2 mêses depois Agua de garrafão VS Agua da torneira + H.Calc


Recommended Posts

Depois de muita discussão entre "o que seria melhor utilizar" em vez da primorosa OI , deixo-vos aqui o relato da minha experiência com adição de àgua evaporada e mudanças de àgua com agua de garrafão 7 Fontes e hidróxido de cálcio em vez de cálcio .

 

Começo por falar no desaparecimento das algas filamentosas que se estavam a propagar intensamente chegando mesmo a cobrir algas coralineas.

Os testes à àgua mostraram tb valores muito baixos , exceptuando claro Cálcio , Magnésio (oligoelementos) e DKH.

 

A àgua melhorou na sua transparência , isto deve-se ao facto de têr mudado para hidróxido de cálcio (torna a àgua mais espessa e resultando daí um melhor funcionamento do escumador).

Juntando aos beneficios do hidroxido de cálcio , as algas coralineas aumentaram em quantidade , tamanho e beleza tornando-se muito violeta e garridas , tb se pode juntar o facto de isto acontecêr por causa de 3 lâmpadas actinicas Sylvania Coralstar 30watts 6.500k.

Neste momento estou a inserir no aqua sensivelmente 15 colheres de sôpa de hidróxido de cálcio em cada 10 litros de àgua adicionada por semana sem este nunca saturar, o máximo que pode acontecer é formar-se uma camada de pó por toda a superficie de rocha e corais , mas para isso é preciso não deixar assentar o pó dentro do recipiente enquanto em estado de repouso.

Já sei que a primeira coisa que se pensará ao lêr isto , será dizer "Este gajo deve têr os valores de cálcio altissimos!"

NÃO ! Os valores situam-se sempre entre os 400 mg/l e 450 mg/l.

O escumador , não pára de trabalhar desde então , coisa que não acontecia quando adicionava Cálcio , havendo entre muitas falhas deste , uma falha sempre que dava comida aos peixes , bizarro não?

 

Quanto à agua de garrafão acima referida , julgo que é bastante melhor usar da de garrafão do que da torneira , mesmo até porque eu enquanto não tiver uma OI vou continuar a usar este método , que parece pelo menos na minha experiência bastante melhor para conseguir reunir as condições básicas de qualidade da àgua em uso no meu aqua .

Além do mais , a àgua canalizada deve têr muitos mais "aditivos" prejudiciais , silicatos , ferrugem , cloro , terra , etc...

Comparando-a à àgua de garrafão!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Pedro,

 

Ainda bem que tudo está funcionar...!!!

 

Na tua descrição não pude deixar de reparar na seguinte frase:

 

Neste momento estou a inserir no aqua sensivelmente 15 colheres de sôpa  de hidróxido de cálcio em cada 10 litros de àgua adicionada

 

15 colheres de sopa????

 

Eu uso duas colheres de chá para cada 5 litros!!! Não te terás enganado???

 

Um abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

 

lolll realmente enganei-me , passo a corrigir o erro lol que não são 15 mas sim 10 e sei que vos pode parecer mesmo assim muita quantidade , mas é a qtd que ponho...

O cálcio no meu aqua cai muito rapidamente de valor no espaço de uma semana fixo-o nos 450 mg/l e ele ao fim de uma semana está nos 320 mg/l.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Pedro,

 

Depois de ler o teu último post fui ver o teu setup e reparei que não tens muitos corais duros e por isso à partida não terás grandes consumos de cálcio.

 

Com a quantidade de hidróxido que colocas os teus valores deviam estar acima dos 500 constantemente!!! Algo está errado e infelizmente eu não sei o quê!!! :?:lol: :D

 

Relembro que coloco apenas 2 colheres de chá para cada 5 litros e tu estás a dizer que colocas 10 colheres de sopa!!!!???? Isso é quase 100 x mais!!!

