doença dos chromis


ssmile

Recommended Posts

Boa Noite,

 

Gostaria de saber se existe algum tratamento para uma doença que os chromis costumam ter, na qual começam a ficar com as escamas levantadas ficando tipo "carne viva"

ja me morreram 5 de cada vez, e agora tenho mais 3 com a mesma caracteristica

 

Alguem me pode dar uma ajuda

 

Obrigado

ssmile :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

... fungos(acho eu).

mete-os a cobre numa concentração de 0.3 até aos sintomas desaparecerem, e após o término da doênça conta mais 8 dias até os tirares do cobre,

MAS METE NUM AQUÁRIO À PARTE=AQUÁRIO DE QUARENTENA

Quase todas as doênças de água salgada tratam-se com cobre.

Não esqueças que depois de meteres o cobre na água tens de esperar 30min. para que o mesmo se dilua todo na água e antes de meteres os peixes e medires os valores do cobre com um teste(o da JBL é fixe).

 

Mais alguém tem sugestões?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva

Antes de mais tenta colocar os post no forúm correcto, neste caso nas doenças de água salgada.

Esta doença que afecta as chromis é a mesma que afecta os palhaços e é provocada por um protozoário ,a Brokinella A Brokynella provoca ulceras que fazem levantar as escamas . É uma doença associada a stress provocado por transporte , má qualidade da água , baixas concentrações de O2 dissolvido e alcalinidade baixa .O uníco tratamento que pode funcionar são banhos de água doce e formalina (2.5 ml por 100 lt , num aquário à parte ), mas o tratamento tem que ser administrado logo quando aparecem os primeitos sintomas.

Cump.

Rui Ferreira de Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Mestre.

 

É sempre bom ouvir a opinião de um Dr. certo! :lol:

 

Já agora se tiver tempo podia explicar-nos com se faz e prepara o banho de formalina?

... no caso de saber de alguém com esse problema e poder ajudar.

Já viu que eu já estava a dizer que eram fungos(mas queria ter dito bactérias, enganei-me), e estava a aconselhar mal o ssmile :?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Nuno

Os Mestres investigam e escrevem livros . Eu limito-me a ler e a experimentar e tenho a sorte de ter muitos peixes e acesso a medicamentos. O Dr fica para os cães e gatos ,porque aqui na aquariofilia todos aprendemos da mesma forma , a ouvir,a estudar e com os erros .

 

Banhos de água doce : colocar num saco de plástico grande água de osmose e revirar o bordo do saco de modo a que ele flutue no aquário , para igualar a temperatura; colocar a quantidade de buffer ou bicarbonato necessária para igualar a dureza à da água do aquário, medindo com teste.Colocar o peixe durante 5 minutos observando a sua reacção .Se entrar em choque ,tocar com o dedo e se continuar incordenado repo-lo imediatamente no aquário. No fim deitar sempre fora a água do saco,porque os parasitas soltam-se do peixe para a água do saco.

Banho rápido de formalina - colocar 2,5 ml de formalina por 10 litros de água do aquário num balde . colocar uma pedra difusora e deixar o peixe durante 1/2 hora

Banho prolongado em aquário de quarentena - 2,5 ml de formalina por 100 lt de água .

 

Os banhos rápidos e os banhos de água doce devem ser diários.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

colocar o peixe directamente na água de osmose doce com a mesma alcalinidade mas sem salinidade é isso? Quanto à formalina achei simples.

O complicado será arranjar essa solução não? estaremos a falar de formol é isso?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais