bombas de circulação


Recommended Posts

Tenho que comprar bombas de circulação para o aquário, certo?

 

Gostava de saber quais as melhores e mais silenciosas (marca e modelo).

E que não sejam muito caras, barato e bom. :evil:

 

Obrigado,

 

Pedro Pacheco

www.coralfrags.org

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Barato e bom é um pouco dificil... principalmente neste hobby... :P

 

Partindo do principio que as bombas são para o aquario que mencionaste no outro post (130x70x60 - dá mais ou menos 550L) e que pretendes recriar um aquario de recife, podes usar como valor de referência 10x o valor do volume do aquário, ou seja, cerca de 5000 l/h em bombas.

 

O ideal, na minha opinião, é uma boa bomba de retorno da sump boa e fiável com pelo menos 2000 l/h de vazão (eu tenho uma Eheim 1060 e é uma bomba fabulosa) e depois utilizar várias bombas de circulaçao no aquario. O último "grito" são as stream da Tunze... São caríssimas, sobretudo se forem das controláveis, mas tambem tenho duas 6060 e são de facto estupendas porque o fluxo é laminar e disperso (cada uma debita mais de 6000 l/h e consomem apenas 11 W :D ).

 

Existe depois uma vasta gama de bombas de circulaçao de várias marcas. Como as maxijet da aquarium sistems (baratas e bastante fiáveis), as da aquamedic também me parecem boas, as da Otto (tive má experiência com estas) ou as da sicce... enfim, existem muitas, mas o importante é tentar levar boa circulação a todos os pontos do aquário e com correntes alternadas criando remoinhos através de várias bombas...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O último "grito" são as stream da Tunze... São caríssimas, sobretudo se forem das controláveis, mas tambem tenho duas 6060 e são de facto estupendas porque o fluxo é laminar e disperso (cada uma debita mais de 6000 l/h e consomem apenas 11 W  :D ).

 

Concordo com o César, mas tal como te disse anteriormente acho que as Turbelle no teu caso resolvem o problema da circulação - são caras mas vale apena!!

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok, obrigado.

 

esta a pensar em colocar um bomba de 5000lh na sump, não sei o que acham e colocar outra dentro do aqua.

 

o que acham?

 

obrigado

 

Pedro Pacheco

www.coralfrags.org

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpem lá a forma como vou dizer isto mas nunca percebi muito bem isso de se usar uma bomba tão potente como bomba de retorno. Para mim é apenas um desperdício de energia.

 

Na minha opinião deves ver qual o caudal de água que passa no escumador e utilizar como retorno uma bomba com esse caudal.

 

Em relação ao resto da circulação no aquário sem dúvida que as stream são a melhor opção de preferência pulsadoras. Também as podes combinar com as Turbelle.

 

 

m a n k l i t

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olha eu tenho 2 maxijet de 1000l/h num aquario de 100l e ainda vou adicionar outra de 300l/h, digote q se puser as de 1000l/h sem nenhuma mangueira fico com o areao todo no meio LOL

Mas como tenho agora, ou seja uma T junction 90º para dividir o caudal parece q perdi 50% do fluxo, dai perguntome se será bom ter uma bomba muito pontente ou várias bombas bombas menos potentes..... axo q isso dos 10x/30x eh um bocado relativo....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olha eu tenho 2 maxijet de 1000l/h num aquario de 100l e ainda vou adicionar outra de 300l/h, digote q se puser as de 1000l/h sem nenhuma mangueira fico com o areao todo no meio LOL

 

 

Não te podes esquecer que o aquário do Pedro é um pouco maior do que o teu (130x60x70 cm) e se a saídas das bombas estiver a apontar para a superfície o problema está resolvido!

 

Eu tenho no meu aqua de 300 litros (100x50x60) duas Turbelle 7400/2 (ligadas a um multicontroler) que debitam caudais entre 700 e 4000 litros/hora (pulsadoras) e o aragamax está no mesmo sítio!

 

Um abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

acho que o manklit focou um aspecto muito importante. As bombas de circulação de agua, ie, as que estão dentro do aqua deverão ser o mais fortes possiveis para as dimensões do aquario e cuja localização permita haver choques dos fluxos da agua, ou seja pelo menos existir duas bombas em sitios opostos. A potencia da bomba de retorno poderá ser forte ou não dependendo da bomba que estiver a alimentar o skimmer. A bomba de retorno deverá ser igual à do skimmer para não haver desperdicio de dinheiro na bomba e na energia gasta por esta(conta da EDP...).´

Sérgio Dantas

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais