Aquário para restaurante


Artur Jorge

Recommended Posts

Boas!

 

Há cerca de um ano que me iniciei na aquariofilia de água doce e depois de adquirir significativa experiência (consigo manter 6 discus há mais de 8 meses, mantendo sempre os parâmetros ideais da água..... LOL) e pretendo agora montar um aqua salgado de 1,20m que ficará exposto num restaurante pelo que pretendia obter ajuda para montar um belo aqua... Pretendo obter opiniões relativamente a biótopos e especies coralinas e de peixes, entre outros....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Há cerca de um ano que me iniciei na aquariofilia de água doce e depois de adquirir significativa experiência (consigo manter 6 discus há mais de 8 meses' date=' mantendo sempre os parâmetros ideais da água..... LOL) e pretendo agora montar um aqua salgado de 1,20m que ficará exposto num restaurante pelo que pretendia obter ajuda para montar um belo aqua... Pretendo obter opiniões relativamente a biótopos e especies coralinas e de peixes, entre outros....[/

quote']

 

Poderás começar, por dar uma espreitadela a este tópico

 

:lol:http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=33109

 

e para não perderes tempo e embalagem poderás ler estes tambem

 

:lol:http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=33331

:Phttp://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=33333

:Phttp://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=33334

 

Eu só efectuei o copy/past que o trabalho de pesquiza é do Melo Ribeiro, o seu a seu dono :!::P

SeMpRe A aPrEnDeR

 

Paul08

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde já o meu muito obrigado pela sua disponibilidade e pelos artigos que indicou, estão, na minha opinião, muito bons...

Após ter lido os artigos e pesquisado um pouco mais na web fiquei com algumas luzes sobre o que quero criar...

No entanto não conheço bem as espécies de corais e as suas necessidades, gostaria de recriar um biótopo muito colorido e atraente e que permitisse algumas especies de peixes tais como palhaços, donzelas e um ou outro peixe borboleta ou anjo.

O aqua que vou montar deve ter cerca de 1,20 x 50 x 50 mais uma sump um pouco mais pequena. Estou a pensar numa iluminação do tipo: 1 x 250 w hqi de 10'000 k e 2 x 54 PC de 18'000 k (não sei se existem estas lâmpadas...).

Gostava que me indicassem um artigo que informe sobre os vários tipos de corais (duros - sps e lps - e moles) e sobre os vários biotopos que são possíveis de recriar num aqua de 120 x 50 x 50....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Artur.

 

Estou a pensar numa iluminação do tipo: 1 x 250 w hqi de 10'000 k e 2 x 54 PC de 18'000 k (não sei se existem estas lâmpadas...).

 

Penso que com os 120 cm de comprimento e os 50 de altura poderás optar antes por 2 x 150 W HQI uma vez que te distribuirão de forma mais eficaz a luz por todo o aquário.

 

Também não sei se existem lâmpadas PC de 18.000K, mas julgo que não. Opta antes por 2 T5 actinicas de 54w.

 

Gostava que me indicassem um artigo que informe sobre os vários tipos de corais (duros - sps e lps - e moles) e sobre os vários biotopos que são possíveis de recriar num aqua de 120 x 50 x 50....

 

Penso que uma boa busca no google por SPS e LPS dará melhores resultados, mas aqui fica um exemplo de um site americano no qual poderás ver os SPS e LPS mais populares

 

http://www.liveaquaria.com/product/categ.c...d=22&pCatId=597

 

Depois refina a tua busca por famílias ou espécies.

 

Quanto à recriação de biótopos penso que na água salgada é muito complicado, e sinceramente acho que não conheço ninguém que o faça uma vez que se fica algo limitado à escolha de corais e peixes.

 

Por falar nisso vi que queres borboletas ou anjos ... pensa desde já numa espécie que possas manter com corais :lol:

 

Se o restaurante for na linha de Cascais ou Sintra e se precisares de ajuda é só avisares :lol:

 

Cumps

DC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro Duarte Conceição,

 

desde já o meu obrigado por toda a ajuda, infelizmente não vou poder contar com uma "mão" tua porque o aqua ficará instalado na Fig Foz....

 

Quanto à iluminação, que tipo de lâmpadas actínicas existem(em kelvin)? A iluminação 2 x 150 hqi + 2 x actínicas é suficiente para suportar a maioria dos corais que se encontram no mercado ou haverá até a hipotese de poder "queimar" algum invertebrado/coral?

 

Quanto à rocha viva, ouvi dizer que a de origem da zona da indonésia e da grande barreira de corais e águas autrais é a melhor, é verdade? Que quantidade para este aqua?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Artur.

 

Há muitos e bons aquariofilistas no centro-norte que certamente te darão uma mão se precisares.

 

Quanto à iluminação, que tipo de lâmpadas actínicas existem(em kelvin)? A iluminação 2 x 150 hqi + 2 x actínicas é suficiente para suportar a maioria dos corais que se encontram no mercado ou haverá até a hipotese de poder "queimar" algum invertebrado/coral?

 

As actinicas convencionais confesso que desconheço a temperatura de cor porque sempre as conheci por actinicas :oops: São certamente lâmpadas de 20.000K ou para cima.

 

Com a altura de coluna de água que esse aquário vai ter os 150W servem sem problemas para manter os vários tipos de corais do mercado. Naturalmente que depois a sua colocação no aquário deverá ser estudada tendo em conta os requisitos individuais de cada espécie. Quanto às queimaduras nada tens a temer ... há zonas dos recifes que inclusivé ficam expostas ao sol fora de água durante certos períodos do dia.

 

 

Quanto à rocha viva, ouvi dizer que a de origem da zona da indonésia e da grande barreira de corais e águas autrais é a melhor, é verdade? Que quantidade para este aqua?

 

A rocha indonésia não é a melhor mas é muuuito boa! A melhor normalmente tem origem nas Fidji ou nas Marshall mas chegam cá a preços menos convidativos quando comparadas com a Indonésia.

 

Qualquer quantidade entre os 10 - 20 % do volume do aquário servirá ...

 

Cumps

DC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais