Pensar em iniciar Salgados, escolha de Aquário.


RicardoBC

Recommended Posts

Boas companheiros do forum...

 

Depois do meu triste episodio, com a morte de 26 tropheus em poucos dias, por um erro estupido, mas ao mesmo tempo desconhecido da minha parte, estou com o meu aquario practicamente vazio.

E falando com um amigo lojista, ele deu-me a dica que poderia ser a oportunidade de me iniciar nos salgados, estive para faze-lo antes de iniciar os tropheus, mas tive receio, achava tudo muito complicado.

Assim sendo, tenho o meu aquário Aquatlantis 150x50x65 que não sei bem se vou utilizar. É que vou para a minha casa nova e o espaço para este monstro nao é assim muito, alem de que o móvel não da para fazer sump, coisa que se poderia resolver fazendo um movel em aço galvanizado e forrando a madeira, e fazendo as furações no áqua, o que acham?

 

Ou então, já que vou para casa nova, vender o aquatalntis e comprar um áqua à media para as nossas pretensões, e aqui é que surgem as duvidas. Vou-vos deixar aqui várias medidas possiveis e gostaria que me dissessem qual escolheriam e porque, eu tou com a ideia de escolher um aquário com um frente mais pequena, mas que tenha um largura de no minimo 80cm, posso até estar a pensar errado, mas julgo que assim teremos mais espaço de manobra, não sei. Ora aqui estão as várias hipoteses:

 

- 120x80x60

- 120x80x55

- 130x80x55

- 110x90x55

e

- 150x50x65 o Aquatlantis referido.

 

A altura do aquário é assim tão importante? A largura não será mais importante? Não seria preferivel ter uma altura de 50 e poder ter mais largura? Julgo que seria mais vantajoso, mas aguardo a resposta dos colegas mais experientes para me decidir.

 

Cumprimentos,

 

PS: A ideia é fazer um Aquário como o do Duarte Conceição, tal e qual, so que apostando um pouco mais na largura em vez do comprimento.

 

Digam qq coisa...

Cumprimentos,

 

Ricardo Borges Carpinteiro

APC #130

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Definitivamente escolheria o 110x90x55 , esses 90 vão dar-te muita, mas mesmo muita margem para teres ai um belo de um aquascaping.

 

António Paes

Aquariofilia marinha é em www.reefforum.net

Propagação de corais é em http://www.coralfrags.org/

Aquariofilia em geral é em www.aquariofilia.net

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também concordo que quanto mais largura e comprimento melhor. Mas acho que a altura ideal são 65cm porque dá para uma excelente iluminação mesmo no fundo do aqúário e visualmente é uma medida que já dá para fazer umas "brincadeiras" a nível de layought e espaço para os peixes nadarem. Mas se não queres tanta altura, quanto a mim, a altura mínima são 60cm. Já agora estás a pensar usar que altura de areão? Queres fazer uma DSB?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depois de falar com a minha futura esposa, chegamos à conclusão que não poderia ser tão largo o aquário, sendo assim as medidas que idealizei são:

 

- 120x75x60

 

O que me dizem? Acho que também dá para fazer um bom reef.

 

NUNO:

 

Desculpa, a minha ignorancia, ainda estou no iniciozinho, ando a ler algumas coisas, mas nao sei quase nada, o que é DSB?

 

Cumprimentos,

Cumprimentos,

 

Ricardo Borges Carpinteiro

APC #130

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens aqui um bom inicio onde tirar essa e outras dúvidas

 

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=33109

 

Procura por Substrato

 

António Paes

Aquariofilia marinha é em www.reefforum.net

Propagação de corais é em http://www.coralfrags.org/

Aquariofilia em geral é em www.aquariofilia.net

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Por motivos de espaço, vou ter de decidir entre estas medidas:

100x80x60

110x80x60

120x75x60

120x80x55

 

Venham daí mais dicas.

 

Cumprimentos,

Cumprimentos,

 

Ricardo Borges Carpinteiro

APC #130

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a todos (os poucos que tem visitado este tópico) :roll:

 

Depois de uma conversa com um lojista meu amigo aqui vão as decisões já tomadas:

 

Aquario: 120x70x60 (CxLxA)vidro de 10mm, com coluna seca no canto direito, 3 furos, 2 de 50 e 1 de 32 e respectivas tubangens.

Sump: 80x60x50

Bomba de retorno 3500l

Escumador 1000l Made by loja do lojista amigo :lol: !

Bancada em ferro galvanizado com medidas do aquário, revestido a madeira com 2 portas.

15kg Rocha viva

15kg Rocha artificial

 

Falta ainda discutir bombas de circulação, não sei se Marea se Tunze, mas no minimo terá algo à volta dos 10000l/h. Falta também discutir a iluminação e neste aspecto peço a vossa ajuda, pois nao tou mesmo a ver o que possa colocar, ou melhor, a combinação HQI e T5 que deva colocar, ou só T5 como já vi alguns, não sei mesmo, vou tentar falar com o Ramirezi, pode ser que me dê uma ajuda.

 

Julgo que para iniciar está tudo, se me esqueci de alguma coisa, vocês estão aqui para me relembrar. Gostava de saber opiniões, dicas, enfim, os experts que ajudem! :lol:

 

Cumprimentos,

Cumprimentos,

 

Ricardo Borges Carpinteiro

APC #130

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ricardo.

 

 

Aquario: 120x70x60 (CxLxA)vidro de 10mm, com coluna seca no canto direito, 3 furos, 2 de 50 e 1 de 32 e respectivas tubangens.

 

Acho que fizeste uma escolha acertada com as dimensões do aquário. Relativamente aos 3 furos, pelo que entendo será um para queda, outro para segurança e o de 32 para o retorno certo? Parece-me que com tanto furo dentro da coluna esta forçosamente terá que ficar um pouco pró grande. Porque não fazer o retorno por tubo flexível? Sempre podias poupar na bomba (comprar uma menos potente) uma vez que não teria curvas para vencer em altura.

 

 

Falta ainda discutir bombas de circulação, não sei se Marea se Tunze, mas no minimo terá algo à volta dos 10000l/h. Falta também discutir a iluminação e neste aspecto peço a vossa ajuda, pois não (palavra corrigida) tou mesmo a ver o que possa colocar, ou melhor, a combinação HQI e T5 que deva colocar, ou só T5 como já vi alguns, não sei mesmo, vou tentar falar com o Ramirezi, pode ser que me dê uma ajuda.

 

Circulação deves de facto apostar como mínimo nos tais 10000 l/h, porém se quiseres manter SPS deves pensar em um pouco mais.

 

Quanto a iluminação depende essencialmente do custo-benefício-efeito visual pretendido. Se não tiveres problema de ter uma casa muito quente eu apostava em 2x250W HQI + 2x54 T5 ou em 2x150W HQI + 2x54 T5 se achares que as 250 te aquecerão muito o aquário. Utilizar exclusivamente T5 funciona mas a mim não me agrada o aspecto artificial dos aquários, de resto são uma boa escolha - variedade de espectros, económica e sem excesso de calor.

 

Cumps

DC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Circulação deves de facto apostar como mínimo nos tais 10000 l/h, porém se quiseres manter SPS deves pensar em um pouco mais.

 

Neste aspecto o que aconselhas, dizes que os 10000l/h é o minimo, mas pensas que o valor aceitável para manter SPS é qual? E com que material, marcas , potencia, etc.

 

Relativamente à iluminação, apostava nas 2HQI 150w + 2xT5 54w, julgo que posso vir a ter problemas de calor em casa, mas não sei, não estou lá, entendes? Eu julgo que o ramirezi tinha uma lista em excel com várias possibilidades de escolha dentro dos salgados, vou tentar falar com ele, até para me orientar com valores.

 

Duarte, não sei se foi no teu aquário, mas vi num aquário de um membro em que este deixou uma especie de torneira em que dizia que era para as trocas de água, onde fica essa mangueira, fica ligada a quê? Pelo que percebi, a logica seria juntar uma mangueira à torneira e abri-la para fazer as trocas de água, é isso?

 

Cumprimentos,

Cumprimentos,

 

Ricardo Borges Carpinteiro

APC #130

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal,

 

Hoje houve aqui um volte de face num pormenor.

O aquário 120x70x60, vai ser substituido pelo meu actual de 150x50x70, é um Aquatlantis que vou ter de alterar, furos, coluna seca, etc, etc. queria um áqua mais largo, mas tendo em vista este menino que possuo acho que é uma mais valia aproveita-lo.

O que acham destas medidas?

 

Relativamente à Sump, circulação, iluminação, muda alguma coisa? Talvez na iluminação as T5 tenham de ser mais compridas.

 

Cumprimentos,

Cumprimentos,

 

Ricardo Borges Carpinteiro

APC #130

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Neste aspecto o que aconselhas, dizes que os 10000l/h é o minimo, mas pensas que o valor aceitável para manter SPS é qual? E com que material, marcas , potencia, etc.

 

Não é tanto uma questão de potência mas sim de distribuição de corrente, obviamente que para SPS quanto mais melhor. Para mim um turnover mínimo anda à volta das 30x o volume do aquário. Marcas sou suspeito porque sou um grande fã das Tunze e não sou capaz de aconselhar mais nada.

 

Penso que 2 stream 6000 com um multicontrolador era o ideal para um aquário dominado por SPS.

 

Duarte, não sei se foi no teu aquário, mas vi num aquário de um membro em que este deixou uma especie de torneira em que dizia que era para as trocas de água, onde fica essa mangueira, fica ligada a quê? Pelo que percebi, a logica seria juntar uma mangueira à torneira e abri-la para fazer as trocas de água, é isso?

 

Eu tive uma torneira dessas no inicio, mas estava ligada ao retorno, que por sua vez estava a ser feito por PVC e nem 1 mês assim ficou. O Ricardo Rodrigues abriu-me os olhos para o retorno por mangueira flexível! Por isso nunca cheguei a utilizar a torneira.

 

Hoje houve aqui um volte de face num pormenor.

O aquário 120x70x60, vai ser substituido pelo meu actual de 150x50x70, é um Aquatlantis que vou ter de alterar, furos, coluna seca, etc, etc. queria um áqua mais largo, mas tendo em vista este menino que possuo acho que é uma mais valia aproveita-lo.

O que acham destas medidas?

 

Relativamente à Sump, circulação, iluminação, muda alguma coisa? Talvez na iluminação as T5 tenham de ser mais compridas.

 

Os 50 são altura ou profundidade?

 

Penso que serão profundidade, e assim ficas em meu entender mais mal servido :) Tenho um aquário com dimensões parecidas com o teu e se quiseres vir cá ver e tentar perceber o que digo estás convidado. Entre hoje e 5ª feira ao fim de tarde ou noite tás à vontade.

 

As T5 poderiam passar para 80W ... e as HQI para 250W porque vais ter 70 cm de altura :wink: e se não fizeres uma DSB a coluna de água vai ser bastante alta para iluminar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Penso que serão profundidade, e assim ficas em meu entender mais mal servido  Tenho um aquário com dimensões parecidas com o teu e se quiseres vir cá ver e tentar perceber o que digo estás convidado. Entre hoje e 5ª feira ao fim de tarde ou noite tás à vontade.  

 

Duarte, a questão é mesmo aproveitar o que se tem em casa, eu sei que o melhor seria ter uma profundidade maior, mas não posso, consigo poupar uns trocos no aquário que posso aproveita-los para Rocha ou algo mais. E sim, os 50 é profundidade.

 

Não é tanto uma questão de potência mas sim de distribuição de corrente, obviamente que para SPS quanto mais melhor. Para mim um turnover mínimo anda à volta das 30x o volume do aquário. Marcas sou suspeito porque sou um grande fã das Tunze e não sou capaz de aconselhar mais nada.  

 

Penso que 2 stream 6000 com um multicontrolador era o ideal para um aquário dominado por SPS.  

 

Eu também conheço as Tunze, mas julgo que anda uma marca nova, pelo menos eu nao conhecia, Marea, não sei bem a qualidade, mas são as que o Eduardo tem nos aquários dele. É uma questão a investigar.

 

Relativamente à torneira, não percebi o que disseste da mangueira flexivel, ou então a minha ideia da torneira para fazer as TPA's estava errada

 

A sump vai ter 100x40x50, que é a medida para ficar dentro do móvel em ferro galvanizado.

 

 

PS: Já agora, o que entendes por turnover? Como deverá ser feita a disposição das bombas, nos cantos??

Outra coisa, em conversa com um colega do forum, que não tem salgados, ele estava a dizer-me que a informação que tinha é que a RV deveria ser 50% do volume de água, ou seja, aqua de 500l a RV deveria ser 250kg, confirmas? Eu tinha a sensação que se costuma fazer 20%.

 

Cumprimentos,

Cumprimentos,

 

Ricardo Borges Carpinteiro

APC #130

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ricardo.

 

Duarte, a questão é mesmo aproveitar o que se tem em casa, eu sei que o melhor seria ter uma profundidade maior, mas não posso, consigo poupar uns trocos no aquário que posso aproveita-los para Rocha ou algo mais. E sim, os 50 é profundidade.

 

Se de facto a poupança for investida em boa rocha viva, bom escumador e boas bombas não me parece nada mal que o faças!

 

Eu também conheço as Tunze, mas julgo que anda uma marca nova, pelo menos eu não (palavra corrigida) conhecia, Marea, não sei bem a qualidade, mas são as que o Eduardo tem nos aquários dele. É uma questão a investigar.

 

Nunca testei as bombas wave marea, mas estão também bem cotadas derivado ao baixo consumo (como as Tunze) e principalmente devido ao preço. O único senão quanto a mim é não serem electronicamente controláveis, logo não terás possibilidade de ter correntes alternadas. O que não sei é se podem ser ligadas a um wavemaker tradicional...

 

 

Relativamente à torneira, não percebi o que disseste da mangueira flexivel, ou então a minha ideia da torneira para fazer as TPA's estava errada

 

A torneira encontrava-se no 2º tubo de PVC da coluna seca, ou seja, tinha um para queda de água (e ainda tenho) e tinha outro para o retorno (que já suprimi e troquei por uma mangueira 16-22 Eheim o tal tubo flexível). Era no retorno que tinha a torneira com uma derivação para tirar a água para as TPA's. Porém verifiquei que não era rentável, dada a quantidade de curvas e altura que a bomba de retorno tinha de vencer chegando ao aquário com muito menos potência do que chega actualmente com a mangueira.

 

 

 

PS: Já agora, o que entendes por turnover? Como deverá ser feita a disposição das bombas, nos cantos??

Outra coisa, em conversa com um colega do forum, que não tem salgados, ele estava a dizer-me que a informação que tinha é que a RV deveria ser 50% do volume de água, ou seja, aqua de 500l a RV deveria ser 250kg, confirmas? Eu tinha a sensação que se costuma fazer 20%.

 

Turnover é a quantidade total de água que as bombas circulam por hora no aquário.

 

Depende muito do layout a disposição ideal das bombas, porém se optares por um layout tipico e se tiveres espaço o ideal é nos cantos do aquário a apontarem para o vidro da frente.

 

Quanto à rocha viva normalmente deve-se utilizar entre os 10-20 % o volume do aquário. Com 50 % não tinhas espaço para corais nem para os peixes nadarem ... a não ser que fossem rochas com uma volumetria reduzida e muuuuuito pesadas :( algo que não é desejável.

 

Cumps

DC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Ora meus amigos,

 

Venho recuperar este tópico com boas novidades, o meu 1º aquário previsto 120x75x60 (CxLxA) passou a ser um menino com 180x75x55 (CxLxA), surgiu a oportunidade de aproveitar uma parede vazia.

 

Sendo assim, o que me tem a dizer, julgo que já é um aquário com capacidade para receber uma boa fauna.

 

Pergunto-vos, e peço aqui que cada um dê a sua ideia, se tivessem um aquário destes que peixes colocariam, sendo que me podem ajudar, visto que eu pretendo 3 ou 4 cirugiões, 2 casais de palhaços distintos e o resto ainda não sei.

 

Digam qualquer coisa...

Cumprimentos,

 

Ricardo Borges Carpinteiro

APC #130

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas :lol: Boas medidas esse aquario :wink:

 

Quanto as espécies..... eu punha

 

Zebrassoma Flavescens

Paracanthurus Hepatus

Acanthurus Achilles

 

Amphirion Ocellaris

Amphirion Percula

 

Eram estas as minhas escolhas :oops:

meureef.jpg[Clickable]
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Luis, gostei dessa conjugação e especies. Será que não caberia aí 2 mandarins e trocava o hepatur pelo Naso....

De resto parece-me bem!

Obrigado, fico à espera de mais opiniões!

Cumprimentos,

 

Ricardo Borges Carpinteiro

APC #130

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...