Ajuda para começar a montar o aquario


Recommended Posts

Oi pessoal...vou começar agora a montar um aquario de agua quente so k n sei qual o equipamento a usar.

É um aquario com +/- 120L, estou a pensar em por guppys, tetra neon, betta, limpa-vidros, platy, e outros por defenir (esta n é a escolha final, é apenas uma lista de possiveis peixes).

 

Agradecia k me ajudassem com o equipamento necessario para o aquario (filtros, bombas, aquecimento, iluminaçao,...), quais as melhores marcas e onde arranjar, uma vez k so tenho mesmo o aquario(a caixa de vidro), ou seja....falta me praticamente tudo. Gostaria tambem se fosse possivel tentar ser poupado.

 

E ja agora se quiserem fazer sugestoes de peixes e criticas a minha lista tambem agradecia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

primeiro... um termoestato de 150w

 

acho eu

 

um filtro... adequado para esse aquario... interno... de mochila ou cascata.. ou filtro externo... embora um externo seja demais...

 

quanto a lista de peixes

 

bettas e guppys... não são boa companhia... o betta por vezes confunde a cauda do guppy com outro betta... e por vezes o guppy acaba morto... ou sem cauda...

 

embora eu tnha bettas e guppys juntos e ocorre tudo bem...

 

guppys são peixes de pH alcalino... e neons de pH ácido... acho que 3 corys ficariam bem... e ajudam na manutenção...

http://s8.bitefight.com.pt/c.php?uid=30563 Ao clicar, está a ajudar.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

primeiro... um termoestato de 150w

 

acho eu

 

um filtro... adequado para esse aquario... interno... de mochila ou cascata.. ou filtro externo... embora um externo seja demais...

 

quanto a lista de peixes

 

bettas e guppys... não são boa companhia... o betta por vezes confunde a cauda do guppy com outro betta... e por vezes o guppy acaba morto... ou sem cauda...

 

embora eu tnha bettas e guppys juntos e ocorre tudo bem...

 

guppys são peixes de pH alcalino... e neons de pH ácido... acho que 3 corys ficariam bem... e ajudam na manutenção...

http://s8.bitefight.com.pt/c.php?uid=30563 Ao clicar, está a ajudar.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

um filtro... adequado para esse aquario... interno... de mochila ou cascata.. ou filtro externo... embora um externo seja demais...

.

 

Ora bem, para cumeçar, filtragem nunca é demais. A única coisa que podes ter será 'corrente' a mais, provocada pelo filtro, mas isso é mais problemático em filtros internos.

*Um bom filtro para esse aquário seria um fitro tipo mochila (ou cascata, como quisermos). Há que ter em conta que referiste a questão financeira, pois os filtros externos podem ser um pouco mais caros, mas de certeza que fazem sempre um melhor serviço, p+ara além de não ocupar espaço do aquário e não serem inestéticos. Portanto caso haja possibilidade eu optaria por esta opção. Noutro caso, para um aqua com essa litragem também um filtro interno seria suficiente, desde que desse para pôr algum material filtrante para além duma esponja.. Mas eu optaria pela opçao do filtro mochila/cascata, uma vez que também não ocupa espaço do aquário.

*Seria bom o filtro ter uma capacidade hóraria, ou seja, litros por hora (l/h), de pelo menos 4 ou 5 vezes o volume do aquário.

*Quanto ao termostato, eu diria que 100w chegariam bem. ricardo não te esqueças que o aquário nunca é cheio até acima. O roach Jr. não referiu as dimensões, mas acredito que apenas nisso percas scerca de 5L, ora contanto com o areão, decoraçoes, pedras, troncos, ficarias com menos de 110L. Posto isto e contando com o aquecimento das lâmpadas, digo-te já que um termostato de 100w fará o trabalho na perfeição.

 

*Agora a questão de iluminação é mais complexa. Tudo depende daquilo que queres fazer do aquário, se queres manter bastantes plantas com crescimento saudável, se não desejas plantas, etc...

*Quanto ao substrato, uma vez que não vais fazer um aquário plantado (até porque estás a iniciar) podes simplesmente pôr cascalho simples de rio, grãos não muito grandes, nem muito pequenos (2 a 5 mm)

 

 

Não sei se tens algumas noções básicas como por exemplo, do ciclo de azoto. Mas acho este tipo de tópico devias colocar no sub-fórum "Iniciação à aquariofilia de água doce".

 

Vai com calma, e expôe as dúvidas que tiveres.

 

Abraço

Sam LopeZ

..."Primeiro penso em mim mas não me chames egoísta, desculpa lá se eu não sou o verdadeiro artista.."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

um filtro... adequado para esse aquario... interno... de mochila ou cascata.. ou filtro externo... embora um externo seja demais...

 

Eu tenho um filtro extreno de 500L/h num aqua de 50L e o meu cunhado, um filtro de 1000L/h num aqua de 40L... garanto-te que é ligar e esquecer que o filtro existe...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi pessoal!! antes de mais obrigado pela ajuda que me estao a dar.

 

tinha-me esquecido das medidas do aquario por isso aqui estao:

88x34,5x40cm

 

Ok...ja percebi que o melhor é optar por um filtro externo, mas acham mesmo que um filtro tipo cascata é o melhor?? É que eu tenho tartarugas...sei k não é a mesma coisa que peixes mas o filtro delas é um tipo cascata (millennium 2000) e não curto muito porque aquilo faz imenso barulho, não faz muita filtragem e tenho uma certa dificuldade em arranjar as recargas.

Tive a pesquisar e gostava de saber a vossa opiniao em relaçao aos filtros do tipo canister. Descobri um site de criticas sobre material de aquario e na area dos filtros existe uma marca em que as critacas sao do melhor não existe uma unica critica a rebaixar o filtro, a marca é a Fluval. Gostaria de saber a vossa opiniao nesta questao dos filtros. Quais as melhores marcas os que fazem menos barulho etc.... e claro se fosse possivel os custos.

 

Deixo aqui o tal site de criticas para o caso de se quererem informar:

http://www.aquahobby.com/b_products.php

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se podes comprar um fluval desses tas a espera de quê?

Mas aí aquilo que disseste no ínicio era mentira... (não quereres esticar-te no orçamento).

Eu nesse caso optaria por interno ou cascata, mas se podes comprar o canister.... :(

..."Primeiro penso em mim mas não me chames egoísta, desculpa lá se eu não sou o verdadeiro artista.."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é claro que o orçamento não pode esticar muito, mas por um filtro antes um bom que não fassa barulho do que um que me de problemas e faz imenso barulho....é que eu ja tenho experiencia com os cascata e odiei.... por isso a questao do orçamento ainda se mantem, pode se esticar em casos excepcionais e eu penso que um filtro é um desses casos (não acham??)

 

 

já agora....sabem de uma boa loja de aquariofilia em lisboa...assim perto do restelo???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.