Recommended Posts

Publicado

Boas pessoal, como o próprio tópico indica, tenho estado com problemas com os meus guppys...

À uma semana atrás, apareceu-me um neon com a boca aberta, bem branca, que nao conseguia mexer a boca, estava como se congelada... no fim do dia estava a boiar; uma guppy, a mesma coisa...de lado na cara, uma mancha branca, parecia um podre branco.. morreu também...

6 guppys machos desapareceram.. devem estar atras duma rocha de fundo...

e agora, tenho dois guppys um macho e uma femea, que estão actualmente com uma espécie de teia de aranha, um branco muito fraquinho ainda, parece que com a pele a querer sair...

tenho 8 neons.. 2 platys,1 corydora, agora cerca de 5 guppys femeas, e uns 30/40 guppys bébés....

o PH está +- a 7 ..

alguem com uma dica ou uma ajuda preciosa antes que fique de aqua vazio ??

Já agora, devo meter o carvão ativado no filtro??

aquaresize.jpg

hpim2665.jpg

neonresize.jpg

Publicado:

Boas

Não sei se te posso adiantar muito visto não ter muita experiencia...mas tendo em conta os sintomas e pelo que li na secção de doenças dos peixes do site, parece-me que os neons tinham um problema diferente destes guppys. Parece-me que os neons tinham uma doença que da seguimento a putrefacção da boca, que, recorrendo a quimicos, creio que o octozin te pudesse ajudar. em relação aos guppys, a doença identifica-se mais com uma descrita como "Tufos bolorentos que fazem lembrar algodão" que dão em "Lesão da pele, seguida por decomposição da mesma" e que como tratamento, além de elevar o teor de oxigenio , aconselham a recorrer novamente aos quimicos, e nesta situação acho o protozin mais adequado sendo para parasitas cutaneos...

Todavia, caso penses em utilizar estes medicamentos, lê bem as indicações e vê ao certo com que tipo de fungos actuam porque não tenho mesmo a certeza...ou espera pela opinião dos experts que poderão dar-te conselhos menos "quimicos" lol bigsmile

Em relação ao Ph, creio estar um pouco baixo para os guppys,o que pode influenciar na perda de resistencia a certos fungos.

O carvão deves utilizar quando terminares o tratamento pois ajuda-te a eliminar esse quimicos todos da água.

Boa sorte

Vânia Santos

• 2 semanas depois...
Publicado:

tnksss pela atenção Oshum,

estou aqui de volta, pois o problema ainda cá está..

tenho tido a àgua pelos 30º, o que fez desaparecer com a doença, entretanto, voltei aos 28º... e fiquei de novo com o mesmo problema :?:

de salientar que me tem acontecido mais este problema na cara dos coitados

mais ninguém pa dar um comentário que possa ajudar ??

Publicado:

Quanto tempo tem esse aquário? Tens feito as trocas de água regularmente?

Tudo indica para problemas com bactérias. O que pode estar a causar isso é a má qualidade da água.

Tens de retirar os peixes mortos do aquário e fazer trocas de água (diárias) até conseguires controlar esse problema.

O teu aquário parece-me recente. Pode residir aí o problema... ainda não está maduro o suficiente para manter o número de peixes que queres...

Cumprimentos,

Nuno

Publicado:

Sim, tal como foi dito por nunomiguel, as trocas parciais de água são essenciais só podes ter problemas se estiveres a meio de um tratamento com quimicos. Se estiveres a fazer algum tratamento desses, deves fazer a TPA de uns 25/30% no fim do mesmo.

Vai dando notícias e boa sorte 8)

Vânia Santos

Publicado:

já à pouco mais que um mes que o tenho, talvez dois;

ao fim de um mes, aconteceu-me isto, lavei o aqua com agua e sal.. voltei a meter areia da rua, daquela da chuva, fervida, talvez seja este o problema, a areia...

Meti apenas cerca de 20% da agua antiga, fui acrescentando, acrescentando, até encher o aqua, ao fim de 3 dias +- e ai meti os peixes.

Sim, sempre fiz normalmente a troca de cerca de 30% da agua por semana

reparei que enquanto tenho o aqua a 30º, eles andam muito bem, mas assim que baixo para os 27 .. volta logo a doença..

De momento estou a tratá-los com "Myxazin" da Waterlife

vamos ver o que isto dá...

isto de pouco ou nada perceber, qualquer ajuda, é sempre uma ajuda :shock:

mais uma vez, obrigado pela atenção pessoal

Publicado:
já à pouco mais que um mes que o tenho, talvez dois;

ao fim de um mes, aconteceu-me isto

O teu aquário parece-me recente. Pode residir aí o problema... ainda não está maduro o suficiente para manter o número de peixes que queres...

Pareço bruxo... :lol:

2 meses não é muito tempo.

Quando se introduz os peixes devemos fazê-lo faseadamente e poucos (2-3) peixes de cada vez.

Tens de deixar o aquário "adaptar-se" á presença dos peixes, carga orgânica, etc.

lavei o aqua com agua e sal.. voltei a meter areia da rua, daquela da chuva, fervida, talvez seja este o problema, a areia...

Meti apenas cerca de 20% da agua antiga,   fui acrescentando, acrescentando, até encher o aqua

Não deves desmontar o aquário sempre que tens problemas. Se o fizeres voltas ao início.... corres o mesmo risco que em cima... :D

ao fim de 3 dias +- e ai meti os peixes.

Pouco tempo até à introdução dos peixes.

Viste se tinhas sinais de amônia/nitritos?

Lavaste o filtro ou mantiveste as mesmas massas filtrantes, etc?

Sim, sempre fiz normalmente a troca de cerca de 30% da agua por semana

Verifica também os filtros. Mudas a água e limpas o filtro se necessário.

reparei que enquanto tenho o aqua a 30º, eles andam muito bem, mas assim que baixo para os 27 .. volta logo a doença..

De momento estou a tratá-los com "Myxazin" da Waterlife

Acaba o tratamento, muda 50% da água no fim.

Se notares melhoras nos peixes não vale a pena repetir o tratamento.

Na minha opinião pessoal acho que devias, depois deste tratamento, fazer (apenas durante alguns dias) trocas de água de 30% para evitar picos de amônia ou nitritos. :(

Cumprimentos,

Nuno

Publicado:

eheh, tnksss mais uma vez, vou entao acabar com o tratamento e esperar pelos resultados, eles por agora, (2º dia de tratamento) parecem estar de saude, mas vou acabar 1º o tratamento de 5 dias

isso branco n vidro não é nada,, talvez verde, das algas.. :twisted: