rita_ricardo Publicado Julho 2, 2006 Publicado Julho 2, 2006 Olá Tou com várias dúvidas em relação ao meu aquário e resolvi vir falar com os intendidos Tenho um minireef de 75L, mas é dificil inumerar todo o equipamento porque não sou grande expert, mas vou tentar: - tem 2 bombas de 1500L/h - um termoestato - uma calha com duas lampadas - não tem escumador - tem cerca de 10kg de rocha viva - 4kg de substracto - mudo semanalmente 20% da água - utilizo água de osmose - ponho kalkwasser O aquario vai fazer 1 ano em Agosto, mas já sofreu alguns problemas... Tive uma infestação de aptasias e matei-as com kalk, mas isso deve ter criado um disturbio no meu sistema que ficou cheio de cianobactérias... teve assim aí uns 3 meses (mudava a água várias vezes, aumentei a circulação da água, mas acho que o meu principal problema foi não por a kaklwasser durante todo esse tempo). Depois desse problema (em que alguns corais foram à vida) veio o dos caranguejos que me mataram outro coral... não tá fácil... Actualmente, as coisas já andam mais fáceis, mas tenho algumas dúvidas e não queria correr mais riscos: - Mudei o aquario de local recentemente e parece estar novamente a aparecer cianobactérias, além disso à 2 dias que um dos corais não sai (não põe os corninhos ao sol, como os caracois, é um Sarcophyton). A minha única alteração tem a ver com a reposição da kalk e com a temperatura. Como o aquário estava a ficar muito quente segui o conselho da loja e tenho uma ventoinha ligada para a superficio do aquario que mantem a temperatura a 26ºC e isso foi +/- recente. A outra alteração tem a ver com a reposição da kalk, que como a evaporação é superior devido a limitações de espaço só tenho reposto cerca de 1L por dia. Como às vezes é insuficiente reponho apenas com água de osmoso. Mas tive a medir o pH e está a 8.7. A minha questão é se é falta de kalk o pH não devida estar mais baixo ou devo parar de adicionar e esperar que o pH desça? Desculpem o testamento, mas isto de ser jovem nestas coisas não é fácil Obrigada
Marco P Fonseca Publicado: Julho 3, 2006 Publicado: Julho 3, 2006 - Mudei o aquario de local recentemente e parece estar novamente a aparecer cianobactérias, além disso à 2 dias que um dos corais não sai (não põe os corninhos ao sol, como os caracois, é um Sarcophyton). A minha única alteração tem a ver com a reposição da kalk e com a temperatura. Como o aquário estava a ficar muito quente segui o conselho da loja e tenho uma ventoinha ligada para a superficio do aquario que mantem a temperatura a 26ºC e isso foi +/- recente. A outra alteração tem a ver com a reposição da kalk, que como a evaporação é superior devido a limitações de espaço só tenho reposto cerca de 1L por dia. Como às vezes é insuficiente reponho apenas com água de osmoso. Mas tive a medir o pH e está a 8.7. A minha questão é se é falta de kalk o pH não devida estar mais baixo ou devo parar de adicionar e esperar que o pH desça? Olá rita! Tive o mesmo problema a algumas semanas e ia ficando literalmente sem seres vivos no aquário derivado ao excesso de calk. Como temos aquários pequenos, aquecem depressa com a chegada do verão, e colocamos uma ventoinha para baixar a temperatura aumentando assim os níveis de evaporação a um ritmo alucinante. Claro que a nossa primeira tendência é repor os níveis de água com calkwasser. Até aqui tudo bem, o problema é que o consumo de cálcio de nano reefs como o teu (e o meu) não são equiparáveis as necessidades de reefs de maiores dimensões e geralmente a introdução excessiva de calk resulta em precipitação do cálcio, aumento excessivo do pH e queda da reserva alcalina. Se calhar é preferível repores a água evaporada com água de OI, KH (10 dkh) e ires adicionando kalk durante o período nocturno uma ou duas vezes por semana de forma a estabelizares o pH porque o teu problema poderá ser excesso de calk e não falta dele. Boa sorte.
Recommended Posts