krushandkill Publicado Abril 14, 2006 Publicado Abril 14, 2006 Preciso da opinião da malta construtora de aquas (Regal, era para te mandar uma PM com isto, coloco aqui para receber a tua e demais opiniões). Só não queria que isto descambasse para uma discussão de opiniões, já existe um tópico sobre este assunto. Ora, vasculhei por aqui até dizer chega, mas como o meu aqua neste momento tem vários acréscimos, ficou um bocado diferente de todas as situações já descritas por aqui. Este meu aqua já pertenceu a um outro membro, que o tinha cheio sem travessas e sem a barra inox no topo do aqua, que eu decidi manter. Ele tinha-a guardada, mas nunca a usou. Resultado, no meio tem um abaulamento nos vidros de cerca de 2mm. Ao principio, o aqua ia para outro sitio, mas neste momento, está a ser preparado para ficar no 1º andar de um andar/moradia, na minha sala, encostado a uma parede, apoiado em 5 ou 6 vigas do pavimento. O anterior dono, tinha-o com peixes, pedras, areão, água, plantas, muito tempo, e nunca teve problemas. Eu quando o lavei, notei que tinha o silicone interior solto, em alguns lados com fissuras ou bolhas de ar. Arranquei-o todo, à mão, tiras enormes, e coloquei silicone novo para aquários, do transparente. Como não quero arriscar a ter problemas com inundações ou acidentes, depois dos meus acréscimos, fiquei na dúvida se as mudanças que fiz já lhe dão mais resistência, ou se mesmo assim devo colocar travessas. Foto do aqua com a barra inox no meio do aqua: Ora, originalmente, o aqua tinha uma tampa completa a cobri-lo, eu optei por colocar calhas laterais em aluminio e 3 tampas de correr em vidro: Suportes nos vidros laterais da tampa original, que decidi manter: Agora a minha dúvida, o que acham, com a barra inox no meio, os suportes em aluminio a todo o comprimento e os suportes nas laterais em vidro, devo mesmo assim colar travessas no aqua ou não? Assim que me derem umas opiniões sobre a colagem de travessas ou não, vou fazer uns desenhos para a decoração do dito cujo a ver se o acabo de montar. Citar Cumprimentos,Sérgio CaladoO meu FEEDBACKLinks De Ajuda Para Tópicos Interessantes. Prós novatos, prós velhotes, pró menino e prá meninaO meu aqua grandeO meu Nano-Reef
João Magalhães Publicado: Abril 15, 2006 Publicado: Abril 15, 2006 Na minha opinião deves colocar travessa francesas em toda a volta. Como sabes os 10mm de espessura é muito pouco para um aquário desse tamanho. As travessas francesas vão evitar o abaulamento dos vidros, embora a travessa de inox já evite isso, e vão reforçar os cantos, já que a área de colagem também é pequena. Eu ainda há muito pouco tempo vi soltar-se uma travessa de um aquário desse tamanho e tinha vidro de 12mm. Eu nestas coisas não costumo facilitar e prefiro abusar no sobredimensionamento para não ficar com uma piscina em casa cumps Citar João Magalhães APC #45 http://joalmag.blogspot.com/
krushandkill Publicado: Abril 15, 2006 Autor Publicado: Abril 15, 2006 Dizes travessas de 8 cm de largura, com 12mm de espessura, com o aqua visto de cima, a preto, as travessas, assim: ou assim: ou assim: ou assim: Mas as calhas de aluminio e a barra de aço inox não conferem mais segurança ao aqua, de maneira a eu poder dispensar mais uma ida à vidraria? E então se fôr mesmo necessário as travessas, como colo aquilo, tiro a barra inox para os vidros abaularem naturalmente, tiro a medida à largura do aqua nos pontos onde vou colar as travessas e vou à vidraria? Ou mantenho a barrra inox e tiro a medida ao aqua sem permitir o abaulamento? Citar Cumprimentos,Sérgio CaladoO meu FEEDBACKLinks De Ajuda Para Tópicos Interessantes. Prós novatos, prós velhotes, pró menino e prá meninaO meu aqua grandeO meu Nano-Reef
João Magalhães Publicado: Abril 15, 2006 Publicado: Abril 15, 2006 Não consigo ver as fotos. Não sei como tens a calha de aluminio, mas cheira-me que em termos de reforço ao aquário não está a fazer nada. Relativamente à travessa de inox, essa evita o abaulamento dos vidros, embora não seja reforço nenhum para os cantos, e esteticamente fica feia. Eu retirava tudo e colocava as travessas. Relativamente à colagem das travessas, as tuas dúvidas são muitas e como tal aconselhava-te a pedir a ajuda de alguém que já tivesse colado alguma coisa em aquários. A colagem das travessas é muito simples. OBS. os vidros não deviam abaular com o aquário vazio, não há forças logo não podem abaular. cumps Citar João Magalhães APC #45 http://joalmag.blogspot.com/
krushandkill Publicado: Abril 15, 2006 Autor Publicado: Abril 15, 2006 Não consigo ver as fotos. Já corrigi as imagens. Eu retirava tudo e colocava as travessas. Apenas posso retirar a barra de inox, as 2 calhas de aluminio são para as 3 tampas de correr, em vidro. E ao mesmo tempo, serve como travesssas francesas, estão coladas a todo o comprimento do aqua. E ainda tem 3 chapitas em vidro coladas por baixo de cada calha de aluminio, 1 no meio, e 1 em cada ponta da calha, para suportar melhor o peso dos vidros de correr. Eu queria mesmo era não colar as travas, entre a frente e a traseira do aqua, ia precisar de umas 3 ou 4 que me iam atrapalhar à brava quando andasse em podas, em decoração ou atrás de algum peixe mais fujão. Ou então, travessas francesas, com 10mm de espessura, 8 cm de largura e 148cm de comprimento. Mas estava a pensar que as calhas de aluminio iam fazer o mesmo efeito que estas, e ainda com a barra inox a ajudar... OBS. os vidros não deviam abaular com o aquário vazio, não há forças logo não podem abaular. cumps Suponho que o vidro está abaulado devido ao tempo que o aqua passou cheio, sem travessas nem a barra de inox, o vidro alargou naturalmente, no meio tenho uma diferença entre as medidas dos lados de cerca de 2 mm a mais. Bem, assim que mais malta se pronunciar e me explicar a melhor maneira de colar as ditas cujas e que disposição escolher (2 travessas ou 4), vou à vidraria. Citar Cumprimentos,Sérgio CaladoO meu FEEDBACKLinks De Ajuda Para Tópicos Interessantes. Prós novatos, prós velhotes, pró menino e prá meninaO meu aqua grandeO meu Nano-Reef
Recommended Posts