Alguem me consegue explicar?


Visitante

Recommended Posts

Oi!

 

Ainda sou maçarica!!!! :lol:

 

Entrei no mundo dos aquários há relativamente pouco tempo mas fiquei "agarrada"... No entanto no meu aquário de 80 litros não consigo ter guppies... :lol:

 

É um aquário comunitário perfeitamente estável, pH 7,4/7,6; com cerca de 10 peixes (coridoras, espadas, pinguins e beta) as plantas são naturais e desenvolvem-se bem...

 

qd tento introduzir guppies eles morrem invarialvelmente ao fim de uma semana... Começam por ficar baços depois parece que surge tipo uma teia de aranha, ulcerações como se tivesem sido mordidos e depois kaput!

 

O que será que se passa?

 

Desde já obrigada pelo tempo que possam ter perdido comigo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Pode ser a doença do algodao! O que aparece são tipo filamentos (linhas) de 1/2 mm?

 

Adeus

mini

 

Nope... e essa doença não se propagaria para o resto dos peixes?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos: :lol:

 

Diagnosticar uma doença nem sempre é fácil, mas segundo os dados referidos pode tratar-se da Saprolegnia (doença do algodão) fungos k penetram na pele e barbatanas dos peixes dando um aspecto de estarem cobertos de algodão, geralmente afecta peixes já enfraquecidos, provocado por baixas temperaturas de água, más condições de higiene , stress e lutas ocasionais, este último deve ser a causa dado as vitimas apresentarem sinais de mordidas o k pode estar associado ao Beta pois por vezes não são compativeis e agravando o facto de eles serem colocados no seu território.

 

Espero ter contribuido c/ alguma ajuda :lol:

Aquário: Um pequeno mundo de vida onde nós temos a função do supremo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Bem vindos, Alexandre e Cristina :lol:

 

Concordando com tudo o que o Alexandre disse, apenas quero acrescentar mais uma dica: que tal começares a fazer TPA´s periódicas nesse aquário? :lol:

 

É que assim eliminas uma boa parte desses fungos que atacam os Guppys, nos sitios onde estão mais vulneráveis... neste caso as feridas provavelmente provocadas pelo betta.

 

Apesar de os guppys serem peixes bastante resistentes, não dispensam as TPA´s :!: Aliás como qualquer peixe :lol:

Um Abraço

 

Jorge Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal

 

Na minha humilde opinião, deveria acrescentar 3 a 4 colheres de sopa de sal diluir primeiro num copo e depois inserir no aquário ( atenção corydoras não suportam bem o sal, neste caso baixar a dose para metade) e como já foi referido fazer mudanças parciais de água frequentemente, tipo 2 a 4 vezes por mês. Ver senão estão a ser excessivamente alimentados visto que isto contribui para a má qualidade da água ( todo o alimento que não é ingerido contribui para a má qualidade de água). E verificar se a filtragem é adequada ao sistema.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Também existem medicamentos próprios para essa doença, onde te deverás informar numa loja de confiança e onde percebem do assunto, também deves de elevar as torneiras das pedras difusoras (caso tenhas) para circular a água e por ultimo aumentar gradualmente a temperatura. O resto penso que ja foi dito!

 

Adeus

mini

Diogo Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Cristina,

 

Infelizmente quando se fala de guppies torna-se bastante dificil dar uma sequencia em relação ao facto de eles ficarem no estado que falas, a minha humilde opinião tem a ver simplesmente com a dureza da agua da tua zona assim como com o metodo utilizado por alguns importadores na utilização de medicamentos na altura da chegada dos mesmos.

Assim sendo aconselho-te a utilização du produto da Rena que se chama Melafix, não utilizes na pproporção que o frasco aconselha mas sim pela metade da mesma ok, depois diz-me como ficaram os teus guppies...... :wink:

Rui Carvalho

Planeta

:::»Prefira Quem Sabe Ouvir, Pois Um Dia Seremos Todos Melhores.....Mas Nunca Seremos Perfeitos«::::

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bigada a todos... :lol::lol::idea:

 

Vou tentar mais uma vez...

Depois conto como correu...

 

No entanto ninguem me respondeu relativamente ao contágio... a doença do algodão é contagiosa?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A doença que afecta os teus guppys é a Flexibacter columnaris,uma bacteria que afecta principalmente vivíparos e tetras,e provoca ulceras no corpo e na boca,e apodrecimento das barbatanas, que depois são invadidas por fungos (saprolegnia ) que lhe dá um aspecto de algodão .OS FUNGOS NUNCA SÃO PRIMÁRIOS,SÃO SEMPRE OPORTUNISTAS E SECUNDÁRIOS A OUTRAS INFECÇÕES .de facto se usares sal (1 a 3 gr por litro)poderás diminuir drásticamente o aparecimento desta doença,especialmente no caso dos viviparos que gostam de águas duras ligeiramente salobras.As coridooras e os tetras toleram bem 1 gr por litro de sal ,especialmente se for adicionado gradualmente ao longo de 2 dias .Quando os peixes já têm "aldodão ",isto é fungos o tratamento é geralmente infrutifero e terás que usar verde malaquite ou azul de metileno. o ideal é quando aparecem as primeiras feridas usar um AB como o Bactopur direct ou o Kanaplex ,para além do sal.

Nunca compres peixes nas lojas que apresentem feridas nem barbatanas ligeiramente ratadas .No caso dos vivíparos e dos tetras deves esperar pelo menos tres dias depois de a loja os receber ,antes de comprá-los.

O STRESS provocado pelo transporte ou por má qualidade da água ( sobretudo nitritos elevados ),ou sobrepopulação, é o principal responsável por esta doença .

Cumprimentos

Rui Ferreira de Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...