Diminuição da dureza da água


Recommended Posts

Olá a todos

 

Li num tópico sobre diminuição de pH que a turfa que se usa para esse efeito também faz baixar a dureza da água. Alguém sabe explicar-me o mecanismo? Quais as reacções químicas envolvidas? E como se utiliza a turfa para esses dois efeitos? Basta deixar a água em repouso com turfa dentro? Durante quanto tempo?

Obrigada desde já pela vossa ajuda.

 

Fiquem bem,

Florinda

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

olha, eu uso turfa granulada no filtro e turfa em barra (posteriormente desfiada) por baixo do areao... de facto baixou-me um pouco o pH mas em relação á dureza não notei grandes diferenças!

 

não devo ter ajudado grande coisa :P mas olha contribui com a minha experiencia! :crazyeyes:

 

boa sorte

Gonçalo

 

Foto geral do Aqua ->

http://ftp.netvisao.pt/goncalomg/Aqua1.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Falando por experiência própria, a turfa consegue baixar a dureza da àgua, mas é apenas uma pequena redução, não se consegue reduções significativas. Eu possuo permanentemente turfa granulada no filtro exterior.

Se a àgua da rede é muito dura podes fazer várias coisas:

1) O mais elementar - Escolhe peixes e plantas para águas duras,

2) Se quiseres outro tipo de peixes, para àguas mais moles, previne, escolhe decoração (areão, rochas) não calcária, para não subir ainda mais,

3) Faz TPA's com àgua destilada, mas não te esqueces que o carbonato não é o unico sal presente na àgua, convêm repores os outros sais/minerais ocasionalmente

4) Adiciona turfa ao filtro exterior

 

Com estes passos deves conseguir reduzir progressivamente a dureza da àgua. Em último caso tens processos mais complexos e caros, desde ionizadores (que impedem a precipitação do ião carbonato) a colunas de osmose (existem-nas para remoção de sais e minerais), tanques de precipitação (forçam a precipitação do carbonato), etc.

Mas julgo que não queiras entrar nesse campo.

launch1au.gif

 

Temos dois ouvidos e uma boca para ouvirmos mais do que falamos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá estou com um problema de dureza, GH. Para terem uma ideia, à anos que tenho aquário mas nunca lhe liguei muito. Era só alimentar e acrescentar agua.

 

Agora que começo a querer fazer algo de jeito, inclusivé daqui a uns tempos montar um de água salgada, comprei uns testes.

 

No teste de GH, medi 1º a água da torneira, e deu no teste da nutrafin 7 gotas até mudar de côr 140mg/L, depois fui testar a água do aquário, e parei nas 40 gotas senão ía o frasco todo :wink: Ou seja o GH está >800mg/L.

 

Preciso de resolver o problema.

Estava a pensar em comprar um sistema de osmose, pois parece-me que a água daí obtida terá GH = 0 (certo?), e ir fazendo mudas a pouco e pouco para os peixes não se recentirem muito. Ficando já com um dos equipamentos essenciais aos aquários de água salgada.

 

 

Será esta a melhor maneira de abordar o problema??

Edit: Desculpem ter usado este tópico, mas penso que não valia a pena abrir outro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há em alternativa substratos desmineralizados que fazem uma adsorção de cálcio e magnésio.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A turfa sempre me deixou a agua com cor de chá...

Se repararmos nos diversos habitats existentes, as àguas de baixa dureza usualmente encontram-se em rios de florestas tropicais. Essas mesmas àguas possuem também como caracteristica uma cor acastanhada ou de chá. Isso deve-se à matéria orgânica em decomposição. E a turfa não é mais que matéria orgânica decomposta (segundo um processo especifico).

Em parte é um dos motivos (secundário) de a adicionarmos nos nossos aquários.

launch1au.gif

 

Temos dois ouvidos e uma boca para ouvirmos mais do que falamos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigo "Oinq" nem eu pretendi dizer que não é natural e muito menos contrapôr a sua opinião. Se todos gostássemos do mesmo viveriamos num mundo muito monótono.

Fez bem em referir a coloração da àgua, facto que não me ocorreu. A minha resposta, aproveitando a sua menção, foi uma tentativa de elucidar os que vão usar turfa pela primeira vez, de modo a não estranharem a côr da àgua, julgando ser um problema.

 

Entretanto dispersei os meus pensamentos e não respondi ao membro "K9DoberMan". Acho os valores que apresentas exagerados, principalmente a disparidade entre a àgua da rede e a do aquário, realiza novos testes e reporta os resultados.

 

Entretanto alguma informação útil:

http://www.iambiente.pt/atlas/est/index.js...&tema=c_durezas

http://www.aquahobby.com/articles/b_phxkh.php

launch1au.gif

 

Temos dois ouvidos e uma boca para ouvirmos mais do que falamos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se nunca fizeste TPA's é natural que tenhas uma dureza elevada, mas daí a mais de 800 mg/L, vai uma boa diferença.

As TPA's são obrigatórias e necessárias, não só por causa da dureza mas para evitar a acumulação de outras substâncias nocivas para os peixes, por exemplo a amónia e nitritos. Qualquer guia introdutório à aquariofilia refere esse facto, apenas não à consenso em relação à sua periodicidade/volume, depende da preferência de cada um e das necessidades do aquário.

No teu caso aconselhava-te a realizares TPA's de pouco volume (10% do volume) de 2 em 2 ou 3 em 3 dias, de modo a permitir que os teus peixes se habituem às alterações. Depois se quiseres baixar dos 130 mg/L da àgua da rede, faz TPA's com àgua destilada intercalada com àgua da rede.

Vai dizendo os teus resultados, serve como exemplo para todos os que passam por esse problema.

launch1au.gif

 

Temos dois ouvidos e uma boca para ouvirmos mais do que falamos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As TPA's são obrigatórias e necessárias, não só por causa da dureza mas para evitar a acumulação de outras substâncias nocivas para os peixes, por exemplo a amónia e nitritos.

 

Amonia e nitritos reduzem-se com filtragem biologica...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As TPA's são obrigatórias e necessárias, não só por causa da dureza mas para evitar a acumulação de outras substâncias nocivas para os peixes, por exemplo a amónia e nitritos.

 

Amonia e nitritos reduzem-se com filtragem biologica...

 

Perfeitamente de acordo com a filtragem biológica. Um sistema correctamente dimensionado permite atingir niveis de amónia e nitritos nulos ou perto disso. Quantos aquariofilistas iniciantes e inexperientes não conhecemos com aquários de baixo volume, sobrepovoados e com filtros internos? A filtragem biológica não dá conta do recado, é necessário uma pequena ajuda da nossa parte.

Além disso os compostos referidos são apenas os mais conhecidos/falados. Existe uma panóplia de outros compostos nocivos para a nossa fauna e flora que podem atingir niveis potencialmente tóxicos se não forem retirados.

Não foi objectivo da minha resposta entrar em dissertações sobre toda a quimica envolvente dos nossos aquas (daí citar os mais conhecidos), nem o objectivo deste tópico discutir os beneficios ou maleficios de TPA's, discussão essa já efectuada um sem número de vezes noutros tópicos.

launch1au.gif

 

Temos dois ouvidos e uma boca para ouvirmos mais do que falamos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ta se bem, apenas fiz a referencia para que esses mesmo aquariofilistas iniciados metam na cabeça que não há omeletes sem ovos e devem sempre que possivel, fazer a coisa como deve de ser ( aqui no caso é deixar a redução destes mesmos compostos a cargo da filtração biologica ), e não nas TPA's, até porque a qualidade da agua tem vindo a degradar-se devido à seca e não tarda temos nos aquas agua melhor que na torneira :D ( isto é verdade )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.