não percebo :(


paulop

Recommended Posts

boas é assim as vezes leio que não é aconselhavél ter o carvão sempre no filtro mas as vezes vejo pessoas a dizer que o têm sempre la.... :P ..bem em que fico??outra coisa é com as plantas tipo leio que é preciso um substrato fertil por baixo do areõa mas tb vejo pessoas que tem as palntas diretamente no areão..ja para não falar naquelas que vejo metidas num algodão e parece nu mini vaso..lol...ja nao sei o k é melhor....é que eu tenhu um aqua e queria por-lo a funcionar de novo mas assim uma coisa mais decente e com algumas plantas das mais faceis de menter ja tenho algumas até (Hygrophila polysperma) e estou a pensar também num musgo de java e talvez umas flutuantes...nao sei...quanto ao que tenho é um aqua de 40l +- um filtro interior tetratec in400 plus e um termo rena 50w...bem é um areão tipo de rio..axam que ja sai alguma coisa decente daqui??

 

cump

pjmp.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

boas é assim as vezes leio que não é aconselhavél ter o carvão sempre no filtro mas as vezes vejo pessoas a dizer que o têm sempre la....

 

O carvão activo serve basicamente para remover certas substancias dissolvidas na água. Normalmente usa-se para remover os taninos(cor de chá provocada por troncos), medicamentos após tratamento do aquário entre outros. Quanto ao usar sempre ou ocasionalmente é uma opção pessoal que deverá respeitar o tempo de vida util do carvão, cerca de 3 a 4 semanas, porque após o saturamento do mesmo, este irá libertar na água aquilo que capturou. Ou seja, se o colocarmos no filtro e o deixarmos lá indefinitivamente ele irá ser util durante o periodo mencionado, depois devolve à água o que apanhou e a seguir não apanha mais nada... deste modo fica a saber que para o carvão ser eficente terá de ser trocado de 4 em 4 semanas (a médio prazo são muitos €€€€€€€). Já agora: o carvão não é selectivo. Tambem apanha as substancias que não queremos remover da água. O meu conselho é: Usar quando necessário por curtos periodos de tempo (eu já não aplico carvão no meu aquário há muito tempo e não noto necessidade de o fazer;))

 

outra coisa é com as plantas tipo leio que é preciso um substrato fertil por baixo do areão mas também (palavra corrigida) vejo pessoas que tem as palntas diretamente no areão..ja para não falar naquelas que vejo metidas num algodão e parece nu mini vaso..lol...ja não (palavra corrigida) sei o k é melhor....

 

Tal como as plantas terrestres as plantas aquáticas tambem absorvem nutrientes pelas raizes. se tiver um substrato fértil as suas plantas terão os nutrientes disponiveis a nivel das raizes. se não tiver elas irão buscar os nutrientes directamente à água. A verdade é que tem bonitos aquários plantados acaba sempre por tem o tal substrato, quer seja de marca, quer seja de receita caseira. mais uma vez vou relatar o meu exemplo: eu tenho humus debaixo do areão e as minhas plantas espalham-se tipo praga... antes, como não tinha nada, a propagação era mais lenta.

 

é que eu tenho (palavra corrigida) um aqua e queria por-lo a funcionar de novo mas assim uma coisa mais decente e com algumas plantas das mais faceis de menter ja tenho algumas até (Hygrophila polysperma) e estou a pensar também num musgo de java e talvez umas flutuantes...não (palavra corrigida) sei...quanto ao que tenho é um aqua de 40l +- um filtro interior tetratec in400 plus e um termo rena 50w...bem é um areão tipo de rio..acham (palavra corrigida) que ja sai alguma coisa decente daqui??

 

Claro que sai. Há quem faça milagres em pouco mais que uma gota de água. belissimos plantados em aquários menores que o seu. Aconselho-o a ler bastante e a pesquizar tanto no fórum como na net acerca deste assunto. já tem material para começar, não se esqueça da iluminação que é importantissima para o sucesso do crescimento das plantas. Agora é meter mãos à obra e deixar o tempo passar (a aquariofilia requer 200% de trabalho, 1000% de paciência hehehehehehe)

 

Espero ter ajudado. Abraços

 

p.s.aconselho esta leitura:

 

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=36380

http://faq.thekrib.com/pt/begin.html

http://faq.thekrib.com/pt/plant.html

A.K.A. Kapitonio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mas na minha zona... a aqua quando está muito tempo no aquario fica baça... com poeira... e até a minha avó se queixa disso... na jarra das flores...

 

e se meto o carvão fica cristalina... portanto... tenho que ter o carvão... ou então fica sempre baça...

http://s8.bitefight.com.pt/c.php?uid=30563 Ao clicar, está a ajudar.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

receita caseira para substrato??essa não sabia

nem nc tinha visto...como se faz??é capaz de ficar uma coisa a ficar em conta ja que €€ para gastar não ha mts.. :P .....ha a minha intenção tambem não é fazer de todo um plantado é so mesmo uma coisa agradavél assim a vista mas nada de pro....

a agua como costumo comprar de garrafão nõa há prob de não ser cristalina

cumprimentos

pjmp.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ha kapitonio eu ja tinha dado uma passagem nesses sites(são mt bons) ja algum tempo tenho lido e feitos pesquisas(acho extremamente importante)...mas tou a chegar a um ponto que acho melhor trocar impressoes e ver mesmo ao vivo como são as coisas....

 

 

cumprimentos

pjmp.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo

 

receita caseira para substrato??essa não sabia

nem nc tinha visto...como se faz??é capaz de ficar uma coisa a ficar em conta ja que €€ para gastar não ha mts.. :( .....ha a minha intenção tambem não é fazer de todo um plantado é so mesmo uma coisa agradavél assim a vista mas nada de pro....

a agua como costumo comprar de garrafão nõa há prob de não ser cristalina

cumprimentos

 

Uma procura de 2 minutos revelou alguma coisita:

 

http://aquabotanica.xpto.net/forum/viewtop...5f99ba69f713145

http://aquaideia.no.sapo.pt/art2.htm

 

 

imaginem se fosse uma procura a sério ;)

 

abraços

A.K.A. Kapitonio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nap sabia que se pode usar humus como substrato pensei que isso poderia de certo modo contaminar a agua...agora uma quetão se levanta por experiência propria o que aconselham??e ja agora qual fica mais em conta humus ou substrato fértil??ja agora humus tm se compra em lojas de animais??

 

cump

pjmp.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

kapitono ja vi que percebes disto á brava não tens msn pa m ensinares algumas coisas e trocar impressoes??ja agora se alguem quiser ajudar pode adicionarm para trocar impressões e tirar-m duvidas (que não faltam)....ok

 

 

cumprimentos

pjmp.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.