Lombriga gigante em discu. ajuda.


Esgalha

Recommended Posts

OK o titulo é um bocado sensionalista, mas eu preciso mesmo de ajuda.

 

uma vez já tinha posto uma foto de um dos meus discus a meio da cagadela diaria, e no meio das fezes a vinha lá uma fita deste género... a foto era pouco nitida e nao se via bem, mas desta vez consegui fotos melhores .

 

já vi pelo menos 2 discus meus com isto... no entanto o comportamento é perfeitamente normal; activos, territoriais, a comer que nem bestas.

 

no entanto, outros 2 discus meus morreram aqui a uns meses por causas desconhecidas e com um ou 2 meses de separação.. não sei se poderá estar relacionado com isto ou não. os sintomas foram um escurecer gradual da cor, menos actividade, andavam mais escondidos, mas apenas deixavam de comer 2 ou 3 dias antes de morrerem, e aguentaram-se nestas condições durante muito e muito tempo, meses mesmo e eu não descortinei o que era.

 

não consegui perceber se morreram de parasitas ou não, porque pelo que tenho visto, geralmente os parasitas atacam muito mais rapidamente.

 

anteontem acabei de fazer um tratamento a base de garlic da seachem, com tenilvet e flagyl dissolvido. de seguida empapava o grnaulado na mistura e dava, por isso não sei se poderam ser parasitas.

se forem, são pelo menos parastias diferentes dos que eu estou habituado a ver

 

conseguem identificar o que isto é?

Pic_2284_21.jpg

Pic_2284_23.jpg

smflogo.gif
Link to comment
Share on other sites

Olá Esgalha

 

Isso parece realmente um nematodo agora qual especificamente não te sei dizer...

Isso tem que tamanho 2cm?

Poderá ser capillaria...consegues ver na transparência alguma segmentação tipo como se fossem ovos?

Continua o tratamento na comida.

 

Abraço

frame.jpg

Link to comment
Share on other sites

fiz o tratamento duas vezes, com uma semana de separação e durante uma semana cada uma das vezes.

 

agora se calhar vou fazer na água e na comida, primeiro flagyl, depois tenilvet... porra, ainda agora acabei um tratamento a parasitas de guelras com sterazin, sobredosado ao dobro ( pela minha experiencia, nunca consegui resultados com sterazin, com a posiologia que vem no frasco, e as plantas, filtro biologico e peixes nunca se mostraram ressentidos com o medicamento sobredosado ), e 10 minutos depois dava de comer, porque na embalagem, diz que aquilo é tambem para parasitas intestinais..... santa paciencia

 

era realmente segmentado, e tinha pelo menos 4/5 cm, provavelmente mais.

1 cm devia ter a cagadela a que está agarrado.

 

se alguem quiser, tenho auqi os originais, em que a foto está um pouco mair, e dá para distinguir melhor a segmentação, principalmente na região mais fina do bicho/ovos, o que quer que seja.

smflogo.gif
Link to comment
Share on other sites

capillária:

 

CapillariaWetMounts4.jpg

 

é possivel que seja isto, sim :...

 

a apresentação clínica é exactamente o que aconteceu aos outros 2. saudaveis e com apetite durante muito tempo, vão escurencendo a cor da pele, e por fim deixam de comer e morrem.

 

pelas fotos que ai pus, e por esta de cima nº3, o que acham?

 

é capillária?

 

como é que procedo ao tratamento.

 

aqui no livro que tenho diz para por, Lavamisol, trichlorfon e fenbendazol cada um durante 24h e repetir ao fim de uma semana, mas há um problema... primeiro não sei se arranjo estes medicamentos, e depois não sei se é para por tudo junto, ou cada dia 1 deles.

smflogo.gif
Link to comment
Share on other sites

O diagnóstico acredito que tenha sido bem feito, pois o tratamento está a resutlar muito bem mesmo...

 

o tratamento está a ser o seguinte

 

Na água

 

fluvermal, em suspensão ( principio activo, fenbendazol ) numa proporção de 2 mg por litro. 24h após aplicação fiz uma muda de agua, e vou repetir uma semana depois, na mesma proporção e durante 24h também.

 

 

Na comida

 

granulado ensopado em:

 

Garlic, da Seachem ( também podem moer o sumo de uns alhos em casa, que dá o mesmo ou melhor resultado e é mais barato ) e umas gotas de pipertox (principio activo, piperazin). mexer bem e deitar o granulado em cima para empapar.

 

dar uma vez por dia durante uma semana.

smflogo.gif
Link to comment
Share on other sites

boas Esgalha,

 

Garlic, da Seachem ( também podem moer o sumo de uns alhos em casa, que dá o mesmo ou melhor resultado e é mais barato )

 

Isto faz com que os discus tenham mais fome não é?

Podes explicar melhor como é que se pode fazer em casa esse "sumo de alho"?

 

Agradeço desde já

Link to comment
Share on other sites

se esmagares o alho, deves conseguir tirar o sumo. apenas o suficiente para ficares com liquido, onde juntas o pipertox, para depois o granulado ser capaz de absover...

 

ou entao faz como um amigo meu, que como prevenção corta alho aos cubinhos e manda lá para dentro... a primeira vez os peixes nao acharam muita piada, mas agora é tipo piranha... atacam aquilo como se fosse artemia.

 

 

na loja também me disseram que o garlic servia para aliemntar a fome, mas nao sei se isso é verdade... sei sim que serve como prevenção para parastias ( principalmente deste tipo )

smflogo.gif
Link to comment
Share on other sites