Aquário e filtro novo preciso da vc/ ajuda!


spranto

Recommended Posts

Caros Amigos,

 

Aqui à uns meses comprei uma taça (15l) para me iniciar neste mundo de aquariofilia. Cá em casa tds acharam uma grande piada até q recentemente fiz anos e ofereceram-me um aquário de gente grande.

 

O aquário que me ofereceram foi o da promoção do Carrefour, ou seja o de 100cm da Aquapor (120l) bem como um excelente filtro Fluval 105. Agora e antes de começar por fazer alguma coisa deparo-me com vários problemas para os quais peço a vc/ ajuda:

 

1) Não tenho móvel e este é para ficar integrado com a decoração da sala. Conhecem alguém algum sítio que faça isto por encomenda? Há catálogos pelos quais se possa escolher?

 

2) Não traz iluminação. Já li aqui pelo forém que os reflectores starpor são fraquinhos. Há outras solução estéticamente aceitáveis para este aquário?

 

3) Caso a solução do reflector starpor seja a única, o filtro externo passará entre o reflector a parte de trás do aquário?

 

Agradeço a todos pelas sugestões que me possam dar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Completa o teu perfil e põe um anuncio na parte da "procura" para te ajudarem no movel.O filtro apesar de fluval e externo não é tanto potente como isso pois é até aquarios de 100 litros.Tens que ter calma com a fauna e ecolher peixes que não sujem muito.Quanto à calha depende de quanto queres gastar e se queres uma coisa bonita esteticamente ou meramente funcional.Tens lojas online aqui no forum que podes contactar para te ajudarem na escolha da calha ou fazer um upgrade à tua starpor que apesar de funcional não vai ficar tão bonito esteticamente.Agora a decisão é tua uma calha bonita e cara ou uma barata e feia :wink: Uma lifetech para 1 metro deve andar à volta de 150 euros ou mais mas tens umas que custam respectivamente 52 e 76 euros e apesar de serem estecticamente parecidas tem só metade(ou menos) da potencia de uma lifetech mas ambas com mais que uma starpor e com lampadas a meu ver melhores:

 

http://www.animalife.com.pt/product_info.p...products_id=343

 

 

http://www.animalife.com.pt/product_info.p...products_id=424

 

Tens perspectivas da flora que queres manter?Fala-nos do que pretendes para te poderem ajudar...

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Comprei um aquário igual ao teu e comprei a iluminação referente a esse aqua da starpor 30w que me custou 45E.Penso que em relação á iluminação isso seja um pouco subjectivo visto eu n ter tido problemas até á data mas isso depende da tua necessidade de muita ou pouca luz.No meu caso tenho só duas plantas que crescem muito bem só com 30w de luz.Convém é deixar a luz ligada entre 10 a 12 horas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais obrigado pela resposta. Percebi que mesmo para este aqua o filtro que tenho é relativamente fraco. É q o aqua tem 120l brutos e pensei q dps de por substrato+areão+plantas o volume líquido ficasse à volta dos 100l. Devo então fazer o upgrade para o modelo superior?

 

Quanto à flora e fauna é melhor começar por dizer q tipos de peixe gosto mais e então pensava em ter os seguintes:

 

1) Peixes de pequeno/médio porte vários tipos de tetra's, neons, serpae, santa filomena, etc

2) Peixes de "grande" dois ou três do tamanho semelhante aos discus

 

Quanto à flora é que sinceramente não faço a mínima ideia do que poderá ser compatível com esta fauna.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto aos móveis se puderes dá um salto á gare do oriente.Existe lá uma loja ao pé da entrada do metro,onde podes comprar móveis por catálogo.Comprei lá um que me custou 125E e que acho excelente pois podes esconder o filtro externo.Quanto á capacidade do aqua nunca vais encher com 120l pq quando puseres o areão vai te retirar volume ao mesmo indo parar nuns 90 a 95l.Não te esqueças de comprar cerca de 25k de areão pq se quiseres ter plantas convem teres uma boa altura de areão para puderes enraizá-las bem.

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Percebi que mesmo para este aqua o filtro que tenho é relativamente fraco. É que (palavra corrigida) o aqua tem 120l brutos e pensei que (palavra corrigida) depois (palavra corrigida) de por substrato+areão+plantas o volume líquido ficasse à volta dos 100l. Devo então fazer o upgrade para o modelo superior?

Não me parece necessário. Esse filtro faz 480L/h o que já dá relativamente bem para um aquário da dimensão do teu.

Se fosse o fluval 104 que só faz 330L/h dizia-te para mudares, mas esse não me parece que seja necessário.

 

Claro que vai depender do tipo e quantidade de fauna que vais colocar no aquário. Já vi que queres peixes de médio porte em cardume e 2 ou 3 de porte maior. Diria para ires vendo o filtro e a qualidade da água. Se notares que a água tem muito material em suspenção então é capaz de ser melhor trocar o filtro.

 

Se puderes trocar agora o filtro , pagando apenas a diferença para um 205 e assumindo que a diferença não seja abissal então troca para um 205. Terás depois de lhe diminuir o débito mas já ficas com filtro para um upgrade futuro ao aquário.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas respostas que me estão a dar. São uma grande ajuda! Já perguntei noutro lado aqui no fórum mas pergunto aqui outra vez:

 

Para usar a iluminação do tipo calha posso manter os vidros que tapam a superfície do aquário?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estás a falar da tampa Magnum PRO? Também já pensei nessa solução, mas tenho o problema das mangueiras do filtro externo... Ou será que sem inventar fazendo-as passar pelo orifício do filtro biológico dará?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.