Rotala moribunda


Ricardo Diogo

Recommended Posts

Tenho uma rotala que está em muito mau estado.

 

Estão sempre a cair folhas...

 

Eu gostava de saber se posso arrancar TODAS as folhas e replantar só o caule. A planta morre ou consegue fazer folhas novas?

 

 

 

Obrigado de antemão

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora bem:

 

Tem CO2 injectado à +/- 5 horas, caseiro

 

PH a 7,5

 

Foi comprada na 2ª feira, a um membro do forum. Estava +/- mas agora está mesmo mal... Caem folhas a cada minuto. Ficaram amarelas e depois cairam. Fertilizo com Sera Floridepot. Tenho substracto fertil tambem da Sera.

 

Mais qualquer coisa estou aqui para dizer!

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Temperatura, neste verão tem andado entre os 30 e os 32 graus...

 

 

Iluminação: 36x 2 lampadas + calhas reflectoras, o que segundo o pessoal da loja duplica a iluminação porque a luz que vai "para cima" é reflectida para baixo e aproveitada pelas plantas...

Logo, 36x4=144 Watts

 

 

Aqua de 101x40x50

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

antes de mais nada, não é por teres um reflectôr que passas a ter o dobro da potência luminosa disponível, por isso, basicamente tens 72 watts de luz para um aquário de 200 litros, o que é insuficiente para as rotalas, mas creio que o teu maiôr problema é mesmo a temperatura, que é demasiado elevada para essas plantas.

Álias, essa temperatura é demasiado elevada para quase tudo. Mais uns graus e ficas com um caldinho de peixe :)

 

Em relação ao CO2, com uma iluminação tão baixa ele é praticamente ineficaz e, não sendo absorvido, vai-te alterar muito os parâmetros da água.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O problema que surge é que não há maneira de aumentar a potencia de luz, porque tenho 2 calhas e o meu aqua é fechado. Ou melhor, se há, não sei como fazer...

 

Já procurei lâmpadas de 93 cm. de potência maior, mas disseram-me que isso não existe, que a potencia está relacionada directamente com o tamanho. Lampadas de 93cm. = 36 W

 

já pensei em fazer uma calha nova, mas tinha de ser tão perfeita que encaixasse perfeitamente no topo do aquario.

 

Sugestões aceitam-se...

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já pensaste em fazer uma calha com lâmpadas PC ? São mais pequenas e bastante potentes. Ou então optas por deixar o aquário aberto e colocas uma ou duas calhas por cima de forma a teres mais luz.

Mas independentemente do factôr luz, tens que tratar de baixar urgentemente a temperatura da água para, pelo menos, os 26/27º (presumo que não tenhas discus).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estava assim:

 

 

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=47005

 

 

Tá lá o setup

 

Agora está mais plantado

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas no fundo a minha questão não era acerca das condições para a planta. era saber se, tirando TODAS as folhas do caule, elas voltam a nascer?

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Temperatura, neste verão tem andado entre os 30 e os 32 graus...

 

tá ai problema!

 

já pensei em fazer uma calha nova, mas tinha de ser tão perfeita que encaixasse perfeitamente no topo do aquario.

 

isso faz-se muito bem, eu já fiz algumas. quanto a encaixar prefeitamente no aqua, nada que uma fita metrica não resolva :roll:

 

Mas no fundo a minha questão não era acerca das condições para a planta. era saber se, tirando TODAS as folhas do caule, elas voltam a nascer?

 

se lhe deres as mesmas condições que deste ate agora é obvio que não, mas se a poseres nas codições que ela nessesita temp, luz, tens algumas ipoteses de a safar

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais