Escumador e iluminação para aquário de 540L??


Recommended Posts

Boas, na sequencia do meu novo projecto, estou a precisar de dicas para um bom escumador para um aquário de 540L, vai ser instalado dentro da sump. Digam-me marcas, modelos, preços, onde compraram, se estão satisfeitos, se não estão o porquê.

 

E também queria saber um boa conjunção de T5 e HQI, ou só mesmo T5, sim porque já fui aconselhado a colocar só T5. O aquário tera 120x75x60 (CxLxA).

 

Cumprimentos,

Cumprimentos,

 

Ricardo Borges Carpinteiro

APC #130

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Eu tenho um Deltec AP600 e estou feliz com ele! Sempre me disseram que as melhores marcas era Deltec e H&S (este último não sei se é bem assim a marca). O meu está a trabalhar muito bem e sem problemas, tirando o barulho que faz, mas são todos assim e depois fechado no móvel quase não se ouve! Recentemente vi numa loja uma marca nova (acho que é V2 ou coisa assim, mas para a semana vejo) que parece ser bom! Faz muito pouco barulho e funciona bem! Inclisivé, no aquário que eles têm que é da loja, não vendem nada do que está lá, eles têm um desses a trabalhar!

Quando à iluminação, podes colocar só T5, poucas na electricidade e emitem menos calor, mas não fazem o mesmo efeito das HQI, por isso no meu furturo aqua irei colocar mesmo HQI! Terei 2x150w 10000k + 4x39w T5 actinicas ou 2x39w T5 6400k + 2x39w T5 actinicas.

Se optares pelas HQI poderias colocar 3xHQI de 150w/250w ou 2xHQI de 250w e depois 2 ou 4 T5, mas deve haver alguém mais entendida nisso que te possa ajudar, por isso, AJUDEM O RAPAZ.

 

Abraços,

Pedro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

 

tanto a deltec como a H&S são boas marcas com uma boa relação preço qualidade. Os v2 que o Pedro referiu são da TMC e tambem ja ouvi falar muito bem deles. Silenciosos são que ja vi na mesma loja.

 

Eu tenho um H&S e estou satisfeito com ele.

 

Para essa litragem aponta para um escumador para pelo menos 750lts. Não poupes no escumador. :lol:

 

Quanto a preços, podes consultar os patrocinadores do forum.

 

Quanto a iluminação, depende um bocado do que la queres por dentro. Se fores para duros, eu apontaria para 2x150wts + 2 actinicas t5 e se conseguisses 1 lampada 6400k de forma a teres uma melhor distribuição de espetros.

Tambem podes fazer tudo em T5. Ficas com uma distribuição mais homogenia da luz.

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Quanto ao escumador já sabes a minha opinião, mas aqui vai... Deletc e H&S são muito bons e sem dúvida boas escolhas. O V2 que referem está a funcionar na Aquamagia em Oeiras e parece-me bem construído. Não tenho opinião se é bom ou mau! Como sabes recentemente troquei o meu H&S por um escumador feito na Redfsh e estou satisfeito.

 

A iluminação para esse aqua terá que ser, na minha opinião feita com lâmpadas de 250W. Com 60 cm de altura e 75 de fundo, com lâmpadas de 150W ficas com pouca luz, porque para apanhares os 75 cm terás que subir bastante a calha ou projectores o que só por si justificam o uso de 250.

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, desde já agradeço a opiniões, espero que venham mais. A minha questão veio mais porque tenho ouvido falar tão bem do Deltec AP600 e do APF600 tb, que me despertou a atenção. Ainda não sei se optarei pelo escumador da redfish, será tudo uma questão de valores..

 

Quanto à iluminação... uiiii, aí é que tá mesmo complicado. Tenho uma vantagem, o meu pai percebe umas coisinhas de electricidade, electronica, é Eng. Electrotecnico apesar de nunca ter exercido, e visto que agora já está reformado, podia entreter-se a construir a minha calha de iluminação. Boa ideia, hein? :lol:

 

Abraços

Cumprimentos,

 

Ricardo Borges Carpinteiro

APC #130

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Apenas mais umas achas para a fogueira.

 

Escumador - H&S modelo in sump para 800 lt como o anterior do Diogo ou então mesmo o de 1200 lt como o meu ou do Luís. Um escumador sobredimensionado e uma boa quantidade de RV de boa qualidade permitem ter uma carga orgânica mais elevada.

 

Apenas recomendo o H&S porque é o que tenho. V2 da TMC e da RedFish não me pronuncio porque nunca tive nenhum mas já vi ambos a trabalhar e não me parecem nada maus porém as experiências com estes escumadores ainda são muito recentes ... Mas se fosse escolher um escumador novo provavelmente optaria novamente por um H&S. Achp a Deltec muito semelhante o que não gosto é do material de construção do escumador. O H&S é mais robusto digo eu ...

 

Iluminação - Concordo em tudo o que o Diogo escreveu. 2 x 250 W HQI e umas T5 mais 4 T5 de 54W uma vez que a profundidade ainda é grande.

 

Cumps

DC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Apenas recomendo o H&S porque é o que tenho. V2 da TMC e da RedFish não me pronuncio porque nunca tive nenhum mas já vi ambos a trabalhar e não me parecem nada maus porém as experiências com estes escumadores ainda são muito recentes ...

 

Relativamente a isto, nunca vi trabalhar nenhum, ou melhor nunca tive nenhum para puder dizer se este é melhor ou pior que o outro, mas uma coisa é certa, o Diogo tem um escumador Redfish e parece-me bastante satisfeito, H&S é uma marca conceituada, assim como Deltec, Schuran, e outras. Pelo que já percebi H&S está para o Escumadores como a Eheim para os filtros externos, é sempre garantido, apesar de haver outras marcas/modelos que façam o seu papel na perfeição. Hoje depois de uma conversa com o Eduardo, em principio o escumador será bem sobredimensionado, talvez para 2200L, foi o que ele me falou, mas é um ponto ainda a acertar em Setembro.

 

Relativamente à iluminação, acho que posso dizer aqui que não haverá problema, foi o próprio Eduardo a indicar-me calha so de T5, ainda não sei as razões porque não falamos nisso, mas como disse no post anterior, vou definir bem o que fazer e falar com o meu pai para ele me fazer a calha. Só existem umas coisas que ainda não percebi, existem HQI com balastro electronico, certo? Por ter este balastro é consumo é menor, mas qual é a diferença, muito grande? Existe algum site ou link onde eu posso tirar estas duvidas, ou que explique, ou mesmo um DIY de uma calha de T5 e HQI, assim pode ser uma ajuda para o meu pai, apesar de eu achar que o mais complicado de arranjar para ele é a caixa, a própria calha digamos assim.

 

Cumprimentos,

 

Ricardo

Cumprimentos,

 

Ricardo Borges Carpinteiro

APC #130

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola...

Quanto a ilumincao penso que podias optar por HQI 150W desde que colocasses os projectores como os americanos ou seja, perpendicular ao comprimento do aquario e assim conseguias superar o problema que o Diogo mencionou.

 

Em relacao as T5 tenho mudado completamente a opiniao que tinha sobre elas...

A unica desvantagem que aponto sao os raios de luz que nao se formam como por exemplo usando HQI. Quanto ao resto e so vantagens na minha opiniao. Neste momento tenho 10 lampadas de T5 para 65cm de altura e estou bastante contente com o crescimento e principalmente com a coloracao dos corais. Talves coloque apenas uma HQI de 70w ou 150 w apenas para formar alguns raios de luz que fica sempre muito bem esteticamente... sei que existem aquarios com 75 e ate 80cm de altura com somente T5 por isso acho que nao e por ai que deves ter duvidas. O melhor ainda e veres alguns aqurios ao vivo e verificares as diferencas entre T5 e HQI ou ainda misturas de T5 e HQI e assim ficas com uma melhor ideia da coisa. Quanto a escumadores recomendo Deltec e H&S que sao os que considero de topo neste momento. Nao conheco os outros mencionados. Boa sorte ! :oops:

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Marco,

 

A tua iluminação é DIY ou é de marca? Estava a pensar em 6 ou 8 x 54W, mas é raro encontrar por cá, a não ser fazendo nós próprios que é o que estou a pensar fazer. Se me puderes dar essa dica, agradecia.

 

Cumprimentos,

 

Ricardo

Cumprimentos,

 

Ricardo Borges Carpinteiro

APC #130

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hummm... é tudo de marca. No caso é Aquaconect. Mas consegues encontrar varias marcas de T5 no mercado ou ainda optares pela DIY.

Em todo o caso, se quiseres dar ca um salto a casa e veres como esta o aqua com as T5 estas a vontade. Manda MP ou mail...

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais