Citrato de Potássio Tribásico


cacorreia

Recommended Posts

Olá a todos

Para fertilizar com potássio, encomendei cloreto de potássio e, penso eu que por engano, enviaram-me citrato de potássio tribásico.

É a mesma coisa, há inconveniente em usá-lo ou pura e simplesmente devo devolvê-lo e pedir que me enviem o que pedi?

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Troca isso... Tudo bem que podes usá-lo, mas não faz sentido nenhum usares isso. Pede para o trocarem pelo KCl.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Quando não digo que faz sentido, é porque deves arranjar compostos químicos mais baratos que o Citrato de Potássio.

Pode-se fazer as contas na boa. Só acho que não se deve usar o citrato como contra-ião do potássio... deve-se usar um ião inorgânico :twisted:

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que entendi!

Mas olha, cobraram o mesmo valor que me tinham dado para o KCL quando fiz a encomenda...

 

Nesse caso encomendei KCl, paguei KCl e recebi citrato de potássio tribásico... nem coneço o simbolo quimico...

 

Não fazia ideia de que este é mais caro...

 

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá mais uma vez...

 

Símbolo químico não... quanto muito fórmula química :roll: (é só para chatear) :twisted:

 

É um bicharoco destes:

 

PotassiumCitrate_s.gif

 

A gente tem muitos, e bebe muitos... mas não sobre a forma sólida, como é óbvio :roll:

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só mais uma questão

Como não vivo em Lisboa, para fazer a troca vou ter que enfiar isto numa transportadora e pedir que enviem os produtos que realmente pedi.

Ainda não coloquei a questão à empresa que me vendeu isto e imagino que não vão criar-me qualquer tipo de problema...

Mas, se na pior das hipóteses, levantarem alguma questão, então eu gostava que me dissesses com muita clareza se o posso usar no aquario sem problemas.... na tua primeira mensagem fiquei a entender que posso usar mas que não seria muito aconselhado, estou certo?

 

Qual a desvantagem relativamente ao KCl, exceptuando o preço, claro, mas em relação a isso, como já expliquei, paguei o mesmo...

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Essas perguntas são pertinentes.

Vou tentar explicar os porquês da minha opinião...

 

:twisted: Quanto a ser mais caro, depende... 1 grama de Citrato de Potássio pode conter mais átomos de potássio que uma de KCl.

 

:roll: Quanto a ser perigoso, eu creio que não o é... Mas vamos a ver uma coisa... O ião citrato existe no organismo dos peixes. Isso é certo e sabido... mas tanto quanto sei, a sua concentração nas águas naturais não é elevada. Talvez seja até desprezável.

Com os produtos inorgânicos isso já não acontece. Ou seja, a concentração de ião cloreto ou sulfato nas águas naturais é muitas vezes superior à do citrato...

 

Resumindo, com o KCl sabe-se que os peixes/plantas não se ressentem.

Com o citrato, tanto quanto sei, não há relatos de o já terem usado como fertilizante de potássio.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais