Ajuda - O que falta ???


xalam

Recommended Posts

Boas,

como não obtive respostas no tópico do meu aqua, vou abrir aqui um tópico com um problema que estou a ter neste momento.

 

Após algumas folhas "queimadas" e com buracos, e como não estava a fertilizar o aqua com nada mesmo, comecei a usar fertilizante líquido...

Estou neste momento a usar o Tropica Master Grow, administrando todos os dias 1ml, para 100lt de àgua.

 

mastergrow.jpg

 

"It is no secret! We tell it in the declaration on the bottle

(K 0.79%, Mg 0.39%, S 1.01%, B 0.004%, Cu 0.006%, Fe 0.07%,

Mn 0.04%, Mo 0.002% Zn 0.002%. HEEDTA and DTPA as celators).

We have the idea: "aquarium owners have the right to know what

they put into their aquarium"!

 

Claus Christensen (Tropica)"

 

Segundo o bacano da Naturline é o mais completo e indicado para dar um empurrão às plantas...

O que é certo é que assim que comecei a fertelizar, o meu feto de Java, simplesmente ficou sem folhas, apesar de ainda estar agarrado ao tronco, e ter raízes bastante saudáveis.

Notei um bocadinho de algas castanhas cabeludas, mas nada de preocupante, e a Rotala Green teima em crescer muito fininha e atrofiada.

 

O que devo fazer ? Acham necessário refortalecer algum Potássio ou Ferro ???

 

Desde já o meu obrigado pela atenção

 

 

Xalam

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Após um mês de uso do Tropica Master Grow, não estou a ter resultados nenhuns...

Decidi comprar um teste de fosfatos, e PUM !!!! Azul escuro, ou seja, o fim da tabela.... ALTÍSSIMOS !!!!

 

Estou a fazer TPA's diários. A àgua da tarneira tem fosfatos muito baixos... O que devo fazer mais ??? Continuo a adubar com o Master Grow ???

 

Xalam

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Xalam,

 

Para te darmos um diagnóstico mais correcto era importante forneceres mais uns dados....NO3?

 

A mim parece-me que tens uma carência acentuada de potássio, pois se os teus níveis de potássio estivessem mais altos, facilmente os fosfatos eram absorvidos pelas plantas, isto claro, se os teus níveis de NO3, CO2 e luz estivessem adequados a estes.

 

Essencialmente deves perceber que os nutrientes são consumidos em "proporções" semelhantes, ou seja se tiveres bons niveis de nitratos, os fosfatos irão ser consumidos na mesma proporção que são consumidos os nitratos, e o mesmo para os fosfatos em relação ao potássio....não sei se me fiz entender... :lol:

 

Aconselho-te a fertilizares com potássio, pois esse sim é o Macro que mais se consome, pois as suas concentrações ideias para um plantado são algo elevadas...qualquer coisa como 20 mg/L (ppm)

 

Espero ter ajudado,

Abraço,

Tiago

«removido pela moderação»

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Tiago,

pois teste de NO3 não tenho...

 

Tenho aqui por casa o Plant Gro NPK da Nutrafin, pode ajudar a complementar o Master Grow da Trópica, ou só vai piorar ???

Tem N=0.6 - P=0.3 - K = 2.4

 

Ou devo esquecer isto tudo e arranjar só o potássio ???

 

Já me fartei de ler tópicos sobre isto, e cada vez percebo menos disto...

O que é certo é que as plantas não desenvolvem...

 

Abraço

 

Xalam

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Xalam,

 

Eu falo um pouco de cor....como na teoria devia ser... :)

Quando te pedi os valores dos nitratos era mais para tentar perceber se era mesmo isso que se passava...se os teus fosfatos disparam por não teres um valor de nitratos para as plantas absorverem em quantidades ideais para que os fosfatos não fiquem em excesso na coluna de água...

 

Mas podes ajudar mostrando uma foto das plantas...a ver se se estão a desenvolver algum tipo de algas específico de excesso de fosfatos, ou se as plantas apresentam algum vestígio de carência de nitratos...

 

Eu aconselho-te a fertilizar com potássio individualmente para já...pois esse adubo que falas tem também fosfatos, e aí irias estar a adicionar um macro que já tens em excesso sem ser absorvido pelas plantas...

 

Mas dá-me aí uma ajuda e específica um pouco mais sobre o aquário...tipo de luz, sistema de CO2, tipo de fertilização (se usas mais alguma), tipo de alimentação que dás aos peixes etc...

 

Mas para já aconselho-te mesmo a compra de um fertilizante individualizado de potássio ou mesmo um DIY de potássio (sai mais barato :wink: ), pois qualquer plantado precisa de potássio em abundância, visto que os outros macros são passíveis de serem obtidos através da alimentação e dejectos dos peixes..

 

Espero ter ajudado,

Abraço,

Tiago

«removido pela moderação»

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

A impressão com que fico é que te faltam os elementos básicos, N P e K.

A fertilização com Tropica Master Grow é para fazer adição de micros não de macros.

Como o colega "madvieri" sugeriu controla os niveis de macros, de nada te serve teres fosfatos altos se não existirem potássio ou nitratos em quantidade suficiente. A assimilação de qualquer das macros é dependente das outras duas.

launch1au.gif

 

Temos dois ouvidos e uma boca para ouvirmos mais do que falamos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, então neste momento o ideal será arranjar Potássio, e o teste de nitratos.

 

Ao mesmo tempo parar já com os dois fertilizantes líquidos, tanto o da Trópica como o da Nutrafin.

 

Mais uma vez obrigado pelas dicas...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

vou te dar uma ajuda .

1compra um teste de ferro

2 faz o teste da agua

3 compra o fertilizante da tetra é o melhor de longe

4 ve as instruçoes do produto

5 coloca a quantidade de fertilizante certa

6 volta a fazer o teste do ferro

7 so voltas a colocar produto quando for necessario , senao os peixes morrem.

8 ilumniçao 10h por dia

9 agua 28 graus

 

isto é como eu procedo nos meus aquarios sem problemas nenhuns para plantas e peixes , espero que resulte para ti tambem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
compra o fertilizante da tetra é o melhor de longe

Ai sim? o que é que leva?

 

agua 28 graus

Seja qual for o aquário?

 

so voltas a colocar produto quando for necessario , senao os peixes morrem

Aiiiiii

 

Xalam: esses fosfatos já estão controlados? desde Maio têm obrigação de estar...

 

PCB

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

os fosfatos ficaram controlados numa semana com trocas de àgua diárias...

 

O aqua está a evoluir lentamente, e já se nota no crescimentos das plantas.

Neste momento, apenas tenho um pequeno problema, que se prende com a àgua estar ligeiramente turva, principalmente durante a manhâ...

Julgo que seja devido ao facto do CO2 estar também a trabalhar durante a noite, mesmo tendo a bomba de ar a trabalhar à noite também...

A meio do dia, a àgua começa a ficar mais transparente.

 

Estou a fazer a fertilização líquida diária com 1Ml de Tropica Master Grow + 5 gotas de K da Kent, será o suficiente ???

 

Abraço

 

Xalam

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

São questões como a tua que me lembram de que qualquer dia tenho que comprar o teste de NO3 :D

 

A nível de PO4 hoje de manhâ estávam a zero.

 

Abraço

 

Xalam

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas,

ora cá estou eu passados uns tempos.

As notícias infelizmente não são as melhores, ou seja, ainda não estou contente...

 

Apesar de os parametros de PO4, NO3 estarem controlados com as mudas de àgua, continuo a ter algum problema.

Relembro que estou a fazer adubagem líquida diária com 1Ml de TMG e 5 gotas de suplemento K da Kent.

As folhas novas até que começam bem, mas depois ficam de mal a pior.

 

prob01.jpg

 

prob02.jpg

 

O que fazer mais ? Dedicar-me aos salgados :cry:

 

Abraço

 

Xalam

Link to comment
Partilhar nas redes sociais