá as plantas e deixes o balde À temperatura ambiente até a água ficar também à temperatura ambiente :)

 

Mas mais impotante é usares seres que eliminem as algas e micro-algas directamente da água, tais como daphnias, cyclops e outros. tens a vantagem que quando estes estão já grandinhos servem de comida para os peixes :)

Estes vivem bem nas águas portuguesas e comem micro-algas eliminando assim o verde da água :)

 

pode ainda usar camarões filtradores (também conhecidos como camarões radar) para te filtrarem a água, mas ai tens que ter cuidado para os peixes não os comerem :)

 

para as conseuires basta que encontres uma lago onde estes serem já existam, e recolhe-los de lá, ou então acho que o Domingos vende dapnhias :) passe a publicidade :)

 

pelo que pude observar na foto tens um problema com os detritos produzidos pelos peixes...

acho que só resolves isso com um substracto e plantas, ou entao TPA's e aspirações todas as semanas :oops:

Pesquisem antes de perguntar!

Fish are friends, not foöd Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado pelas vossas dicas!

Gostei especialmente da ideia das dáfnias, kem tiver para vender por favor mande-me uma mp k eu fico mt agradecido!

Relativamente às plantas, já colokei umas elódeas e a outra planta flutuante k tinha num vaso... vamos ver se se safam. Já agora... será k cabomba tb se safa bem no lago??? É k nestes últimos dias a temperatura da água n deve andar mt longe dos 0ºC!!!! ... por isso n sei se a estadia num balde, no trajecto entre o aqua com água a 28ºC e o lago, seja suficiente, mas depois farei o relatório para o pessoal k muito me tem ajudado!

Um abraço e mais uma vez obrigado!

Pedro Cruz (APC87)

Pic_4001_29.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

0 graus é muito baixo para as cabombas.

Mesmo para os peixes isso é muito baixo

por isso é que os lagos de jardim sao construidos com uma profundidade de cerca de 1 metro no centro, de modo a que a temperatura no fundo do lago seja positiva.

 

eu nao arriscava mudar as plantas agora, é melhor esperar pelo verao ou pelo menos pela primavera par fazer a mudanca das plantas.

 

Quanto às daphnias tambem nao tenho a certeza que vivam a temperaturas tao baixas. penso que o minimo sao 5 graus. a partir dai naos ei se aguentam.

o que podes fazer é por uma plastico a proteger o lago, para fazer tipo estufa, e controlar a temperatura.

Pesquisem antes de perguntar!

Fish are friends, not foöd Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas põe bastantes plantas no tanque , não dês comida aos peixes

nesta altura pois a estas temperaturas eles pouco ou nada comem .

se o tanque tiver muitas plantas não vais precisar de filtro.As plantas

ou pões substrato ou vasos o que não aconselho ,pois vais ter de aspirar

o fundo.se não quiseres por plantas a sump não vai tirar a agua verde.

No mestremako há filtros uv 50euros mais o filtro que não me lembro opreço.

Eu faço amanutenção dos lagos de uma amiga e eu nenhum deles tenho

filtros ou bombas so plantas,muittas! Uma praga que eu tenho é o (J a c i n t o de Água)[b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] mas não deve viver ai no norte. ::twisted::twisted::twisted:

    zix

    ----------

     

    vivendo aprender

    Link to comment
    Partilhar nas redes sociais

    axo k podias alterar um pouco a decoração do lago que axas? :P

    Primeiro a começar por dentro... axo que se "forrasses" o chão somente com pedras... podiam ser pequens de maneira a não ocupar muito a pouca altura que o lago apresenta, mas boa porque assim se torna melhor a visiblidade dos peixes... colocasses também certas partes com areão de rio, um tronco ou dois com alguns nenufares, colocasses muitas mais plantas, rochas com esconderijos. quero salientar que a porção do areao era bom que fosse claro para que quando passa-se la um peixito fizesse um grande contraste.

    podias colocar em certas partes aquela especie de musgo de java que se encontra em rios, lagos etc de agua doce... também umas elodeas nao faziam mal nenhum.. os resto das plantas seia a tua escolha mas com algumas de maneira a que olhares para lá somente visses as plantas o fundo rochoso e em certas partes arenoso e os peixes... nada de ver os azuleijos...

    Passando aos azuleijos... acho que essa parte de fora... hm... ;) não me parece lá muito boa tu queres um lago e não uma piscia ou tanque para peixes... com esta decoração que indiquei para dentro deste os peixes sentiam-se a vontade melhor do que certeza o que se sentem agora...

    só que acho que para o ser humando o contraste seria grande e desagradavel, por dentro todo o azuleijo tapado sim porque a volta taparias a parede até ca acima... e por fora poderias fazer um pouco o mesmo no lugar dos azuleijos colocavas pedras.. daquela forma mais facilo ate nem ficavam feias.. asim pedras bem rochosas que se encontram nas parias e isso.. para este caso o calcario nao faria mal aos peixes trantando-se da parte d fora do lago... assum substituias os azuleijos e punhas estas pedras... emk relação à agua verde nao posso ajudar... mas de certeza que mais umas plantas ajudariam...

     

    Bom apenas uma sugestão/opinião que eu estou a dizer do teu lago... HA ia-me esquecendo claro sobe um pouco o nivel da agua que tens na foto... nao sei se ja subiste ou nao...

     

    Isto apenas foi umas sugestão apesar de que assim o lago nao ficaria feio mas para os peixes seria um pouco estranho...

     

    Mas como o lago é teu e o gosto é teu... fica a tua conta... apenas acho que a decoração que referi fazia desse lago mais lago do qeu está agora...

     

    Uma abraço aquático

     

    Pedro Almeida

     

    ;)

    Posted Image

     

    Um abraço

    Pedro Almeida

    Link to comment
    Partilhar nas redes sociais