Filiramoa Publicado Agosto 21, 2006 Publicado Agosto 21, 2006 o que é ou certo a dureza da agua e como se mede... quando montei meu aquari o dono da loja nao me disse nada acerca da dureza!!! Citar «««««Filiramoa»»»»» Os Meus Aquarios: * ..::Eleanor::.. Os Meus DIY: * Aquario 100*50*50(250L) * Filtro Interno * Calha DIY * Filtro U.V.
mr.p Publicado: Agosto 21, 2006 Publicado: Agosto 21, 2006 Boas, Aconselho a leitura cuidada: http://fins.actwin.com/mirror/pt/begin-chem.html Assim como todo esse site! Ele é a base de um entendimento mais profundo de aquáriofilia uando montei meu aquari o dono da loja não (palavra corrigida) me disse nada acerca da dureza!!! Não te podes basear apenas no que o logista diz, em alguns casos eles não são de todo os melhores conselheiros! Pesquisa e lê muito... Abraços, Pedro Pinheiro Citar
Sérgio Moreira Publicado: Agosto 21, 2006 Publicado: Agosto 21, 2006 Subscrevo a recomendação do Pedro Pinheiro! o que é ou certo a dureza da agua e como se mede... Basicamente, a dureza é reconhecida na "giria aquariofilista" como a capacidade de tampão, ou seja, a capacidade da àgua em manter um determinado pH de forma estável, sem variações, pelo menos bruscas. A dureza e o pH estão intimamente relacionados, sendo que uma dureza elevada está normalmente associada a um pH elevado, e vice versa. Numa àgua mole, ou com dureza reduzida, recomenda-se um acompanhamento mais frequente do pH, já que as oscilações são mais frequentes e bruscas... Para detalhes mais técnicos, chama-se o Luis Fortunato a participar... Abraço. Sérgio Citar
Luís Fortunato Publicado: Agosto 21, 2006 Publicado: Agosto 21, 2006 Olá. Basicamente, a dureza é reconhecida na "giria aquariofilista" como a capacidade de tampão, ou seja, a capacidade da àgua em manter um determinado pH de forma estável, sem variações, pelo menos bruscas. A dureza e o pH estão intimamente relacionados, sendo que uma dureza elevada está normalmente associada a um pH elevado, e vice versa. Numa àgua mole, ou com dureza reduzida, recomenda-se um acompanhamento mais frequente do pH, já que as oscilações são mais frequentes e bruscas... Correcto... mas apenas estás a falar na Dureza Carbonatada (KH). Há aínda a Dureza Geral (GH), que é de um modo simples a concentração dos iões Ca(2+) e Mg(2+) livres em solução aquosa. Tal como o KH, o GH também está relacionado com o pH em sistemas naturais. Quanto maior o GH, maior o pH... Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Recommended Posts