 

Gostava de ter mais opiniões sobre este assunto...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

10 colheres de sopa? mesmo em 10 l é muito, dizes que a solução não satura no recipiente, mas de seguida dizes que as rochas se cobrem de um pó branco ( em principio hidroxido de calcio precipitado ).

Ja vi algumas pessoas utilizarem kalkwasser assim á colherada, filamentosas e caulerpa, nada sobrevivia.

 

cumps, Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ...

 

Eu passo a explicar pormenorizadamente o processo de reposição de àgua no meu aqua.

Eu gasto cerca de 4 a 5 garrafões de àgua semanalmente , desses 4 ou 5 garrafões 2 deles levam 5 colheres de sopa de hidroxido de calcio cada 1.

A inserção dessa agua de hidroxido é feita por gotejamento que demora 2 dias a esvaziar o garrafão.

Durante o processo de "fermentação" lol do hidroxido , leva sensivelmente 2 a 3 dias a assentar o pó por completo.

Ao fim desses 2 ou 3 dias o pó está completamente assente e a àgua cristalina , ou seja , não há nenhuma hipotese de sair de dentro do garrafão qualquer que seja a particula que poderá criar uma camada branca por cima dos corais e rocha ou até mesmo na areia.

O que eu quis dizer foi , que se o hidroxido depois de mexido fosse introduzido directamente no aqua aí sim era mais que certo o aparecimento de uma camada a cobrir tudo o que estivesse dentro do aqua, mesmo assim não havendo saturação!

 

Agora façam este teste , preparem uma solução de hidroxido de calcio , 1 colher de chá para 1 litro de agua , esperem 2 ou 3 dias e façam um teste de calcio à agua , depois digam-me o valor que obtiveram.

 

O primeiro teste que fiz à agua de hidroxido de calcio , despejei mais de 30 gotas do reagente 3 JBL e mesmo assim não consegui chegar a nenhum valor. :?:

 

Se eu não estivesse certo daquilo que vos estou a dizer , não dizia :)

 

Cumprimentos e obrigado pela vossa participação ...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fala Pedro,

 

Bom, salvo engano meu, o ponto de saturaçao do Hidroxido de Ca em agua doce é cerca de 1,5 g por litro. Colocando-se mais do q isso, nào haverá dissoluçao do HC e sim, precipitaçao.

Nào sou quimico, mas imagino q toda mistura tenha um ponto de saturaçao, que varia de acordo com alguns fatores,como temperatura, substancia,etc...

Nunca fiz teste de Ca num recipiente com kalk que contenha 1,5 g por litro nem com uma quantidade maior do q isso... Vou fazer os testes para comprovar...Vc que já testou poderia colocar os valores obtidos para nós?

 

[]s

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pedro,

 

Para tirares todas as dúvidas, mede o KH da tua solução dos garrafões.

 

Se fizeres como dizes que fazes (2 dias a esvaziar cada garrafão) está tudo bem, desde que todo o pó não dissolvido permaneça no garrafão.

 

Tens aí um consumo de cálcio exagerado! A queda do cálcio acompanha a queda de dureza?

Vê lá estes factores que podem contribuir para o consumo do Ca:

- Tens um nível muito elevado de crescimento de coralina?

- A actividade biológica do teu aqua é muito elevada? Muitos peixes? Muita comida? Muita filamentosa a morrer?

- Idade da DSB?

- Estás a adicionar algum buffer? Que outros aditivos?

- O magnésio está dentro dos parâmetros normais?

 

Vê lá qual é o teu consumo de cálcio e dureza em 24h sem adicionares qualquer aditivo (nem hidróxido de cálcio).

Um abraço

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Booooas...

Tenho 30 kg de rocha viva da Indonésia e ilhas Fiji em muito bom estado , notando-se o crescimento das algas coralineas de semana para semana , algas filamentosas neste momento são "tufos" que nasceram mas muito pequenos e em pequena quantidade dericado à àgua de garrafão presumo eu , peixes tenho 15 comem 2 vezes ao dia , boas refeições e mesmo assim consigo manter estáveis estes valores:

 

Kh - 12º na semana passada estava a 11º

Ca - 440 mg/l na semana passada estava a 320 mg/l

Mg - 1.400 mg/l

Ph - 8.5

Temp - 26.7º

Dens. - 1.025

Po4 - 0

No2 - 0

No3 - 12

 

Eu sei que custa a acreditar mas é a realidade.

Cumprimentos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Pedro,

 

Será que é mesmo hidróxido de cálcio que estás a usar????

 

Desde a semana passada tiveste uma subida de 1ºdKH e uma subida de 120 mg/l de cálcio?????? :?:

 

Para teres 11ºdKH e 320 de Ca tinhas aí um grande desequilibrio!!! Tens confiança nessas medições que fizeste (do cálcio)? Tinhas antes disto adicionado buffer?

 

O teu desequilibrio era tal que para teres subido de 320 para 440 de Ca com a kalkwasser, a tua dureza devia ter subido para 27,8ºdKH, o que é perfeitamente absurdo!!!

Provavelmente ocorreu uma grande precipitação de dureza carbonatada.

Eu ía mais por valores incorrectos do teste de cálcio.

Os testes de cálcio são muito falíveis.

Um abraço,

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

 

Olá Reefman , e obrigado pela tua opinião .

O Hidroxido de cálcio que uso é da Prodac "Magic Calcium Coral" .

Quanto ao teste da dureza uso o da sera e o teste do cálcio uso o da JBL.

Quanto às subidas disparadas de valores , muito sinceramente não há nada de alarmante , segundo os testes , os peixes estão bem , os corais tb e as algas coralineas têm mantido um crescimento muito bom e constante , e já há 2 meses que uso o hidroxido de cálcio e às vezes é que tenho uma subida de nitratos consideravel , tipo passar dos 5 ou 10 para 20 ou 30 .

Se quiseres até te posso "postar" uma grelha de análises semanais e daí tirares as tuas conclusões de uma maneira mais detalhada.

O certo é que a dureza tanto baixa 1 valor como sobe , e o cálcio é assimilado à volta de 120mg por semana e só faço uma mudança de 10%

de àgua de mês a mês.

 

Cumprimentos ...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi

 

Se quiseres até te posso "postar" uma grelha de análises semanais

Se puderes...

Existe algo que te faz precipitar o cálcio abruptamente! Ou estás a pôr bicarbonatos sob qualquer forma ou o teu magnésio está muito baixo.

Testaste o magnésio recentemente? Testa-o. Níveis baixos de magnésio geram uma precipitação do cálcio. Os níveis ideais de magnésio são de 1300 mg/l

É impossível numa semana ocorrer um consumo de 120ppm de cálcio num aqua com poucos corais duros, mesmo com crescimento de coralinas. Para ocorrer calcificação, o cálcio é consumido ao mesmo ritmo que a dureza carbonatada (embora em valores diferentes - por cada 20mg/l de cálcio consumido, a dureza cai 2,8ºdKH).

 

Se não for o magnésio, faz uma coisa: testa em determinado momento o Ca e o KH. Não adiciones kalkwasser durante 24h e depois volta a medir estes parâmetros. Assim ficamos a saber qual o consumo diário de cada um.

Um abraço,

P.S.: tens de arranjar um meio de controlar esses nitratos

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi, agora que já temos alguém que prefere agua do garrafao ah da torneira, será que pode ser qq agua de garrafao ou alguma marca em especial? e já agora, agua do desumificador serve ?? é que eu tenho 3 desumificadores em casa, q fazem em 3/4 dias 15 litros, axam q esta agua eh boa para os meus peixes palhaços e corais? :oops:

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi.

 

Água do desumidificador não! É muito provável que esteja carregada do metal de que é feita a serpentina, que poderá ser cobre.

 

O assunto da água engarrafada foi discutido aqui há uns tempos atrás. Há alguma informaçãosobre isso noutro tópico.

 

manklit

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais