duvida de luz


Recommended Posts

eu n percebo muito isso das luzes e sinceramente ler o topico que me disseram nao adiontou de muito! eu comprei um akua e trazia uma luz mt gira assim mais para o roxo (deve ser dessas flourescentes)( e a verdade é k fundiu e a nova que comprei é assim digamos que uma porcaria! porque a agua parace k fika esverdeada e deixou de ter aquele aspecto que tinha. que tipo de luz é esse que eu tinha de inicio?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Num dos topos da lâmpada deve existir impresso toda a informação necessária para substituires a lâmpada. Nomeadamente o fabricante (nome ou simbolo) e a referência da lâmpada em causa (única para cada modelo de lâmpada).

Se não encontrares a lâmpada que queres podes recorrer ao site do fabricante e verificares as caracteristicas desse modelo (espectro, cor, IRC, etc) substituindo por outra lâmpada com caracteristicas semelhantes, de outro fabricante. Fabricante como a OSRAM, a GE e a PHILIPS dispõem de tabelas de equivalência entre os seus produtos e os produtos dos concorrentes directos, se bem que os fabricantes que mencionei não são especialistas em lâmpadas para aquário.

Em alternativa coloca no tópico uma transcrição do que está escrito na lâmpada, que o pessoal certamente que te ajuda a identificar.

launch1au.gif

 

Temos dois ouvidos e uma boca para ouvirmos mais do que falamos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu axo k era mesmo uma da sera para plantas, porque a luz era bem mais forte e dava um aspecto mais giro ao akua...se calhar o melhor mesmo é ou por duas lampadas ou entao por a melhor, n axam??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a minha sera plant tem 4900Kelvin

 

se queres uma lampadas que desse as mesmas cores tens de pedir com essa temperatura de cor... não sei se arranjas facilmente em alguma loja de electricidade...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Atenção que a temperatura de côr não traduz o espectro da lâmpada!!!

Apenas indica qual a componente do espectro predominante. Os fabricantes de lâmpadas especificas para aquários "cozinham" os aditivos de modo a obter lâmpadas com o espectro pretendido, de acordo com o fim a que destinam (plantas, peixes, reef).

Mas teorias à parte, se pretendes lâmpadas convencionais espreita o AKI, dispõem de várias lâmpadas tubulares da Philips, Soft (embalagem amarela 2700K), Bright (embalagem azul 4000K) e Daylight (embalagem azul com Daylight escrito 6500K).

launch1au.gif

 

Temos dois ouvidos e uma boca para ouvirmos mais do que falamos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

 

Orpheu Já que és de Almada, aconselho-te a passares no Leroy Marlin, em frente ao forum, lá de certo encontras o que procuras. Por cima do espositor, tens uma lampada de cada ligada e aí podes ver qual gostas mais. :P

 

Cump's

 

tiaGo Sá

Um abraço

 

tiaGo Sá

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Espectro é o resultado obtido quando as radiações electromagnéticas são resolvidas nos seus comprimentos de onda ou frequências componentes.

As radiações luminosas visíveis dão um espectro de bandas coloridas quando a luz branca passa através de um prisma ou rede de difracção. Os espectros formados pelas radiações emitidas por corpos incadescentes ou convenientemente excitados são designados por espectros de emissão.

Quando a luz branca passa através de um meio semitransparente, dá-se uma absorção selectiva de radiações de certos comprimentos de onda; o espectro desta luz transmitida designa-se então por espectro de absorção.

Os espectros de emissão e de absorção de uma substância são caracterísitcos dessa substância, sendo muitas vezes usados para a sua identificação. Tais espectros são o resultado de transições entre diferentes estados estacionários dos átomos ou moléculas da substância, sendo emitidas ou absorvidas, simultaneamente, ondas electromagnéticas.

A frequência f das radiações emitidas ou absorvidas é dada por E(1)-E(2)=h(f), onde E(1) e E(2) são as energias, respectivamente, dos estados inicial e final, entre os quais se deu a transição, e h é a constante de Planck. Quando E(1) é maior que E(2) são emitidas ondas electromagnéticas; no caso contrário, são absrovidas.

Espectro contínuo é aquele em que figuram todos os comprimentos de onda dentro de certos limites. Espectro de riscas é, pelo contrário, aquele em que aparecem apenas certos comprimentos de ondas.

 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Espectro

 

 

 

Temperatura de Cor: Expressa a aparência de cor da luz emitida pela fonte de luz. A sua unidade de medida é o Kelvin (K). Quanto mais alta a temperatura de cor, mais clara é a tonalidade de cor da luz. Quando falamos em luz quente ou fria, não estamos nos referindo ao calor físico da lâmpada, e sim a tonalidade de cor que ela apresenta ao ambiente. Luz com tonalidade de cor mais suave torna-se mais aconchegante e relaxante, luz mais clara mais estimulante.

A temperatura de cor é uma analogia entre a cor da luz emitida por um corpo negro aquecido até a temperatura especificada em graus Kelvin e a cor que estamos comparando.

Ex.: uma lâmpada de temperatura de cor de 2.700 K tem tonalidade suave, já uma outra de 6.500 K tem tonalidade clara. O ideal em uma residência é variar entre 2.700 K e 5.000 K, conforme o ambiente a ser iluminado.

 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Temperatura_de_cor

 

 

Parece-me que o que tem interesse é mesmo a temperatura de cor...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.