Nishikigoi - As últimas fotos do lago grande já terminado


O que acha do site e da sua informação?  

81 votos

  1. 1.

    • normal, não ajudou muito.
      6
    • Gostei, ajudou-me em algumas coisas.
      16
    • Gostei bastante, espero que continue.
      59


Recommended Posts

Finalmente consegui finalizar parte do site, só ficou por mostrar a rubrica "os meus Kois".

 

http://www.mofeliaf.com/Kohaku/index.htm

 

Espero que gostem.

 

Também ficaria bastante satisfeito com comentários, críticas ou dúvidas.

 

Um abraço a todos os koistas e laguistas

Façam da natureza nossa aliada e ela nos recompensará.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigo, preciso saber como vc fez esse filtro....realmente seria de grande serventia pra mim, pois ate agora não achei nenhuma informação de como se faz exatamente....

 

 

Se puder me adiciona no msn...eh diego.mlr@hotmail.com

 

 

Abraços

"A paz vem de dentro de você mesmo. Não a procure à sua volta."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

É muito complicado montar e manter 1 lago de carpas ? Quer dizer, exige-nos muito tempo ?

 

E a nível económico, sai muito dispendioso ?

 

Em miúda tinha 1 lago com uma carpa e outros peixes mas sem qualquer tipo de sistema de filtragem. De tempos a tempos o meu pai tirava a àgua, lavava o tanque e voltava a encher. Agora que tenho a minha casa tenho 1 espaço de +/- 3x4 m em que gostava de montar 1 lago de carpas com plantas naturais, mas estou muito longe de saber como se faz, onde adquirir os mateiais ou de que cuidados necessitam os animais depois.

 

Tenho andado aqui pelo forum e tenho visto os trabalhos de alguns foristas e comecei realmente a ficar com "macaquinhos na cabeça", mas ainda ñ sei se sería capaz de o fazer :lol:

 

Adorei os lagos do Kohaku, estão 1 espanto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigo, preciso saber como vc fez esse filtro....realmente seria de grande serventia pra mim, pois ate agora não achei nenhuma informação de como se faz exatamente....

 

 

Caro HEIMER

 

Não sei bem quais as suas dúvidas. Julgo que se me fizer perguntas será para mim mais fácil responder. De qualquer das formas aqui vai uma pequena achega.

 

No meu caso do lago temporário http://www.mofeliaf.com/Kohaku/ltemp-home.htm, a água é recolhida num vortex e enviada para 3 caixas de 100 cm x 20 x 20 x 2, cheias com leca miúda. Na primeira caixa também coloquei uma camada superficial de pedra vulcânica com as medidas de cerca de 2.5 a 3 cm por pedra com o intuito de evitar o entupimento do filtro, o que resultou em parte, pois a leca que utilizei é muito miúda. Por norma uma vez por semana limpo os tubos e aspersores de água (tubo com buracos) passo com um arame para pentear a leca, (mas só na caixa de cima) para desimpedi-la dos detritos microscópicos e das algas que ali se acumulam. Este problema só o tenho na primeira caixa. Até hoje e desde Novembro de 2006 além deste trabalho na primeira caixa nunca tive de limpar mais nada. Se na primeira caixa tivesse utilizado só pedra vulcânica ou leca maior então não teria trabalho.

 

Quanto ao vortex é limpo uma vez por mês e a água é mudada 1/3 também uma vez por mês.

 

Quanto ao lago grande

 

Caixa de detritos

 

Serve unicamente para e recolher a água com os detritos de forma a ser de simples manutenção e evitar entupir a bomba.

 

Bakki Showers

 

Por sua vez a bomba serve para enviar a água para os Bakki Showers.

 

Fiz 5 caixas com 150 x 30 de comprido, os lados com 34 topo / 24 base / 35 de altura e 3 cm de espessura, pois o volume de água é bastante superior, estes vão receber uma media de 14.000 litros/hora. A primeira caixa só terá pedra vulcânica. A segunda terá leca grande e as três seguintes leca miúda.

 

As caixas como poderá ver na 2ª imagem estão feitas do seguinte modo. http://www.mofeliaf.com/Kohaku/lfiltro-home.htm

 

Uma camada de rede de metal ou de plástico forte dobrada em dois para suportar o peso.

(Nos primeiros filtros utilizei a rede de metal mas como é quase impossível evitar a ferrugem, nestes novos estou a utilizar a rede plástica grossa dobrada).

 

A seguir uma camada de rede mosquiteira para segurar a leca miúda.

 

Estas camadas são presas á parede interna do filtro por réguas de madeira que por sua vez ensanduícham as redes através de parafusos de cabeça hexagonal, anilhas e porcas.

 

Quanto ao msn só em casa, aqui não tenho disponibilidade por razões de segurança.

 

Um abraço

Kohaku

Façam da natureza nossa aliada e ela nos recompensará.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Nisuki

 

Nisuki pergunta: É muito complicado montar e manter 1 lago de carpas? Quer dizer, exige-nos muito tempo?

 

Se tiver um lago com um bom sistema de filtragem com fácil manutenção e com uma profundidade mínima para kois de 90 cm para o espaço de 3 a 4 metros como propõe, a manutenção será relativamente simples. Cerca de duas a três horas por mês.

 

Nisuki pergunta: E a nível económico, sai muito dispendioso?

 

O preço é muito relativo, depende daquilo que quer fazer. Poderá ser bastante económico ou bastante dispendioso.

Para ter uma ideia do preço tem de levar em linha de conta com:

 

Abertura do buraco - somos nós ou pessoal contratado.

 

Bomba de água – depende do caudal. Quanto maior for o lago e quantos mais peixes e plantas tiver, maior terá de ser a capacidade de filtragem, como tal, maior será caudal. As bombas melhores são mais caras. Penso que em termos de qualidade/ consumo/ preço as lagunas são bastante boas. Atenção ao consumo. Uma bomba de lago deve estar sempre a trabalhar (24 horas por dia, por 7 dias por semana, por 365 dias por ano).

 

Filtros - se for você a fazê-los sai bem mais barato, mas em contrapartida dá trabalho a fazê-los, mas penso que merece a pena.

 

Liner – Se escolher Butílio ou Epdm sai muito mais caro mas mais durável (20 anos de garantia). Se escolher pvc e mediante as espessuras sai mais barato com garantias de 2 a 10 anos, mas atenção que a resistência aos raios UV é pequena o que quer dizer que deverá ter a tela sempre coberta de água. Atenção ao design do lago. Tirando esse pormenor para lagos pequenos acho que são a melhor solução.

 

Lagos preformados em PVC – Não aconselho. Parecem fáceis de montar mas na realidade são de difícil colocação, raramente se consegue colocar ao nível, são muito caros em relação à tela, e nunca têm o desenho que pretendemos.

 

Lagos em cimento- Pedem muita mão de obra e material são caros e ao fim de um tempo abrem rachas. Ficando nós com muito entulho para remover, quando quisermos fazer um lago melhor em tela.

 

Quanto a ser capaz de os fazer, não tenho dúvidas que conseguirá, pois já tem o mais difícil. Que é, o querer.

 

Aconselho-a a si e ao HEIMER a ler estes livros que são bastante elucidativos.

 

The Tetra Encyclopedia of Koi (Hardcover)

by Tetra Press

http://www.amazon.com/gp/product/156465145...ie=UTF8&s=books

 

 

How to Build Ponds and Waterfalls: The Complete Guide (Paperback)

by Jeffrey Reid

http://www.amazon.com/gp/product/156465195...8842221?ie=UTF8

 

Cumprimentos

Kohaku

Façam da natureza nossa aliada e ela nos recompensará.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Kohaku quero em 1º lugar agradecer a atenção e precisão da sua resposta.

 

A minha ideia é dar utilidade a um espaço que tenho em frente à minha casa, ao lado da porta de entrada.

 

Como disse o espaço tem 3x4 metros e a minha ideia era escavar 1 buraco com 2x3 m e 50 cm de profundidade e fazer depois 1 muro de 40 cm para completar a altura e ser eu a fazê-lo, pode parecer estranho mas gosto deste tipo de obras. As gaiolas dos meus pássaros, o arranhador da gata e o canil foram feitos por mim, 1 lago sería 1 desafio diferente :(

 

Como já tinha ideia do que disse em relação ao cimento e aos preformados em PVC pretendia usar tela.

 

Quanto aos filtros ... olhando para os seus e pelas explicações ... acho que era capaz de os fazer :lol:

 

Sendo que esta parte me deixou bem motivada :cry:

 

Se tiver um lago com um bom sistema de filtragem com fácil manutenção e com uma profundidade mínima para kois de 90 cm para o espaço de 3 a 4 metros como propõe, a manutenção será relativamente simples. Cerca de duas a três horas por mês.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro kohaku,

 

Para já n~ão tenho assim grandes modificações, a nao ser um nenufar que floriu e é mt bonito, e a colocação de mais umas plantas. Tb notei um crescimentozito, nos meus kois.

Mas mesmo assim vou tentar em breve postar mais umas.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cara Nisuki

 

Nisuki Escreveu: A minha ideia é dar utilidade a um espaço que tenho em frente à minha casa, ao lado da porta de entrada.

 

Atenção se tem ou não acesso fácil do lado da rua. Há muita gente má que lhe pode fazer mal aos peixes.

 

Nisuki Escreveu: a minha ideia era escavar 1 buraco com 2x3 m e 50 cm de profundidade e fazer depois 1 muro de 40 cm para completar a altura e ser eu a fazê-lo.

 

Não me leve a mal, mas não é fácil conseguir articular a altura do muro com a tela. Se fosse a si preferiria escavar o solo, mesmo que tenha de pagar por esse trabalho. Garantidamente tudo fica mais fácil ao nível do solo do que com muro. Também se quer fazer um lago com design natural fica muito difícil. Se preferir um desenho clássico, então força, pois também poderá conseguir efeitos muito bonitos.

 

Nisuki Escreveu: pode parecer estranho mas gosto deste tipo de obras.

 

Os meus sinceros parabéns. Fico muito feliz de saber que as mulheres de hoje, não se intimidam perante um tipo de trabalho que é tradicionalmente considerado de homem. Eu tenho duas filhotas de 15 anos, e desde pequeninas que me ajudam em todos os tipos de trabalho. Seja de carpintaria, agrícola, pintura, etc. Espero que quando forem mais velhas não sejam dependentes de nenhum homem, por acharem que não têm capacidade ou que não o sabem fazer.

 

Caso tenha dúvidas não hesite em perguntar.

 

Cumprimentos

Kohaku

Façam da natureza nossa aliada e ela nos recompensará.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais uma vez muito obrigado pela atenção

 

Ñ dá para fazer o buraco com profundidade suficiente uma vez que os cabos de electricidade passam nesse local.

 

Realmente o espaço tem acesso da via pública, não gosto muito de muros por isso ñ vedei o quintal :)

 

Quanto às obras, estou sempre pronta até porque não posso estar à espera do meu marido, ele já não tem tempo p´ra nada, o trabalho dele ocupa-lhe o tempo todo, além de que nunca gostei de depender de ninguém p´ra nada, acho que podemos sempre aprender + qualquer coisita e que 1 dia acaba por nos ser útil :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cara Nisuki

 

Nisuki escreveu: Ñ dá para fazer o buraco com profundidade suficiente uma vez que os cabos de electricidade passam nesse local.

 

Atenção com os cabos eléctricos pois existem vários inconvenientes. Uns óbvios, como água e electricidade, outros menos óbvios, manutenção eléctrica após o lago pronto e ter de o desfazer.

 

Não há hipóteses de conseguir desviar os cabos?

 

Nisuki escreveu: Realmente o espaço tem acesso da via pública, não gosto muito de muros por isso ñ vedei o quintal.

 

Pense bem se quer ou não fazer o lago. Pois se o fizer mais tarde ou mais cedo vai ter de vedar para não ser devassado. Existem vários riscos. Desde os garotos que se divertirão a atirar pedras, a pescar ou mesmo a tomar banho. Até aos cães que gostem tanto de água que não resistam a um mergulho, etc.

 

Já agora uma dica utilize a terra que vai retirar para fazer uma pequena paisagem que minimize o tamanho das paredes.

 

Aqui vão alguns links de lagos levantados (raised ponds)

 

http://www.skippysstuff.com/note18_11.jpg

http://www.texaslilies.com/images/raisedpond.JPG

http://www.ppwgs.org/Member_Ponds/Metcalfe...nd%20PT2001.htm

http://www.oxfordponds.co.uk/gallery/raisedbeds.html

http://www.worldofwater.com/raised.htm

http://www.railwaysleeper.com/National%20T...eper%20pond.htm

 

Cumprimentos

Kohaku

Façam da natureza nossa aliada e ela nos recompensará.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os cabos ñ me preocupam muito porque estão bem protegidos e só numa pequena àrea do terreno.

 

O facto de ñ estar vedado ... bom ... moro num sítio onde só vai quem lá mora e a maior parte das 15 casas da vizinhança são de viúvas. Só hà 1 cão que anda solto e a unica criança além da minha filha é uma miúda que só lá está aos fins de semana, mas nada me garante que isto ñ venha a mudar :) Se ver que é meeesmo necessário, então faço o muro :lol:

 

Hà lagos lindissimos nos links que indicou, o que só faz com que eu fique com + vontade de fazer 1 :oops:

 

E, curiosamente, encontrei lá 1 muito, muito parecido com o que o meu pai me faz quando era miúda, este

 

http://www.oxfordponds.co.uk/gallery/roundpond.html

 

Se ainda assim não achar seguro fazer lá o lago sempre posso optar por uns peixitos + pequenos e fazer 1 destes :D

 

http://www.ppwgs.org/Member_Ponds/Carson_S.../Bath%20Tub.htm

 

Muito obrigado, adorei os links

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

Já há algum tempo que penso intervir neste fórum e até postar algumas fotos do lago que fiz no meu quintal, mas todos os trabalhos de bricolagem que tenho tido em mãos, e, ultimamente, o curso (aliado à preguiça) têm-me impedido.

Há até alguma injustiça em ainda não o ter feito porque tenho retirado deste fórum conselhos muito úteis. Contudo, depois de tantas vezes ter aqui lido críticas aos lagos de cimento, não posso deixar de fazer um reparo a um erro que vejo aqui várias vezes repetido, e que é, provavelmente, a causa porque muitos lagos de betão racham.

Frequentemente verifico que ao contrário do que se deve fazer muita gente separa o ferro das laterais do ferro das fundações! Quando ele deve ser todo contínuo. (eu usei malhassol) Como acontece, por exemplo, neste lago do Marcelo Cid http://www.peixemania.no-ip.org/ que, para além disso, e para vos dar um exemplo ainda melhor do que quero dizer, na base da ilha suspensa em vez de dobrar o ferro que sobrou, cortou-o e fez depois uma malha que atou com arame aos ferros que vinham da base! Isto diminuiu muito a resistência da base (queria inserir aqui umas imagens do que digo mas não sei como)!

Para além dos cuidados com o ferro, há que ter algumas cuidados também com a betonagem/concretagem/cimentação, como lhe queiram chamar. Também deve ser feita em contínuo para não haver rachas na ligação das laterais com o fundo, e nunca se pode deixar secar muito o cimento/concreto/betão até voltar a colocar mais nessa zona, porque a porção seguinte já não irá aderir convenientemente, estas fissuras só são visíveis quando já tem uma certa dimensão, a que chamamos rachas, mas a verdade é que elas existem desde o momento em que a aderência de uma porção à outra não foi a mais conveniente! (o tempo de secagem depende muito da temperatura ambiente, com temperaturas muito quentes não se deve betonar/concretar/acimentar NADA)! Se tivermos dúvidas se vamos conseguir fazer o lago sem deixarmos secar algumas partes antes de voltarmos lá, é preferível que arranjemos mais um amigo (difícil?) ou contratemos alguém.

Há outras questões que podem levar a que apareçam rachas como uma quantidade exagerada de água relativamente à quantidade de cimento.

Espero ter ajudado.

Parabéns a todos pelo excelente fórum.

Parabéns especiais à Nisuki, pois aqui em casa o que acontece é a minha mulher ver qualquer coisa no fórum e dizer:

-Anda aqui ver uma coisa tão fixe para tu fazeres! :oops:

Bem hajam.

O marido da Maria João

mjs

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabéns especiais à Nisuki

 

`brigado

 

Eu sempre ouvi dizer que "a necessidade aguça o engenho".

 

Se eu compro 1 fogão novo e ele vem sem ficha para ligar à tomada e ninguém mete lá uma ... eu meto, afinal de contas sou eu quem precisa cozinhar. Se o silicone do lava louça está velhote e deixa passar a àgua para dentro do móvel e sou eu quem tem que andar sempre a limpar, tiro o lava louça, raspo o silicone velho, meto novo e volto a meter o lava louça. Se as cadelas estão à chuva, e sou eu quem não gosta de as ver lá, sou eu quem tem que fazer 1 canil.

 

Enfim, habituei-me a não reclamar porque ninguém faz as coisas. Se algo está por fazer porquê reclamar com os outros porque não fizeram em vez de fazer eu mesma ? :twisted: Se eu acho que algo tem que ser feito, vou lá e faço :oops:

 

Mas no caso do lago já vai ser diferente. Falei com o meu marido a respeito e ele diz que deviamos fazer o contrário do que eu tinha pensado, ou seja, 1º murar o quintal e depois fazer o lago. Até se disponibilizou a ajudar-me a partir o cimento do chão no local onde vai ficar o lago e acentar o tijolo, mas eu faço a massa ... e ... "o resto" :lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro Marido da Maria João Sousa.

 

O marido da Maria João escreveu:

1 - “muita gente separa o ferro das laterais do ferro das fundações”

2 - “(o tempo de secagem depende muito da temperatura ambiente, com temperaturas muito quentes não se deve betonar/concretar/acimentar NADA)”

3 – “Há outras questões que podem levar a que apareçam rachas como uma quantidade exagerada de água relativamente à quantidade de cimento.”

 

 

Agradeço imenso a sua explicação e na realidade tudo o que disse está certíssimo. Parabéns, acertou em todos os erros que eu cometi.

Mas infelizmente só vim a saber mais tarde.

O problema existe no momento em que contratamos um “profissional” e este, que deveria saber disso ou não sabe, ou se o sabe não o põe em prática. No meu caso os problemas com lago de cimento foram os seguintes:

 

1 - Separar o ferro das laterais do ferro das fundações.

2 e 3 – O cimento foi colocado num dia de sol quentíssimo em pleno Agosto e como estava a secar muito rapidamente colocou-se mais água do que seria conveniente na mistura, para retardar a secagem.

 

Na realidade eu não tenho nada contra os lagos de cimento. As minhas reticências existem por a obra ser demasiado dispendiosa e se não for bem feita, tornar-se num pesadelo para o dono do lago. Na realidade não conheço ninguém que tenha feito lagos em cimento, que não tenha tido dissabores com o mesmo. Provavelmente o erro é nosso por não contratarmos as pessoas correctas para fazer a obra. Esta é a razão pela qual prefiro uma boa tela.

 

Muito obrigado por ter reposto a verdade sobre o betão.

 

Cumprimentos

Kohaku

Façam da natureza nossa aliada e ela nos recompensará.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Meus caros

 

Finalmente acabei o meu lago e actualizei o meu site. http://www.mofeliaf.com/Kohaku/index.htm

 

vejam a Fase III (O fim esperado) http://www.mofeliaf.com/Kohaku/lnovo3-home.htm e digam-me qualquer coisa. A vossa opinião, dúvidas e comentários são muito bem vindos.

 

Cumprimentos a todos

Kohaku

Façam da natureza nossa aliada e ela nos recompensará.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Maria João Sousa, muito obrigado pelas suas palavras. É sempre bom saber que o nosso trabalho agrada a alguém.

 

Já agora, para quando umas imagens do seu lago?

 

Cumprimentos

Kohaku

Façam da natureza nossa aliada e ela nos recompensará.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está fabulástico...

 

Está mesmo muito bom...Deve ter sido preciso cá uma mão-de-obra...

Eu é que não ponha lá as mãos! :P

Ex - bErNaX

Aquascaping - "Mato d'Alter"

http://i29.photobucket.com/albums/c283/bErNaX/bfbet.jpg

Faz um Click na Foto p'ra ver o Tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...e a minha ideia era escavar 1 buraco com 2x3 m e 50 cm de profundidade e fazer depois 1 muro de 40 cm para completar a altura e ser eu a fazê-lo, pode parecer estranho mas gosto deste tipo de obras. As gaiolas dos meus pássaros, o arranhador da gata e o canil foram feitos por mim, 1 lago sería 1 desafio diferente
Nisuki, já se passou bastante tempo entre esse seu post e minha pergunta:

 

Deu andamento a esse projeto ou ele ficou engavetado? Se levou-o adiante eu gostaria de saber se tem algum link que eu posso ir para conheçe-lo. :shock:

 

Particularmente entendo que: Cuidar e manter um lago é mais fácil e econômico que um grande aqua. Mas há algumas diferenças.

Um cordial abraço "laguista" do Tio Ayres

Meu Lago Nº 01

Lago 02 Tio Ayres

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O site foi actualizado com novas imagens dos filtros.

 

Caso tenham dúvidas ou comentários, não se façam rogados, escrevam.

 

Vamos avivar este forum.

Façam da natureza nossa aliada e ela nos recompensará.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nisuki, já se passou bastante tempo entre esse seu post e minha pergunta:

 

Deu andamento a esse projeto ou ele ficou engavetado? Se levou-o adiante eu gostaria de saber se tem algum link que eu posso ir para conheçe-lo.  :wink:  

 

Particularmente entendo que: Cuidar e manter um lago é mais fácil e econômico que um grande aqua. Mas há algumas diferenças.

 

 

Está em standby ... talvez vá mudar de casa ... e de cidade ;)

Enquando ñ souber se vou ou se fico ñ me meto com obras :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais