Recommended Posts

boas a todos

 

tenho ainda o meu filtro tal e qual como veio com o aqua (kit)

 

tenho tb um tronco no aquario que nunca chega a deixar a agua completamente cristalinha como tods nos gostamos devido aos quininos do tronco.

 

no entanto, venho pedir ajuda sobre o filtro, como posso melhorar ? o meu filtro tem uma esponja em baixo e logo depois a comparticao onde se coloca um saco, suponho que é o carvao.

 

tenho ouvido falar em ceramicas, que é isso afinal ?

 

alguem ma dá umas dicas.

 

obrigado

setup do meu aqua. kit aquapor sirius 60x30x30

54 litros

iluminacao - 1 lampada de 15 w

aquecedor - aquamatic plus 100 w

filtro - aquapor AQ300 de 5w

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Os filtros são os responsaveis pela filtração/limpeza da água do aquário!

 

Em principio a filtragem é constituida por três partes:

 

- Filtragem mecânica. Serve para apanhar as particulas maiores, como restos de comida, alguma folha ou excrementos dos peixes que não se tenham dissolvido.

 

- Filtragem biológica. Esta é quanto a mim a mais importante porque é aqui que o "ciclo" do azoto se vai processar prioritáriamente pelas bactérias nitrificantes e pelas bactérias nitrificadoras. No entanto não é só aqui que existem essas bactérias boas. É aqui que se utilizam as cerâmicas que servem para as bactérias se fixarem e fazer o seu trabalho :) que consiste basicamente em decompor a amónia em nitritos e estes em nitratos.

 

- Filtragem quimica. Aqui processa-se a remoção de particulas mais pequenas (certas moléculas) através do carvão activo, zeolith, chemi-pur, etc. Atenção que estes produtos quimicos não retiram tudo o que queremos (infelizmente). Há também um senão: normalmente tiram aquilo que não queremos, tal como os nutrientes que as plantas precisam... ;)

 

Pic_8628_1.jpg

 

Na imagem pode ver como funcionam basicamente os filtros externos e a ordem de colocação das diversas matérias filtrantes (pelo menos é o que me parece mais lógico: mecânica, biológica e quimica).

 

IMPORTANTE o facto de existir um filtro não quer dizer que deixemos de fazer TPA's pelo menos quinzenais (se forem mais frequentes melhor) com água devidamente acondicionada!

 

Abraços

A.K.A. Kapitonio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o meu filtro é interno, ja vinha com o kit do aqua

 

o aqua tem 43L o filtro é um AQ300 interno.

 

mas nao espaço para ceramicas, vem com a esponja e com um saquinho de carvao.

 

a minha duvida é se devo tiar o saco de carvao e por ceramicas ou se devo substituir o carvao e com que periocidade.

 

o aqua ja esta a funcionar a 2 meses

setup do meu aqua. kit aquapor sirius 60x30x30

54 litros

iluminacao - 1 lampada de 15 w

aquecedor - aquamatic plus 100 w

filtro - aquapor AQ300 de 5w

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

O carvão activo serve para retirar alguns quimicos que se encontram na água! não é miraculoso mas em certas ocasiões é fundamental. No entanto tambem tem as suas desvantagens. Quando atinge o seu ponto de saturação começa a devolver à água aquilo que anteriormente apanhou. Por esse motivo só deve ser usado por curtos periodos de tempo, maximo 3/4 semanas. depois tem de ser substituido.

 

Eu pessoalmente já não uso carvão vai para 2 anos. No espaço deste optei por colocar cerâmicas e até agora o que noto é que amónia não há, assim como nitritos e nitratos. Como tal estou convencido que um bom filtro biológico é meio caminho andado para um aquário saudavel.

 

Entretanto vi noutro tópico que o meu amigo tambem tem o seu aquario "bem" povoado. Este é um ponto que em nada ajuda e que consequentemente faz com que o filtro que tem pouco mais sirva do que para agitar a água!

 

A meu ver devia seriamente pensar em adquirir um filtro que pelo menos limpasse a água em condições! No seu caso eu optava por um filtro externo, pelos seguintes motivos:

 

- Não ocupa espaço dentro do aquário.

- Maior que qualquer filtro interno. Isso traduz-se directamente em maior espaço para colocar matérias filtrantes.

- Manutenção simples. Basta levar o filtro para a banheira e a "chafurdisse" fica reduzida. hehehehehehehe

 

Abraços

A.K.A. Kapitonio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado pela dica, mas diz uma coisa.

 

eu com este filçtro posso retirar o carvao e colocar ceramicas »? o c arvao que tenho no filtro é o de origem ja deve ter 2 meses.

 

e o que é ceramicas ?

 

e o aqua ja nao esta tao povoado ja morreram algum agora tenho 8 neons, 2 botias, 1 dolar, 2 barbos, um tubarao albino e 3 limpa fundos .

setup do meu aqua. kit aquapor sirius 60x30x30

54 litros

iluminacao - 1 lampada de 15 w

aquecedor - aquamatic plus 100 w

filtro - aquapor AQ300 de 5w

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo!

 

As cerâmicas são isto:

 

213_1329_62375_2.jpg

 

Há-as de diversas formas e feitios mas servem todas para o mesmo efeito! dar abrigo às bactérias nitrificantes e nitrificadoras!

 

Tambem há as "bioballs" que são feitas de plastico e cujo objectivo tambem é dar abrigos às bacterias:

 

217_1337_62397_2.jpg

 

A forma de usar as cerâmicas/bioballs é simples: se puder colocar 2 litros delas no filtro não coloque 1 litro. Ou seja, quantas mais melhor!

 

Quanto ao carvão activo já o devia ter tirado assim que leu o meu post! Porque neste momento o carvão já não está lá a fazer nada de bom, pelo contrário.

 

As trocas de água não são responsaveis pela morte de peixes desde que a água seja acondicionada como deve de ser. Entende-se por acondicionada quando não existe cloro (o cloro desaparece se se deixar a água a repousar em recipiente destapado), o ph se encontra parecido com aquele que existe no aquário e se for necessário, que tenha sido préviamente aquecida.

 

Eu mudo cerca de 90 litros por semana, dos quais 30 directamente da torneira, e os meus peixes nem ligam. o ph não mexe e os outros factores tambem não. há que referir que eu tenho 300 litros no aquário e 60 litros na sump. No seu caso, uma vez que o volume é menor não precisa de TPA's tão grandes. Se mudar 10 litros por semana, os seus peixes agradecem, as mortes diminuem e mesmo que o filtro seja insuficiente, com a sinfonagem elimina alguma amónia, nitritos e nitratos!

 

Quanto à pergunta que faz se pode colocar cerâmicas no filtro é sim se o filtro tiver espaço para elas. Repare que as cerâmicas ocupam um bocado de espaço. A eheim, por exemplo, vende as cerâmicas em caixas de 1 litro. Outras marcas vende a peso, etc, etc. eu pessoalmente só uso filtro interno no aquário de quarentena/hospital! e ai não me preocupo muito com a filtragem, uma vez que faço trocas de água todos os dias.

 

Abraços

A.K.A. Kapitonio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.