Dáfnias


Visitante

Recommended Posts

Ola pessoal,

tenho estado a tentar manter com vida dáfnias q consigo pescar aqui perto de casa,mas na realidade morrem todas depois de 1 dia ou 2.tenho estado a tentar "cultiva-las" dentro de um garrafao cujo gargalo cortei,deixei q a agua ficasse verde e pu-las lá.O problema é q n sei qual a quantidade de comida que devo dar,sei q posso dar sangue de galinha,de porco,fermento de padeiro,mas n sei a quantidade aconselhavel.Tb n sei até q ponto a agua pode aquecer ou se devo juntar oxigenação à agua.Se alguem souber mais pormenores,agradeço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Segundo o que sei sobre dáfnias o tipo de alimento é a base de ,sangue cru, infusórios, restos de cereais cozidos, pedaços de pão velho, estercos de galinha, coelho, boi e outros, carne de boi, peixe, evita excessos , pois esses crustáceos são grandes consumidores de oxigênio!

Verifiqua diariamente a cultura para evitar que larvas de mosquito não se transformem em mosquitos. Essas se recolhidas junto com as dáfnias podem sem nenhum problema ser dadas aos peixes, pois são o seu alimento natural.

 

Penso nao ter dito nenhuma asneiras..se houver alguem com conhecimentos mais adequados que diga alguma coisa. :wink:

Um Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi pessoal,

 

Ainda nunca mantive nenhuma cultura de dáfnias, mas no entanto pelo que tenho lido parece que basta colocar folhas secas num recipiente com algumas dáfnias que elas se reproduzem a um ritmo alucinante!!! :wink:

 

Fiquem bem... :drinking:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, como o nosso Cavaleiro Jedi disse, e já referi aqui algumas vezes, coloca 10 alguidar cheio de água debaixo de uma árvore, com sombra durante o dia todo e manda folhas secas lá para dentro. Passado 1 dia, manda lá para dentro as dáfnias e vais ver como se reproduzem. Não é instantâneo, mas volta lá passado 1 mes e vais ver que se reproduzem lindamente. Eu tenho dafnias nestas condições há 2 anos e tenho entre baldes e alguidares 50 com água e dáfnias. Entretanto aparecem larvas de mosquito e bloodworms. Não te preocupes os peixes gostam ainda mais destas larvas do que de dáfnias. Assim ficas com alimentos vivos durante todo o ano. Não te esqueças, a receita é sombra todo o dia e deixar que as folhas secas caiam lá dentro. Se o recipiente fica ao sol, as dáfnias morrem por excesso de calor.

 

Já agora, onde arranjas as dáfnias? existe pessoal conhecido que querem fazer cultura desses crustáceos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola novamente,

fiquei satisfeito com tanta resposta e agradeço a vossa ajuda.Olha gostei da ideia dos alguidares e das folhas,ainda por cima espaço,arvores é q n faltam cá em casa.N falaram em mudas de agua,n é preciso fazer mudas de agua de vez em quando??e alimentação com este sistema é preciso dar alguma coisa (em q quantidade?) ou alimentam-se daquilo q se possa formar dentro de agua ao longo do tempo??

obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi "Visitante",

 

Não te esqueças de fazer o login quando entras!!! cheers

 

Mas respondendo às tuas perguntas, penso que não será preciso mudas de água, bastará apenas acrescentar água para compensar a que evapora!!! Em relação à alimentação, penso que elas se alimentam da matéria em decomposição na água, as folhas por exemplo, não sendo necessário outro tipo de alimentação!!! :D

 

Fica bem... :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora bem, o Jedi já deu toda a resposta. Só mais 1 informação. tem sempre vários alguidares à mão. Nunca esgotes completamente as dáfnias do recipiente. SE sacas dafnias de um local, espera pelo menos alguns dias até sacares de novo.

Jedi, eu gostaria bastante de te dar dáfnias, mas repara bem no meu perfil, "Local/Origem", ou algo assim... cheers

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi,

 

Caotropheus só tinha reparado em Lisboa!!! :D :?:?

 

Continuando o que o Leonel te perguntou, isso de viver aí em Israel não é um pouco complicado??? cheers

 

Leonel, o pessoal está sempre disponivel, estamos aqui todos é para trocar ideias, se precisares de mais alguma coisa avisa!!! :D

 

Fiquem bem... 8)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal,

 

Um dia poderei satisfazer a vossa curiosidade, mas não agora nem neste forum. Quando for a Portugal encontrar-nos-emos e falaremos sobre o assunto e sobre o vicio, claro (a aquariofilia aí a aquariofilia) cheers .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 anos depois...
Ola pessoal,

tenho estado a tentar manter com vida dáfnias q consigo pescar aqui perto de casa,mas na realidade morrem todas depois de 1 dia ou 2.tenho estado a tentar "cultiva-las" dentro de um garrafao cujo gargalo cortei,deixei q a agua ficasse verde e pu-las lá.O problema é q n sei qual a quantidade de comida que devo dar,sei q posso dar sangue de galinha,de porco,fermento de padeiro,mas n sei a quantidade aconselhavel.Tb n sei até q ponto a agua pode aquecer ou se devo juntar oxigenação à agua.Se alguem souber mais pormenores,agradeço

 

actualmente tenho dafnias a criarem num tanque de 1000l mas já consegui criar dáfnias em recipientes de 5l e até de 1l :) eu nunca alimentei as minhas, elas consomem lá as "porcariazitas" da água verde.... e quando a água ficava limpa voltava a repor a água evaporada com água que ia buscar ao tanque da água verde. nunca tive problemas, mantinha-as a apanhar sol na janela (no recipente mais pequeno) ou até mesmo cá fora porque acho que a maiores temperaturas se reproduzem mais mas nunca tive nenhumas mariquices com elas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais