Testes da agua


Murkas

Recommended Posts

Boas tardes :!:

Estava a passar os olhos pelo forum e reparei que muitos de vós aconselham a mediçao do PH e do KH caso se adicione CO2 (que é o meu caso).

 

O k eu gostaria de saber é qual a importancia do teste de KH, visto ser o unico que eu não faço (de resto controlo PH, NO2, NO3, NH3 e PO4).

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

O teste de KH serve para indicar várias coisas...

Desde poder de tamponamento, que geralmente é maior, quanto maior fôr o KH. Concentração de Carbonatos e Bicarbonatos na água, especialmente importante para aquários que tenham a água modificada quimicamente (alguns Africanos e os Marinhos).

E por último, recorrendo a uma tabela de pH vs. KH, podes determinar a concentração de CO2 no teu aquário.

 

Quanto a ser importante ou não, eu não considero que seja extremamente importante. Sem ser nos aquários marinhos e em alguns Africanos de água doce, creio que não importante controlares o KH.

 

Mesmo em plantados, há maneiras melhores de saberes os níveis de CO2 óptimos para o teu aquário...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

PS: NO4?? Não quererás dizer NH4? :lol:

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em primeiro lugar muito obrigado pela resposta :lol:

 

Mesmo em plantados, há maneiras melhores de saberes os níveis de CO2 óptimos para o teu aquário...

 

Poderias enunciar alguns? :lol:

 

PS: NO4?? Não quererás dizer NH4?

 

Tens razão já corrigi o que queria dizer era N02 em vez de NO4

 

Mais uma vez obrigado pela rsp.

 

Cumprimentos!

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Poderias enunciar alguns? Embarassed

As tabelas pH vs. KH são dadas para uma água livre de tamponamentos muito ácidos ou muito básicos.

 

Tudo bem que não é muito comum, mas podes ter um substracto ácido (tipo kanuma) que mesmo sem CO2 te baixe o pH consideravelmente (5.5-6.0).

Ao tentares usar a tabela de pH vs. KH para determinar a concentração de CO2 na água, iria dar-te um valor errado.

 

O método mais fiável é olhares para as plantas e peixes. Se tiveres pouco CO2, as plantas ressentem-se: ou não fazem pearling quando deveriam, ou certos tipo de algas aparecem facilmente, etc... Se tiveres CO2 a mais, os peixes hão-de ficar com dificuldades a respirar, aparecendo à tona de água ou muito ofegantes.

Este método funciona sempre, qualquer que seja o pH :lol:

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa a ignorancia mas pearling é quando se vê umas bolhas a sairem das folhas certo?

 

E já agora qual a tua opinião dos testes de CO2?...

 

Julgo ser dispensável desde que se mantenha um olhinho atento no aqua.

 

Obrigado pela "lição" de CO2, porque nesta matéria ainda tenho muita sopa para comer se quero estar relativamente á vontade :)

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

Desculpa a ignorancia mas pearling é quando se vê umas bolhas a sairem das folhas certo?

Não desculpo... porque não é preciso pedires desculpa.

Ignorância e burrice é não saber e ter medo/receio de perguntar.

E como se costuma dizer, não há perguntas estúpidas, só respostas idiotas...

 

Sim... pearling é um fenómeno que se vê nos aquários, que consiste em ter a água saturada em O2. Como a água está saturada em O2, e as plantas continuam a libertar O2, não só devido à textura da folha, formam-se bolhas de O2 gasoso.

Há plantas que devido às suas características morfológicas são ideais para fazer pearling. O caso mais flagrante é a Riccia fluitans:

 

riccia_pearling.jpg

 

Mas como já disse, não é a única. A Glossostigma elatinoides também "pearla" bem...

 

Se vires que as plantas "pearlam" é indicativo que tens CO2 que baste na água, percebes?

 

E já agora qual a tua opinião dos testes de CO2?

Nenhuma... na minha opinião, não servem para nada...

Pelo menos, para mim. Creio haver métodos mais naturais e "à la borliu" mais fiáveis. Pois como já te expliquei, se o pH sem CO2 injectado fôr muito distante do neutro, os testes podem vir deturpados...

Não sei se esses mesmos testes trazem alguma indicação correctiva a este nível... mas como já disse, fazendo uso das míticas tabelas pH vs. KH, não é 100% correcto, dependendo do pH inicial...

 

Obrigado pela "lição" de CO2, porque nesta matéria ainda tenho muita sopa para comer se quero estar relativamente á vontade

Nem eu, nem mais gente te pode pedir outra coisa...

 

Uma coisa é ajudar, outra coisa é fazer a papinha toda...

 

Isto não é para ti Murkas... é para algumas pessoas que quando lhes mandam pesquisar porque já está tudo respondido, e ainda ficam ofendidos...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bons dias!

 

Se vires que as plantas "pearlam" é indicativo que tens CO2 que baste na água, percebes?

 

Perfeitamente... :D

 

Agora só a experiência vai ajudar o saber, e como o saber vem com o tempo... há que meter mãos à obra e experimentar!! :wink:

 

Tkzz pela prontidão e esclarecimento das respostas!!

 

Cumprimentos

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais