Visitante Publicado Fevereiro 19, 2004 Publicado Fevereiro 19, 2004 oi ppl tenho um pleco c cerca d 6.5 cm... à pco notei k a barbatana dorsal dele tinha um buraco e uma parte da barbatana entre duas espinhas tinha desaparecido.. tiva a ler num livro k tenho sobre aquariofilia e segundo o k vem lá descrito o peixe tem problemas devido má qualidade da agua... e sofre d investidas d um peixe agressor, já vi o botia palhaço a importuna-lo! será issoo ou sera otra coisa?! agradeço as ajudas...
enigma Publicado: Fevereiro 20, 2004 Publicado: Fevereiro 20, 2004 Boas, Eu pessoalmente já tive um botia palhaço que começou a roer as barbatanas do pleco. Como são dois peixes de fundo o botia não gostava muito da concorrência. Mas se tiveres um aquario relativamente grande, em princípio não haverá muitos problemas. ____________________________ Cumprimentos, Enigma
Visitante Publicado: Fevereiro 23, 2004 Publicado: Fevereiro 23, 2004 já vi isso acontecer por ambas as razões, o meu pleco durante algum tempo teve junto de um Oscar e de 6 Negrofasciatos e por estranho que pareça todos conviviam bem, mas devido à agitação dos Negrofasciatos e ao exagero de comida que dava (os peixes são grandes e a mim faz me impressão os animais terem fome!) formava um lodo perfeito para lhe queimar as barbatas e de véz enquando lá andava com mudanças de água de emergencia e tratamentos disenfectantes e higinizantes etc, quando mudei de casa resolvi montar um outro aquário de 140 litros e transladei os peixes para lá, ao fim de uma semana todas as noites chorava com o aspecto do pleco, que estava a ficar com a barbatana dorsal toda rasgada ao ponto de se ver sangue ( ou pelo menos era a sensação que dava) dos ataques do Oscar, quando o pus (ao pleco) no aquário de 240 litros em menos de uma semana e sem tratamentos a barbata regenerou-se completamente. Conclusão!! não te ajudei em nada apenas referi a minha experiência!!!!!! mas está atento ao Botia e se o teu aquário é tão pequeno como disseste 20 litros é natural que a água tenha flutuações da sua condição muito rápidamente, um bom conselho é arranja um aquário bem maior porque aí há espaço para os peixes eles não stressão tanto e a água fica mais estável.
AquaDesigner Publicado: Outubro 14, 2004 Publicado: Outubro 14, 2004 N te preocupes minimamente com isso! Os plecos são peixes indestrutiveis! Aguentão quase de tudo! Se os alimentares bem com pastilhas de Spirulina! Esses buracos desaparecem em menos de 2 semanas se for preciso! Mas é mais provável que tenha rasgado a barbatana na decoração do aquário do que pelo botia! Têm apenas cuidado com a alimentação do pleco pq maioria do pessoal pensa que ele só come os restos e limpa o fundo mas realmente ele tb tem as suas necessidades nutritivas! Só para saberes o meu pleco ainda n fez um ano e ja tem 11,5cm´s! Eles chegam a viver mais de 10 anos! Fica! Keep it Real, perfect nature for our fishes happyness!!! http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...p=101196#101196
Recommended Posts