Joaoavo Publicado Agosto 24, 2006 Publicado Agosto 24, 2006 O que é melhor para um aquário de 70-80L: um projector HQI 70W, 2x36 W PC ou 4x20 W T4? Queria saber a opinião de quem tenha experimentado estes tipos de iluminação. Sei que as T4 têm a desvantagem de terem pouco tempo de vida. Já o mesmo não sei em relação aos outros tipos de iluminação. Se me puderem dar umas dicas... Obrigado João AvóO meu blog - Naturescaping
Luís Fortunato Publicado: Agosto 24, 2006 Publicado: Agosto 24, 2006 Olá. João, eu creio que tens de jogar com alguns factores. Design... se reparares, com a HQI vais ter de ter um foco ligeiramente afastado do aquário, o que à vista pode não parecer tão bonito. Facilidade em encontrar lâmpadas. Aqui, salvo erro, as PC ganham às outras duas. Número de lâmpadas. Um maior número de lâmpadas permite-te utilizar/jogar melhor com os espectros que podes utilizar. Eu creio que 72 watts de PC, ou mesmo 110, é o melhor que podes usar. Tens é de tomar atenção ao comprimento do aquário vs. comprimento das lâmpadas. As lâmpadas de 36 watts PC são ideais para aquários de 50 cm. Cumprimentos Luís Fortunato PS: Nem falei no factor custo... aí acho que as PC ganham às milhas... Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Recommended Posts