os meus platies


Recommended Posts

Pic_8477_4.jpg

maternidade caseira,num aquario de 40cm tenho uma rede com musgo de java e ricia para aonde fogem os filhotes quando nascem,no resto o aquario encontram-se varias femeas gravidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pic_8477_3.jpg

aqui o meu infantario onde se encontram mais ou menos 30 filhotes, tambem tenho aqui agora um casal de platies azuis(os pequenos já são sufecientemente crescidos para se safarem).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem Vindo

Tou fascinada com a tua maternidade.......

É daquela rede verde com buracos grandes e os platys refugiam-se lá dentro, não metes a mãe lá dentro, pois não?????

Deves tê-la cozido com fio de nylon e na abertura como fizes-te para a rede não dobrar ou descer abaixo do nivel da água????? (não dobrar??)

Ou basta a dureza da rede para a manter direita??????

Tou a pensar seriamente aproveitar a ideia para fazer uma para as minhas mollies, a menos que cobres direitos de autor :D

Fica Bem

Isa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

O tempo de gravidez desde que eu descomfio que as femeas estão gravidas é de mais ou menos um mês.

O aquario maternidade é de 40 cm,a rede é cosida com um fio de plastico bastante elastico tem a largura de 12cm,comprimento de 15 cm e a toda a altura do aquario não precisando de nada para ficar seguro,funciona como um esconderijo de plantas (tem musgo de java-muito-e ricia a flutuar)os pequenos mal nascem dirigem-se logo para lá.

A femea fica com os outros 30 cm com algmas plantas para ter uma grvidez bastante calma.

Este sistema também deve dar bom resultado com molies

 

fiquem bem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos,

 

Aqui está um bom exemplo de como podemos solucionar as questões da reprodução dos ovovivíparos com uma meternidae que, embora não seja o ideal, já se revela aceitável ( desde que não seja para colocar lá dentro as fêmeas ).

Apenas alguns reparos :

 

1) Jonasjr, ( desculpa-me tratar-te assim mas não assinas ), os Platys ( Xiophophorus maculatus ) não atacam os recém nascidos se forem bem alimentados, ( não só em quantidade, mas sobretudo na qualidade e variedade do menu ).

Peixes desta espécie nascidos em aquários bem plantados e com espaço suficiente não ligam aos filhotes se não tiverem fome ou carências em certos elementos.

Peixes desta espécie nascidos nas “ outras “ maternidades, certamente levarão muito tempo a deixarem de ver a descendência como alimento.

 

2) Prezado Filipe Saraiva, um pouco de pesquisa não faria mal nenhum.

O tema já foi tantas vezes aqui debatido que até cansa.

Entenda-se por período de gestação o tempo médio em condições óptimas ou ideais ( também já se falou muito sobre isso aqui ).

Há pequenas diferenças entre as espécies solicitadas mas tomemos como referência as gestações usuais entre os 26 e os 37 dias.

Para te poupar às buscas deixo um trecho repetido algumas vezes só nas minhas intervenções :

 

Embora se leia habitualmente que para a espécie tal da família Poeciliidae o tempo de gestação seja de tantos dias, isso só é metade da verdade.

De facto, em condições “ ideais “ de alimentação e de meio ambiente os peixes “ cumprem “ esses prazos ( mais ou menos ).

As espécies mais resistentes e habituadas ao longo de incontáveis gerações ao cativeiro como o Guppy também não fogem muito dessas estimativas independentemente do que eu disse atrás, contudo, infelizmente nem sempre é assim.

Se por motivos de stress ou de alguma incompatibilidade com o meio a maioria das fêmeas de poecilídeos ( como o Platy ) podem fazer uma “ guerra de nervos “ e adiarem os partos por bastante tempo ( nalgumas espécies para lá dos 9 meses ).

Tal como certas (G a m b ú s i a s) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] abortam no Outono para não serem surpreendidas pelas baixas temperaturas do Inverno em gestação, outras espécies podem adiar a vindas das suas crias ao mundo devido a súbitas alterações no seu meio ambiente que aconselham um parto noutra altura mais propícia à sobrevivência das crias.

Para quando ?... só as progenitoras podem decidir com base em mecanismos que a natureza dotou as suas antecessoras à muitas gerações atrás.

Como ultrapassar este dilema ?

Tentarmos criar as “ melhores condições “ físico-químicas na água onde vivem, dar-lhes alimentação estimulante ( alimento vivo, por exemplo ), controlar a temperatura ( isto implica por vezes variações térmicas diárias e temperaturas mais baixas no Inverno ), dar-lhes muito espaço e vegetação abundante e... depois de todo este esforço rezar para que não tenha faltado nada, para que a futura mãe não esteja a retardar o parto por motivos de saúde e para que quando voltarmos a olhar para o aquário no dia seguinte eles estejam lá... uma nova geração.

Com as minhas melhores saudações

 

Miguel Andrade

 

http://www.viviparos.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

Uso este sistema para a taxa de sobrevivencia dos filhotes ser praticamente 100%

A femea fica fora da rede,logo que nascem os filhotes dirigem-se logo para a rede, um refugio que tem musgo de java.

Passados alguns dias transfiro os pequenos para um aquario muito plantado em que a água temperatura,etc. é exatamente igual,crescem aí maravilhosamente

 

fiquem bem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi JOnas jr

Lá investi em rede e fiz uma maternidade a pensar numas mollies que andam prenhas, vai daí que aproveitei a TPA do fim de semana arrumei um bocado as plantas e puz a rede num canto do aquário meio tapada com uma anúbia.

Meti-lhe dentro umas pedras, cabomba e a boiar umas plantinhas, apareceram logo lá dentro dois pequeninos que eu ainda não tinha visto.

E atras deles outros tentaram lá entrar e como eram muito grandes ficaram presos na rede, principalmente os espadas que são uns cuscas.

Moral da história, um ficou com uma cudinha em forma de bigode e uma ferida no lombo e os outros safaram-se melhor,

Tive de meter outra rede desencontrada para fazer os buracos mais pequenos.

Agora só entram os pequeninos.

Mas o pior é que o plastico já começou a deitar cheiro.

E se a femea desovar e os pequeninos não forem lá para dentro xau maternidade.

Enfim, nem tudo resulta.

Fica Bem

Isa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

a minha rede bastante rigida os peixes nunca ficam presos independentemente do tamanho ou entram ou não,tambem só a uso pra os recem nascidos,depois transfiro-os para outro aquario.

quanto ao cheiro só se a rede estiver a apodrecer,a minha já a uso mais ou menos á dois anos e nunca teve cheiro.

 

fica bem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Jonas

Tu tens é peixes inteligentes, não tens espadas que metem o nariz em tudo quanto é buraco, nunca vi.

A minha rede é igua à tua só que branca e mesmo não cabendo eles tentavam à força entrar na rede e depois só passava metade e ficavam presos.

Quanto ao cheiro parece-me que deixou de cheirar tanto.

Seria outra coisa.

De qualquer modo já resolvi a questão ao meter outra rede por dentro, estou só à espera que as minhas mollies tenham bebes se eles forem lá para dentro a rede fica, se não forem a rede tem os dias contados.-

Nem tudo resulta igualmete para todos.

Fica Bem.

Isa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais