Algas verdes escuras


Dave

Recommended Posts

Aparecem agarradas às plantas, logo no segundo dia após uma TPA lá estão elas.

Se as aspirar com um tubo, aparentemente sai bem, mas volta a aparecer.

Tenho feito TPA's praticamente dia sim dia não, de cerca de 1/3 do volume.

Já reduzi o foto periodo para 8 horas, vou experimentar descer para 6h?!

 

Alguém já teve estas algas?? O que fazer para me ver livre delas??

 

Têm cor verde escura e são tipo uma "gosma" nojenta.

 

Uso de vez em quando fertilizante liquido (hortrilon), mas não tenho usado muito desde que começaram as algas (talvez seja outro dos erros).

E também usei de início umas barras verdes junto das raízes (para uso em vasos mas agora não me ocorre o nome nem por nada). Tenho um palpite que estas barras podem estar na origem do problema... será? Mas só se manifesta agora? passados uns bons meses da sua utilização..

 

Deixo duas fotos:

 

Pic_1824_6.jpg

 

Pic_1824_7.jpg

 

Qualquer sugestão é bem vinda.

 

 

Abraço,

David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá David,

 

isso parece-me cianobactérias...são de um verde escuro esquisito e parece que cobrem as plantas com um tipo de gelatina...já tive disso...tenta retirá-las manualmente, faz mais TPA's e aumenta a oxigenação e/ou circulação. Outra forma de as matares é cobrires totalmente o aquario durante uns 3 a 4 dias...não tenhas medo, que as plantas não morrem.

 

Um abraço

Bruno Quinzico - The Twin

 

As acções de hoje são as consequências do amanhã!!!

www.algareef.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Bruno.

 

Estava mesmo convencido que seriam algas, nem pensei nisso.

Quando dizes cobrir o aquário, referes-te a tirar a luz certo?

 

As plantas se ainda não morreram até agora, tenho fé que aguentem mais esta experiênciazinha. :)

Obrigado.

 

 

Abraço,

David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

outra solução completamente segura tnato para animais, plantas e filtro biológico, é o uso de eritromicina...

 

no que diz respeito a ciano bactéria, é todo um assunto muito obscuro.

 

surge do nada e das duas uma, ou se evapora por nada, ou cresce forte e feio.

 

nao percebo que tipo de desiquilibrio quimico na água proporcionará o aparecimento de ciano na água.

smflogo.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Tenho mantido o CO2 desligado durante a noite pois está ligado ao temporizador das luzes. Era uma questão que ia colocar, se devo desligá-lo ou não durante aquele período em que mantenha o aquário sem luz como foi aconselhado pelo quinzico.

 

Vou dar uma limpeza no filtro para melhorar a circulação.

 

abraço,

david

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá David,

 

as cianos vivem normalmente em ambientes de pouco oxigénio e/ou águas paradas. Se tiveres umas bombas ou powerheads por aí paradas...sempre podes pô-las a funcionar. Relativamente em colocar às escuras o aquário, quero dizer mesmo colocar às escuras...tapar o aquario com alguma coisa de modo a que a luz não penetre...não te esqueças de ligar uma bomba de ar. Ao fazeres isto, estás a privar as cianos de fotossintese, acabando por morrer.

 

Podes sempre tentar outra coisa....retirá-las manualmente, embora haja algum perigo para os habitantes dos aquários (libertam toxinas, se agitadas) foi o que fiz e resultou!

 

Eu tentava primeiro aumentar a circulação e o corte do fornecimento de quaisquer fontes de nutrientes (fertilizantes, CO2,etc). também reduzia as horas de luz e potência de luz, e via o desenvolvimento ao fim de uma semana! Renova/introduz o carvão activo, para combater as toxinas, e coloca a bomba de oxigénio a funcionar.

 

Boa sorte...se necessitares de alguma coisa diz...e lê isto http://www.naturlink.pt/canais/Artigo.asp?...=2369&iLingua=1

Bruno Quinzico - The Twin

 

As acções de hoje são as consequências do amanhã!!!

www.algareef.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado. o link é muito interessante, conhecia o site mas ainda não tinha lido esse artigo. ;)

 

O aquário já está às escuras, coloquei mais uma bomba de circulação e desliguei também o CO2. No filtro pus carvão activado.

 

Não vou fertilizar durante estes dias... mas talvez continue a fazer tpa's?!

 

Abraço,

David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

TPA's não fazem mal a ninguém...até ajuda a retirar toxinas, fosfatos e nitratos da água...depois mete os desenvolvimentos!

Bruno Quinzico - The Twin

 

As acções de hoje são as consequências do amanhã!!!

www.algareef.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

passa-se exactamente o mesmo comigo, tenho estas feiissimas algas no meu aqua, mas acho q sei porque, visto um comentário do colega "krushandkill",é que o meu co2 fica sempre ligado, dia e noite...

 

entao, e não à problema de deixar os peixes esse tempo todo sem luz ?? ;

convem destapar para dar comer certo ??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gomes,

 

não há nenhum problema em deixá-los sem luz. A emissão de CO2 continua pode ajudar, mas não implica o aparecimento das cianos. Normalmente é nutrientes a mais e má circulação.

Bruno Quinzico - The Twin

 

As acções de hoje são as consequências do amanhã!!!

www.algareef.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Viva, passado algum tempo... já está tudo resolvido, aumentei a circulação e apaguei a luz durante uns dias.

As cianos não voltaram a aparecer.

 

Obrigado.

 

Abraço,

David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais