Pedras!!!


Recommended Posts

Pois é...

Acho que aqui é que deve ser postada esta duvida para quem se inicia neste hobbie....

Que tipo de pedras podemos por nos nossos jardins aquaticos?

Ex rato

 

O que não me mata...torna-me mais forte...ou talvez não...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

 

 

Básicamente... qualquer pedra que não reaga (se veja efervescencia) em contacto com ácido...

 

 

Mais comuns são os xistos e basaltos...

 

 

Fiquem bem

 

 

jnarciso

Cumprimentos,

 

Fiquem bem...

 

 

Jose Narciso

 

 

 

__________________

´¯`·.¸¸.·´¯`·.¸.¸¸.·´¯`·.¸><((((º>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na teoria o limão deveria servir mas na prática é um ácido demasiado diluido para tal (a efervescência acontece mas demora uma eternidade).

Soluções mais rápidas são o vinagre (um pouco mais forte que o limão) ou o vulgar ácido muriático de limpeza de canos (cuidado com as mãos).

launch1au.gif

 

Temos dois ouvidos e uma boca para ouvirmos mais do que falamos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora também fiquei com uma dúvida....se o vinagre ou outro activo reagir com a pedra é porque ela é calcária certo?

 

se assim for o jnarciso referiu que poderiam ser usadas quaisquer outras pedras, mas as pedras calcárias fazendo por sua vez subir o ph, também são vulgares para outros biótopos tais como para ciclídeos certo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ou para cenas assim mais instáveis, se injectares CO2 e tiveres turfa como substracto podes usar pedras calcárias para que o ph não desça tanto, mas acho que isso tem que ter muitas experiencias para se acertar :lol:

"Dá um peixe a um homem, e a fome lhe matarás. Ensina-lhe aquariofilia e à fome o matarás" biggrin

 

o meu aquário

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aproveitando o topico gostaria de tirar uma duvida, eu arranjei numa loja de ferragens ca no Funchal uma areia branca espectacular, mas o problema é que não sei se posso usa-la no meu aquario, fiz o teste a esta areia do acido muriatico e esta não efervesceu ( penso que seja bom sinal).

 

A minha duvida é: que outros testes posso realizar de maneira a que possa utilizar esta areia no meu aquario sem correr riscos de matar as plantas e os peixes que la tenho?

 

Obrigado pela ajuda :roll:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aproveitando o topico gostaria de tirar uma duvida, eu arranjei numa loja de ferragens ca no Funchal uma areia branca espectacular, mas o problema é que não sei se posso usa-la no meu aquario, fiz o teste a esta areia do acido muriatico e esta não efervesceu ( penso que seja bom sinal).

 

A minha duvida é: que outros testes posso realizar de maneira a que possa utilizar esta areia no meu aquario sem correr riscos de matar as plantas e os peixes que la tenho?

 

Obrigado pela ajuda  :twisted:

 

Boas, podes fazer o seguinte:

Arranjas um copo e metes meio de agua. medes o PH e depois metes no copo de água essa areia(metade do copo). No outro dia medes o PH e verifica se houve oscilação do mesmo.

 

Cumps

João

Anti-Canon lol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá, em relação às pedras, realmente as que reagem ao ácico cloridrico ou muriático, são calcária!

se a areia não reagiu é porque não é calcária! a areia que nós temos na praia e nas dunas é toda siliciosa, só há areia calcária nas praias tropicais! por vezes nas nossas praias têm areias com conchas, ou pequenos vestigios de conchas, que são calcárias e que podem elevar o pH (o que para muitas espécies pode até ser bom, como sabes)

Se quiseres confirmar a tua areia basta que olhes para ela com atenção, se os grãos da areia forem todos redondinhos, transparentes ou esbraquiçados, todos eles mais ou menos do mesmo tamanho, então tens uma areia siliciosa bastante evoluida e excelente para por no aquário!

Atenção que há minerais e pedras que embora não sejam calcárias podem reagir com a água (exemplo: halite, sal) e que também não reagem com o HCl (ácido cloridrico) e qe evidentemente não podes por no aquário! por isso o melhor é não pores qualquer coisa que não reage e sim pores apenas o que souberes o que é! e há muita coisa que podes por... porque não te esqueças que a temperatura favorece as reações, assim tens de ter em atenção às coisas que reagem com água a essa temperatura (que é elevada)

 

Bjs e boa sorte

 

Pedras é comigo mesmo :lol:

 

Laura

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Laura.

 

O que queres dizer com reagir com a água? Dissolver-se?

É que o sal, se estiveres a falar de Cloreto de Sódio, não reage com a água. Pura e simplesmente, dissolve-se e dissocia-se em iões...

 

Quanto à da temperatura... tudo bem que são poucos os casos, mas nem sempre a solubilidade aumenta com a temperatura... :?

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, Ivan, para mim dissolver-se em água é uma reacção à água, não sei se em termos de quimica pura isto está correcto, uma vez que não sou química... mas para mim a dissolução é uma reacção quimica...

O que se passa com o calcário também é a dissolução (mais lenta claro está) pela presença de CO2 na água, e quanto maior for a presença deste, maior vai ser a acidez e mais rápida vai ser a reacção de dissolução.

 

A dissolução do Cloreto de Sódio é acelerada (a reacção) pelo aumento da temperatura... com em QUASE todos os sais, tens toda a razão Ivan :)

 

Já agora, se a água fosse destilada o calcário não reagia com a água (só para aumentar a confusão) lol

 

Babo: passa a tua nova areia por água corrente, poe a ferver durante uns minutos (largos), deixa arrefecer e usa-a à vontade, eu pessoalmente gosto mais de areia clara e fina, mas isso também vai depender do que lá fores por a seguir de seres vivos (animais e plantas) :o

 

 

Bjs

Laura

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Já agora, se a água fosse destilada o calcário não reagia com a água (só para aumentar a confusão)

Hmm...

 

Pela tua forma de pensar, sendo que uma dissociação é uma reacção, então CaCO3 em água destilada, reage!!

 

Se colocares CaCO3 em água destilada, uma parte dele dissolve-se e dissocia-se em iões Ca(2+) e CO3(2-)... aliás, da concentração máxima que consegues atingir desta maneira podes calcular o produto de solubilidade do sal, e também a solubilidade... agora não te esqueças é que há sais solúveis (bons electrólitos) e sais pouco solúveis (maus electrólitos)... o Carbonato de Cálcio é pouco solúvel em água...

Agora o que tu disseste, e bem, neste caso quanto mais ácida for a solução em que dissolvas o CaCO3 maior será a concentração de Cálcio e consequentemente de Carbonato dissolvidas.

 

Nota de foro químico: Obviamente que ao haver dissociação do CaCO3 na água, os iões carbonato não ficam sobre a forma de ião carbonato... como deves saber, o ião carbonato é uma base conjugada do ácido carbónico.

O que acontece é que alguns desses iões carbonatos reagem com a água, retendo alguns iões H+, formando iões bicarbonato e ácido carbónico:

 

CaCO3 <-> Ca(2+) + CO3(2-)

CO3(2-) + H2O <-> HCO3(-) + OH(-)

HCO3(-) + H2O <-> H2CO3 + OH(-)

 

(Ter em conta que todas estas reacções são equilíbrios)

 

Quando tudo isto estiver em equilíbrio, atinges a solubilidade máxima (calculadas para 25º C) do sal. No caso do CaCO3, quando atingires a saturação, se o tiveres feito em água destilada, o pH andará à volta dos 8.2-8.4 (solubilidade do CaCO3 em água destilada e desarejada 6.69x10^(-5) moles/litro)

 

Se tiveres curiosidade: Produtos de solubilidade, solubilidades e solubilidades intrínsecas.

 

E para terminar, eu sei que existe mais que uma "estrutura cristalina" para o Carbonato de Cálcio. As que conheço são a Calcite e a Aragonite, sendo que a Calcite é mais insolúvel que a Aragonite (aqui). Isto só para dizer, que tu até deves saber bem melhor que eu, que para compostos idênticos, consoante a sua geometria tridimensional (estrutura cristalina) a solubilidade varia.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Voltando à origem do tópico :evil: é verdade que pedras calcárias geralmente não se adequam ao um aquário de água doce.

 

Mas dá jeito sempre salvaguardar que para determinados peixes até é muito boa ideia: para além dos óbvios ciclídeos africanos, os ubíquos guppies, mollies, platys, caudas de espada e o resto dos primos vivíparos, só para citar os mais comuns.

 

Há também outros peixes que toleram pH elevado, como alguns guramis, o betta-combatente, e o peixe-vermelho, por exemplo. Nestes casos também não me parece má ideia, porque o material calcário funciona como um buffer do pH, mantendo-o mais estável.

Forumaquariofilia.png

TiagodovaleAAC.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

sempre podes colocar o tal areao num recepiente qualquer com agua e passado um tempo fazes mediçoes quimicas a agua a ver se estas foram alteradas ( medindo esses mesmo parametros antes de a agua ser intruduzida no tal recepiente)... nao sei se é viável foi só uma ideia que me surgiu agora..

 

Quanto ao cálcario irá aumentar a dureza da agua e tb o pH julgo.... mas como durante um ano andei-me a "baldar" a aquariofilia e só a uma semana e que me voltei a dedicar ao hobby nao tenho bem a certeza...

Cumprimentos

 

 

 

Ex green goblin

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tal como a nossa colega Laura disse, as Rochas Igneas (Basaltos, Granitos, etc..) e as Rochas Metamorficas (Xistos, Quartzitos, Ardosias, etc...) são Rochas que em "Principio" não causam alterações significativas!!

 

Coloquei o Principio entre aspas porque?!!

 

Porque toda a acção têm uma reacção (já dizia o nosso amigo Newton) e as Rochas nao são materiais Homogeneos e Isotropicos, logo nao podemos garantir com 100% de certeza que estas Rochas nao nos causarão problemas...

 

 

Já agora aproveitava para fazer uma pequena emenda à nossa colega Laura quando diz que:

 

"Se reage é cálcaria", ora isto nao é totalmente verdade, o correcto seria:

"Se reage tem componente carbonatada" isto porque nem tudo o que reage é calcário/a.

 

Já agora o processo de Dissolução é um reacçao quimica e tal como a Laura disse o Calcario é extremamente reactivo na presença de água...

 

Espero ter sido util

Eu Gosto de mamar nos peitos da Cabritinha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Já agora o processo de Dissolução é um reacçao quimica e tal como a Laura disse o Calcario é extremamente reactivo na presença de água...

Se para ti, formar iões é reagir... então tudo bem.

 

Quanto ao calcário reagir... depende. Com água destilada? Ele não reage... dissolve-se.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro Luis

 

A dissolução é uma reação química em que moléculas de um sólido são dispersas como íões numa fase líquida, isto é, a dissolução é um fenômeno que consiste na disseminação de uma substância sólida, líquida ou gasosa, na massa de outra, constituindo com ela uma mistura homogênea (solução). Ocorre quando a atração das partículas do solvente sobre as do soluto for maior que a atração entre as partículas do soluto.

 

Nos calcarios a alteração da-se pela dissolução de CaCo3, sendo o grau de alteração condicionado pela humidade, temperatura e composição da àgua.

Eu Gosto de mamar nos peitos da Cabritinha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

A dissolução é uma reação química em que moléculas de um sólido são dispersas como íões numa fase líquida, isto é, a dissolução é um fenômeno que consiste na disseminação de uma substância sólida, líquida ou gasosa, na massa de outra, constituindo com ela uma mistura homogênea (solução). Ocorre quando a atração das partículas do solvente sobre as do soluto for maior que a atração entre as partículas do soluto.

Eu sei o que é uma dissolução...

 

O que eu estou a dizer, é que a dissolução pura e simplesmente, não é entendida como uma reacção química.

Quanto à parte das "atracções", deves também saber que não é bem assim... não está completamente correcto.

 

Eu digo isto, porque tal como já disse em cima, entendo uma reação química, como havendo quebras e/ou formação de novas ligações químicas. Ora numa dissolução de um sal, isso não acontece.

 

Nos calcarios a alteração da-se pela dissolução de CaCo3, sendo o grau de alteração condicionado pela humidade, temperatura e composição da àgua.

Alteração de quê? agora não percebi, sinceramente.

Como é óbvio, pH, salinidade, temperatura, e outras coisas são importantes para determinar a solubilidade de um produto num dado solvente.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro Luis

 

Percebo e respeito onde quer chegar no que diz respeito à dissolução pura e simples não ser entendida como uma reacção quimica... no entanto tens de concordar comigo que no campo do senso comum a dissolução é vista como um processo simples que consiste na disseminação de uma substância sólida, líquida ou gasosa, na massa de outra e ponto final.

 

A alteração é um termo geologico que de um modo simples não é mais que a resposta que as rochas dão ás modificações do ambiente em que foram geradas.

A alteração pode ser fisica, quimica e biológica, sendo que dentro da alteração quimica temos processos de Oxidação, Dissolução, Hidrolise, Carbonação, Hidratação, Trocas iónicas, entre outras.

Eu Gosto de mamar nos peitos da Cabritinha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

A alteração pode ser fisica, quimica e biológica, sendo que dentro da alteração quimica temos processos de Oxidação, Dissolução, Hidrolise, Carbonação, Hidratação, Trocas iónicas, entre outras.

:oops: Ok... eu compreendo que o senso comum nos diga que uma dissolução de um sal seja uma reação química... mas não é.

Apesar de eu não gostar muito, vou usar a wikipedia:

 

http://en.wikipedia.org/wiki/Solvation

 

Note that solvation does not mean a reaction takes place. Adding NaCl(s) in water, for example, will only create a solution of sodium and chloride ions; you would only have solvation of the salt's ions. Adding the weak base ammonia to water, on the other hand, would be a reaction.

Mas tal como disse, não gosto muito de usar a Wikipedia... :roll: Pelo menos não a aceito como uma verdade inquestionável.

 

The bigger the ion, the more solvent molecules are able to surround it and the more it becomes hydrated.

Por exemplo, isto é errado...

 

Se assim fosse, o Sódio seria muito mais importante que o Potássio para os seres vivos. É essa a razão pela qual o Potássio entra para as células e o Sódio não. Apesar de ser maior, o potássio tem uma densidade de carga menor, o que faz com que tenha menos esferas de hidratação e seja minimamente permeável nas paredes das células. Já o sódio, apesar de ser mais pequeno, tem a carga mais concentrada, o que faz com que tenha mais esferas de hidratação, tornando-se "maior" que o potássio.

 

No caso do Carbonato de Cálcio, ele dissolve-se, e consoante o pH do solvente, o ião carbonato poderá ou não funcionar como base...

 

Abraço.

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro Luis

 

A explicação foi perfeita.

 

Se duvidas havia, neste momento foram totalmente retiradas, devo admitir que mesmo estando por dentro do assunto (apesar de nao a estudar nem sequer gostar ou ter a minima apetencia pela materia) houveram aspectos na tua explicação que foram uma surpresa. Desde já agradeco te por isso (já valeu a pena estar acordado a estas horas).

Eu Gosto de mamar nos peitos da Cabritinha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.