Pseudocrenilabrus ou outros


nmc

Recommended Posts

Tenho um aquário de 100 litros vazio, e estava a pensar fazer um biótipo de rios africanos.

 

Após algumas leituras, ver imagens, saber tamanhos máximos, parâmetros das águas, etc.

 

Encontri a família dos Pseudocrenilabrus, nomedamento os Pseudocrenilabrus multicolor victoriae ou Pseudocrenilabrus nicholsi.

 

Já agora alguém mantém alguma destas espécies, qual é o comportamento dos vossos exemplares.

 

Aceito também outras sugestões, outras famílias, com especial atenção para o tamanho dos peixes, porque o aquário é pequeno.

 

Obrigado.

Muñoz Camacho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

 

O principal a saber sobre os Pseudocrenilabrus é que eles são muito agressivos, o macho dominante vai ter o aquario por conta dele. Os outros especimes, da mesma especie ou não, vão andar sempre dominados e de fugida. Aconselho um bom conjunto de rochas e de plantas para servirem de abrigos.

O P. multicolor victoriae e o P. philander são bonitos com a cor amarela viva dos machos dominantes, no entanto para mim o P. nicholsi com os seus azuis é o mais bonito de todos, mas é a tal coisa, vai açambarcar o aquario todo. Como curiosidade uma vez tive uma fêmea que só estava a incubar um ovo, e correu bem pois que criei o peixe até ser adulto, era um macho. Acabei por perder a especie e não a recuperei pois que é rara no mercado.

Abraços

 

Paulo José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

 

O principal a saber sobre os Pseudocrenilabrus é que eles são muito agressivos, o macho dominante vai ter o aquario por conta dele. Os outros especimes, da mesma especie ou não, vão andar sempre dominados e de fugida. Aconselho um bom conjunto de rochas e de plantas para servirem de abrigos.  

O P. multicolor victoriae e o P. philander são bonitos com a cor amarela viva dos machos dominantes, no entanto para mim o P. nicholsi com os seus azuis é o mais bonito de todos, mas é a tal coisa, vai açambarcar o aquario todo. Como curiosidade uma vez tive uma fêmea que só estava a incubar um ovo, e correu bem pois que criei o peixe até ser adulto, era um macho. Acabei por perder a especie e não a recuperei pois que é rara no mercado.

 

Pois não sabia é que eram tão beras...

 

Tenho verificado que a Redfish, coloca-os na listagem das importações. Agora não sei se pedir só dois/três exemplares eles vem? é caso para ver.

 

Claro no caso de optar por eles serão a única espécie no aquário.

Muñoz Camacho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola

eu mantenho uma pop estavel de pseudo. phillander(atençao k tb sao azuis so os multicolor sao totalmente amarelos) num aqua de 60cm vai para 2 anos tenho neste momento 1 macho para 5 femeas e costumo ter posturas regulares.a nivel de comportamento nao ha grande agressividade apenas na altura do acasalamento e entre elas nunca com o macho, tenho o aqua com bastantes rochas e anubias de forma a delimitar territorios.

tb ja tive os multicolor(infelizmente pereceram quando mudei de casa) k sao um pouco mais pequenos e mais pacificos embora nao tao bonitos quanto os outros.

para um comunitario aconselho a nao os mix com outros ciclideos,pois quase de certeza vai dar molho mas tentares outras coisas tipo anabantideos(percas africanas),ou uns tretas do congo por ex e ficas com um autentico biotopo africano.

o incubador bucal do egipto(multicolor) antigamente ainda aparecia nas lojas mas nao aguentou a concorrencia com o malawi/tanganhica,o nicholsi nunca o vi a venda em portugal e o phillander a unica vez k encontrei fiquei com ele.

costumo ter para passar se tiveres interessado depois apita

tchau

Link to comment
Partilhar nas redes sociais