Análises H2O 2ª semana: heeeeeelp!!!


Recommended Posts

Olá novamente... :(:lol::lol:

15L, água doce a 22ºC, filtro biológico de fundo, 1 Carassius sp. (olhos de telescópio preto), decoração toda artificial, montado há duas semanas.

Comecei com 2 peixes mas, como sabemos, é uma multidão para esta capacidade: ofereci um há uma semana, fiz TPA's de 20% de dois em dois dias aguardando, pelo menos, a conclusão do ciclo do azoto.

Agora, à 2ª semana:

pH - 7,6 (sempre foi)

GH - 20 mg/L

KH - 40 mg/L

NH3 - 1,2 :D

NO2 - 0,1

O peixinho apresenta bom comportamento mas noto algumas pontuações brancas na barbatana caudal. :lol:

Fiz imediatamente uma TPA de 50%.

 

E agora?

 

1º - Mato-me;

2º - ?

 

Acham que devo e/ou posso tentar aguantar o bicho para concluir o ciclo do azoto ou isto nunca vai dar nada pelas dificuldades em controlar os parâmetros em 15L?

 

P.S. Um anigo tem um filho com 10 peixes (sim, 10!) em 15L desde Setembro 2005, até agora imaculados.

 

Agradeço a ajuda.

 

José Medeiros

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Continua com o que estás a fazer pois estás a fazer bem, isto é muitas TPAs

 

O teu amigo poderá ter 10 peixes mas não serão peixes de agua fria como o teu telescopio.

 

Agora acerca dessas pontuações brancas se tiveres um termostacto no aquário é subir a sua temperatura mais uns seis graus e aplicar um anti-icio.

 

Fica bem.

Em aquário dependência.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esses pontinhos brancos devem ser ictio, provavelmente o peixe já vinha afectado da loja. Aplica um medicamento.

NH3 está a 1,3 quê? mg/L? Não acho que seja assim tão preocupante... e num aquário dessa dimensão até é normal. Eu uso apenas esses aquários para quarentena, e sem decoração nem areão de modo a poder fazer aspirações sistemácicas e facilitar as constantes mudamças de água. Claro que nem me atrevo a pôr carassius, não que o peixe não aguentasse, mas eu também não gostava de viver numa solitária, e o peixe de certeza que não gosta.

Já pensaste em usar esse aquário para peixes que se dêm bem nesses volume?

Por exemplo, porque não comprares um pequeno termostato (~25w ou menos) e pôres lá um trio ou um quarteto de guppys?! Ou um betta por exemplo? Para além de serem peixes bonitos, os guppys eram bem capazes de te presentear com uns filhotes...

Eu sei que não te queres desfazer desse peixe, mas se não o fizeres também é provavel que ele não aguente muitos meses nessas condiçoes. :twisted:

Caso não penses adquirir um aqua maior, pensa seriamente em pôr outro tipo de peixes.

 

Boa sorte

Abraço

 

Sam LopeZ

..."Primeiro penso em mim mas não me chames egoísta, desculpa lá se eu não sou o verdadeiro artista.."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Termostato até tenho, a 22º. Posso elevar a temperatura de uma só vez ou, como já li, apenas a 0,5 ºC /dia - é que se assim for, serão precisos 12 dias!!!

O anti-ictio também já tenho - vou aplicá-lo: e como se deve regular a sua administração fazendo TPA's a miúdo?

 

Obrigado.

 

José Medeiros

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que podes elevar até 1º por dia sem isso debilitar muito o peixe. No entanto acho que o jamés exagerou um bucadinho na temperatura, se já tens 22º não deves de forma alguma sugeitar um peixe de água fria a temp de 28º (!!!) elva no máximo até aos 24, mas mesmo assim não mantenhas o aqua muito tempo nessa temperatura.

Administra o anti-ictio na dose recomendada pela marca, no dia seguinte antes de administrares outra dose, muda um pouco da água (+/- um terço). Faz isso durante p'raí 3 dias e depois muda um pouco mais de metade da água (~55%).

Se o peixe não estiver curado, podes repetir o tratamento.

 

Segue mais ou menos estas instruções, mas o ictio é um pouco complicado porque tem várias fases..

1º o parasita está alojado no peixe e este apresenta as marcas típicas

2º fase, o peixe por vezes fica como que adormecido no fundo do aquário

e na 3ª fase o parasita nada em busca de novo hospedeiro, e geralmente é nesta fase que é melhor atacado pelos medicamentos.

Mas como isto é um pouco complexo e depende dos tratamentos, podes seguir as instruções normais, que normalmente o peixe reage bem.

Não te esqueças que um peixe livre de stress, é um grande passo para as suas defesas naturais actuarem e ele conseguir curar-se por si só.

 

Espero ter ajudado

Abraço

Sam Lopez

..."Primeiro penso em mim mas não me chames egoísta, desculpa lá se eu não sou o verdadeiro artista.."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.