Os meus peixes estão a morrer - Ajudem


cmca

Recommended Posts

Estou a iniciar-me na Aquariofilia. Comprei todos os acessórios, plantas e químicos numa loja da especialidade. Acontece que desde à 1 semana comecei a ter problemas. Desde então já morreram 4 peixes.

Primeiro morreu 1 neon. Notei que alguns apresentavam os pontos brancos da doença. Coloquei o produto azul durante 3 dias seguidos como instruções no medicamento. Os pontos desapareceram e pareceu-me tudo bem. Ora, desde à 3 dias tem morrido 1 peixe por dia. Primeiro um guppy macho, depois uma fêmea , ontem 1 Platy e hoje de manhã já notei um comportamento estranho noutro guppy. Notei ontem que a Platy tinha em cerca de 1/4 do corpo (na zona da cauda) a perda da cor alaranjada e preta característica. Isolou-se num canto inferior do aquário. Retirei-a e isolei-a mas hoje de manhã estava morta. Hoje de manhã notei que o Guppy que me parece menos bem começa também a apresentar descoloração na parte superior do corpo. Descobri também um caracol minusculo (cerca de 2 mm) o que não me parece bem.

Agradeço aos mais experientes uma ajuda aproveitando a vossa experiência pois começo a desanimar logo no início deste hobby.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelo interesse no meu pedido de ajuda

 

coloquei ao fim de uns 3 dias 2 Coridoras e 3 Guppys . Ao fim de uma semana os neons e as platys.

 

Tenho que começar tudo de novo ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, para já bem vindo a este hobby "complicado"!

 

Aconselho-te antes de mais a fazer uma pesquisa aqui no Fórum acerca do Ciclo do Azoto e "como ciclar a água de um aquário".

 

O teu problema foi mesmo esse, a água de um aquário demora, normalmente, cerca de 4 a 5 semanas a ciclar com inserção de bactérias aeróbicas e algumas TPAs (Trocas Parciais de Água) no teu caso e em caso de ciclagem, só cerca de 10%!

 

Neste momento, arriscas-te a que todos os peixes morram. O que fazer? TPAs diárias de 10% do volume da água do aquário, pode ser com água da torneira, inserção de bactérias (compras nas lojas da especialidade, eu costume comprar da Waterlife pois no meu caso dão excelentes resultados) conforme está nas indicações e alimentar os peixes de 3 em 3 dias durante os 1ºs 9 dias, ao 10º dia já podes dar comer normalmente.

 

Convém adquirires 3 testes, Amónia (NH3/NH4), Nitritos (NO2) e PH (quanto mais larga a escala melhor).

 

O teu aquário só vai estar ciclado quando tiveres a Amónia e os Nitritos a 0,00.

 

Após isto, basta fazer TPAs semanais de 20% e ir testando a Amónia e os Nitritos semanalmente para ver se o filtro biológico está estável. Caso não esteja, terás que adicionar bactérias junto com a TPA.

 

Não esquecer que deverás ter a fauna que esteja de acordo com o parâmetros da água que vais manter (PH e Dureza, principalmente).

 

Espero que agora já estejas um pouco mais elucidado, mas convém pesquisares muito!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Na minha opinião devias mesmo começar de novo e deixar o aquário fazer o ciclo. Pesquisa aqui no forum, há muita coisa escrita sobre este assunto.

 

Não fiques triste, nem desanimes, muitos de nós aqui cometemos os mesmos erros no inicio. Este é um hobby que reques muita paciência e dedicação.

 

Deixa o aquário ciclar 3 semanas antes de introduzires mais peixes e depois fazes os testes de nitritos e nitratos. Se os resultados forem bons vais colocando poucos peixes de cada vez, tendo em atenção o tamanho do aquário.

 

A regra penso que é de 1 cm de peixe por cada litro de água.

 

Boa sorte !

 

Um abraço

Anita

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ah! E não esquecer: os aquários, filtros, areão, etc. não se lavam, simplesmente passam-se por água já ciclada do próprio aquário. Isto é muito importante, porque poderás quebrar o sistema biológico e matares os peixes todos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela vossa ajuda. Assim vou proceder. Pois foi a ansiedade inicial de começar.

 

Relativamente à bactérias , sim coloquei 2 tipos que me forneceram na loja. O Ph também tenho controlado e parece na casa dos 6,8.

 

Não coloco então nenhum químico ? E os caracóis ?

Entretanto nasceram uns quantos Guppys !!!

 

Obrigado

 

Carlos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os caracóis são benéficos, pois comem os detritos! Se tiveres plantas, também comem determinadas algas que se alojam nas mesmas. Mantem-nos, pois a meu ver, fazem parte de um sistema ecólógico equilibrado!

 

Sempre os mantive e nunca me deram problemas. Acabei de desmontar um aquário de 140 que tinha e o areão ainda tem milhares de Melanoides Tuberculata!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais