Guppy novo morre em 24h !!


André Allen

Recommended Posts

Boas...

 

Adquiri na passada segunda-feira um casal de guppies e uma platy numa loja.

 

Ao chegar a casa, fiz a aclimatação de temperatura, durante cerca de 30 mins, e em seguida a do ph, por mais cerca de 30 mins...

 

Coloquei os três sózinhos num aqua de 30 litros de quarentena, dei de comer e coloquei termostato para 28 ºC.

 

Todos estavam bem e mostravam boa saúde.

 

No dia seguinte de manhã, ao dar de comer, o guppy macho já não quis comer, mas nadava tranquilo e cortejava a fêmea.

 

Ao final do dia, o cenário era o mesmo, dei de comer e o guppy nada.

Mantive-me de olho no aqua, e quando reparo o guppy já andava de barriga para o ar e ao sabor da corrente (do filtro) !!

 

Tirei-o imediatamente do aqua, coloquei-o num recipiente de 1 litro e adicionei cerca de 20% de água mineral.

Continuou a nadar por arranques, de barriga para o ar, completamente sem controlo.

Resolvi adicionar um medicamento à base de azul de metileno, afinal neste ponto de desespero, mal não podia fazer....

 

Não durou mais 5 mins.... :D

 

Hoje de manhã, controlei as minhas meninas (guppy e platy), estavam fantásticas ! :D

 

Peço-vos é o favor de me ajudarem a compreender o que é que eu fiz de mal que me fez perder um puto, por forma a não tornar a acontecer !!!

 

Obrigado a todos, pois todas as dicas são bem vindas !!

Mega abração,
ALLEN

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Visto eu já ter dado outra vez a volta aos livros à procura de uma explicação (que não encontro) a minha conclusão é essa - comprei um peixe doente !!

 

Mas como eu posso não estar a ver o filme todo, pergunto-vos a voçês o que acham ?! :D

Mega abração,
ALLEN

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro André

 

Receio que o diagnostico mais correcto será tu teres comprado o bichinho já sem grande saude.

No entanto factores como mudança de habitat tanbem podem ter alguma influencia no obito que sucedeu no teu aquario.

Á partida o teu procedimento foi o correcto, mas nos nao controlamos todos os factores, assim o meu conselho é partires para outra e aprender com todos os erros que certamente iras cometer

 

Abraço e boa sorte. Não te esqueças de nos ires contando sobre o teu progresso.

 

Ps- Já agora dá uma espreitadela, pode ser que ajude

 

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=47945

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há uma outra hipotese (já me aconteceu) no transporte de loja casa (de carro) esqueci-me que tinha o bicho travei e o bicho levantou voo contra o tablier (tive sorte esta vivo e é o meu guppy mais bonito hehehe mas o mesmo n acontece com outro (noutra vez) que acabou por morrer este é o problema de n me lembrar que levo bichinhos (muito sensiveis) no carro e depois por inconsciencia talvez não lhe meti o cinto de segurança lolol abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bferna24 - Parece que a conclusão a tirar é essa, o "puto" já vinha constipado !!

Vou passar na loja e ver como é, mas não tenho esperança nenhuma, claro que a culpa há-de ser minha !! :oops:

 

Quanto ao link, obrigado, mas já o tinha lido e está muito bom !!

Parabéns !!! :wink:

 

tau - :lol: essa está boa !!! - É o perigo de andar de carro sem cinto !! Depois saem umas cabeçadas no tablier.

Mas não foi o meu caso, preparei tudo para não ter problemas. Resumindo, fui buscar os animais e fui directo para casa, onde comecei todo o procedimento que já descrevi !!!

 

Obrigado a todos pelas respostas !

Mega abração,
ALLEN

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Acrescentando a tudo o que já foi dito, por vezes nem é preciso o peixe já vir doente para acontecer uma morte deste genero.

Por vezes só o facto de mudar de agua já é suficiente..... existem muitos factores na agua que não controlamos e ha peixes mais sensiveis do que outros tal como os seres humanos.

 

Eu aconselhava-te a não comprares mais machos e criares os alevins que conseguires com os partos que as meninas vão ter pois seguramente já terão sido inseminadas...

 

Salvador

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Salvador !

 

Agradeço o conselho, já andava a pensar nisso, pois realmente a guppy que adquiri está gravida !!

Vieste reforçar a minha ideia e vou fazer assim !!

 

Muchas gracias ! :wink:

Mega abração,
ALLEN

Link to comment
Partilhar nas redes sociais