População para um reef de 200L


Pedro Ferrer

Recommended Posts

Bom dia a todos

 

Como alguns devem saber, vou recomeçar a colonizar o meu aqua.

 

Assim, de modo a não cometer erros do passado gostaria de saber a vossa opinião acerca da população aconselhada a introduzir num aqua de 200L com 16 meses de vida.

 

Estava a pensar, visto ter algumas algas indesejáveis, introduzir :

 

1 Salarias fasciatus (durante esta semana)

 

sem previsão:

1 Zebrassoma Flavescens

1 Six Line Wrasse

outros...

 

Gostaria igualmente que me quantificassem Ermitas, nassarios, turbos, etc

 

Grato pela atenção

Pedro Ferrer

Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Pedro.

 

Eu não colocaria a Salaria e apostava desde já num Zebrassoma flavescens pequenino ou então num Ctenochaetus strigosus que também é um comedor de algas fabuloso. Penso que em 200 lt ter 2 peixes (Salária vs Cirugião) que competem pelo mesmo tipo de alimento natural poderá provocar algumas carências.

 

Quanto a outros peixes tens sempre os inevitáveis palhaços e também alguns peixes de pequeno porte mas muito interessante como os cardinais, pseudochromis, grammas, etc.

 

Para a equipa de limpeza, para além dos turbos (5), nassários (10), ermitas (5), cerites (5) sugiro-te a aquisição de um strombus aladus.

 

Boa sorte

 

Cumps

DC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Duarte

 

Ctenochaetus strigosus? É um peixe para 70 galões (70*4.6=322L...) é um peixe lindo!

http://www.liveaquaria.com/product/prod_di...?pcatid=345&N=3

 

Os Gramma são um pouco territoriais. Tive um Clarkii e digamos que fiquei um pouco cansado...

 

Quanto à equipa de limpeza já tenho um strombus.

 

pseudochromis? Quais? Tantos...

http://www.liveaquaria.com/search/default.cfm

 

Grato pela atenção

Pedro Ferrer

Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

É praticamente igual manteres um flavescens ou um strigosus num aquário de 200L, até arriscaria que será menos problemático manteres um strigosus.

 

Quanto aos palhaços... o clarkii é um dos poucos palhaços que não devem ser mantidos em 200L. Existem imensas espécies de palhaços e de certeza que haverá algum que gostes, porque realmente são muito bonitos e interessantes de manter.

 

Quanto aos wrasses, eu optava por escolher outro, existem também imensas espécies e algumas com umas cores fantasticas, faz uma pesquisa sobre isso, não é que o six line seja feio, mas é um pouco mais banal.

 

Uns pseudochromis claro ;)

 

Uns camarões... Lysmata debelius ou Lysmata amboinensis

 

Quanto à equipa de limpeza eu punha 10 nassarios e 5 turbos, não gosto de ermitas.

 

Um góbio talvez :lol: ...

 

Bem são tantas as espécies que não queria estar a influenciar-te com o meu gosto pessoal, faz uma pesquisa sobre cada género que queres manter e depois dá umas opções para que o pessoal te possa ajudar.

 

Um abraço,

logo.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Ricardo

 

Gostaria de ter 1 Six Line, pois no início do próximo ano, vou apostar em força nos corais duros e este peixe seria adquirido a pensar nisso mesmo, por causa dos Nudibrânquios e planárias.

 

Parece que os Gobiodon gostam de depenicar os SPS...

http://www.liveaquaria.com/product/prod_di...pcatid=1441&N=3

However, they may nip at the polyps of SPS corals.

 

Um peixe que eu adoraria ter era um Centropyge loriculus!

 

Que tal 1 Centropyge loriculus, 1 Ctenochaetus strigosus e 1 Six Line?

 

Também gosto de ver os Nemateleotris magnifica

http://www.liveaquaria.com/product/prod_di...?pcatid=168&N=3

 

Também gosto de ver os Opistognathus aurifrons

http://www.liveaquaria.com/product/prod_di...?pcatid=188&N=3

 

Aceito sugestões de todos os tipos.

 

Grato pela atenção

Pedro Ferrer

Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Pedro.

 

Foi precisamente por partilhar da mesma opinião do Ricardo que aconselhei o strigosus, parece-me que será mais fácil de manter num aquário de 200 lt.

 

Se os Gobiodon gostam de depinicar SPS, o que dizer dos loriculus :wink: ? Parece-me que a informação desse site não será a mais correcta ...

 

Há n relatos de loriculus bem comportados, e outros tantos de mal comportados, é uma questão de fazeres uma sondagem aqui no fórum ...

 

Eu tenho um primo do loriculus (potteri) e até hoje tem-se portado lindamente ... factores de sucesso? se calhar a alimentação variada e em quantidade significativa que lhes dou, se calhar ter vindo para cá pequeno e no entanto de um dia para o outro pode virar a mola e começar a comer tudo o que é SPS, LPS e Tridacnas, como tal são peixes de risco.

 

Quanto à six-line, pelo menos os nudis das montiporas não come. Planárias é com ela ...

 

Se conseguires manter apenas os 3 peixes que sugeres parece-me muito bem!

 

Cumps

DC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia a todos

 

Tenho 1 questão. Acham que é possível colocar 2 Centropyge loriculus (1 casal) num aquário de 200L?

 

Grato pela atenção

Pedro Ferrer

Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Pedro.

 

É perfeitamente possível teres mais do que 3 peixes, tinha ficado com a ideia quando li o teu post que apenas querias colocar aqueles 3, e se assim fosse era óptimo porque tinhas uma carga biológica mais ligeira.

 

Desconheço se os loriculus são sexáveis à vista :roll: mas parece-me bastante difícil de por em prática a ideia que sugeres. Já ter 2 de espécies diferentes é díficil num aquário de 500 lt ...

 

Cumps

DC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.