Dúvidas CO2


Recommended Posts

Após algumas pesquisas, fiquei com algumas dúvidas.

 

A noite tenho de ter o CO2 desligado, como fazer isso?

 

 

Coloquei uma valvula termoelectrica a saida da botija, logo quando os relogios fecham, a valvula também (palavra corrigida) o faz.

 

Citações do tópico http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=10394

 

Como faço para ligar somente o CO2 só á noite?

Optei por usar garrafas de plastico. Se não obstruir a saída, como faço? Retiro de dentro de água?

 

O que um vávula termoelectrica? (não um vávula que faz o corte consoante a temperatura) Como funciona com os relógios?

 

Já tenho o PH muito baixo, penso que este vai ser um problema. A água quando sai da torneira, sai com ph de 7.0, mas no aqua está a +- 6.6, já pensei em colocar elementos de cálcario.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como faço para ligar somente o CO2 só á noite?

 

Acho que aqui te enganaste; não é para ligar o CO2 de dia? De noite as plantas não o aproveitam.

 

Já vi relatos de pôr o CO2 para uma garrafa de água de noite porque não tinham bomba de ar no aqua... Se tapares a saida do CO2 mais cedo ou mais tarde ou faz BOOOOM ou o CO2 encontra uma fuga...

"I prefer drawing to talking. Drawing is faster, and leaves less room for lies." Le Corbusier

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Optei por usar garrafas de plastico. Se não obstruir a saída, como faço? Retiro de dentro de água?

 

Não podes obstruir a saída da garrafa pela razão que o mIstY deu. O que podes fazer e é mais fácil do que retirar o difusor é usar um "T" com torneira. Podes comprar isso em qualquer loja de aquariofilia. Viras a torneira para um lado e sai CO2 para dentro do aqua, se virares para outro sai o CO2 para o ar.

 

O que um vávula termoelectrica? (não um vávula que faz o corte consoante a temperatura) Como funciona com os relógios?

Deve ser uma válvula magnética que liga á corrente. Logo que o relógio (temporizador) desliga a corrente a válvula fecha a saída de CO2

 

Já tenho o  PH muito baixo, penso que este vai ser um problema. A água quando sai da torneira, sai com ph de 7.0, mas no aqua está a +- 6.6, já pensei em colocar elementos de cálcario.

Não faças isso!!!!!!!!! Pior que um PH baixo é um PH muito flutuante. Dependente da fauna o PH de 6.6 até ainda pode ser alto. O ideal seria diminuir a quantidade de CO2 que enfias para dentro do aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

- A injecção de CO2 tem tendência a baixar o pH da água. Tenha o cuidado de medir frequentemente o pH nos primeiros tempos. Uma queda abrupta do pH pode matar todos os peixes do aquário!

 

è verdade, o CO2 provoca uma descida no PH, no entanto este poderá ser controlado mediante maior ou menor difusão. O melhor sistema para esse efeito ou é usar uma pedra difusora ou um difusor "pigoitas" (ex. o difusor da eheim). O controle é simples: vai-se variando a posição do difusor no aquário, quanto mais fundo estiver maior a quantidade de CO2 dissolvida e vice versa. No entanto e para o sistema funcionar na perfeição recomendo no inicio medições amiudes do PH por forma a descobrir o ponto optimo de difusão de CO2. Mais uma vez aqui terá que ser feito na base da tentativa/erro (com muito cuidado para evitar acidoses e eventualmente mortes)...

 

- Nunca tape a garrafa e ou de algum modo tente obstruír a saída do CO2. A garrafa poderá não aguentar a pressão de CO2 acumulada e literalmente rebentar!

 

Bem... Se usar o sistema de fermentação é verdade. nunca deverá tapar a saída do CO2 com o risco de ao aumentar a pressão a garrafa ou explode ou vai perder o dito gás pela rosca da tampa. Já agora: a utilização de uma válvula antiretorno na mangueira que vai ao difusor é recomendada.

 

- Se tem bomba de ar, evite ligar a mesma durante o dia, pois terá tendência a dificultar a concentração de CO2 na água. Opte por ligar a bomba de ar somente durante a noite.  

 

Outra verdade! Ao arear a água vai fazer com que o CO2 dissolvido se liberte para a atmosfera. O ideal é arear á noite e só se necessário. De preferência não arear! Mais uma vez só a experiência vai mostrar se é necessário arear ou não. Nota: Pelo que li na internet as plantas absorvem CO2 até duas horas após o desligar da iluminação. Segundo esta informação, se pararmos o fornecimento de CO2 aquando do desligar da luz, o risco de envenamento dos peixes por CO2 será menor.

 

A noite tenho de ter o CO2 desligado, como fazer isso?

 

Simples, ou retira o difusor de CO2 da água ou coloca uma torneira de 2 saidas. De dia abre o fluxo para o aquário, de noite para o ar. Há outras soluções, uma união por exemplo...

 

 

Coloquei uma valvula termoelectrica a saida da botija, logo quando os relogios fecham, a valvula também faz.

 

A válvula em questão, apesar de aquecer, não é uma termoválvula, mas sim uma válvula de solenóide, cujo principio é simples: se tiver corrente a alimenta-la, ela deixa o gás passar. Quando se corta a corrente electrica ela fecha a passagem do gás. Estas válvulas são usadas nos sistemas pressurizados e nunca em sistemas de fermentação.

 

Espero ter ajudado. Abraços

A.K.A. Kapitonio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

(...) que o mIstY deu.

 

A mIstY :arrow:

 

Já agora, onde se arranjam válvulas solenóides?

 

Imperdoavel!!! :shock: mas vou tentar safar me desta gafe...

Estava me a referir ao membro mIstY :lol:

 

Sorry! :lol:

 

Ja agora vou fazer publicidade a minha loja preferida...

A Naturline vende disso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e) Lavar bem a garrafa e misturar dentro desta os seguintes ingredientes: 1 litro de água (para melhores resultados, utilizar água sem cloro) + uma chávena de chá de açúcar + 1 colher de chá de fermento biológico (fermipan p.e.) + 1 colher de chá de bicabornato de sódio... agitar/misturar muito bem;

 

Usei esta receita

Acontece que deixa de fazer bolhinhas passado 2 dias. Já, já vi que não tem fugas, somente pela pedra difusora.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu acho pouco açucar para tanto fermento... quando eu usava essa receita colocava 2 copos de açucar e durava 3 semanas...

 

Concordo.

eu uso apenas uma colher de café de fermento... a reacção demora mais tempo a iniciar-se, mas dura para mais tempo.... pelo menos 15 dias.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.