Tirar a wavebox do aquário


Recommended Posts

Vejam lá como é que este aquariofilista resolveu o problema da obstrução causada pelo calhamaço que é a wavebox:

 

http://media.putfile.com/Reef-tank-wave

 

Simples mas eficaz.

 

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

O que ele fez foi construir uma wave box!! Agora não percebo como raio aquilo funciona!!??? Parece-me uma Stream normal!

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ele não construiu a wavebox de raíz. O que ele fez foi não utilizar a caixa de plástico preta que faz parte do conjunto e substituiu-a por uma de vidro e colocou-a do lado de fora do aquário.

A stream que se vê no filme faz parte da wavebox que também tem transformador, controlador e driver (caixa azul).

O funcionamento é igual tendo aquela caixa de vidro ou tendo a caixa de plástico, é um compartimento que enche e despeja em intervalos regulares (segundos) definidos pelo utilizador. O resultado é o efeito de "onda".

A modificação é muito interessante porque retira do aquário a tal caixa, que rouba bastante espaço e não é muito estética.

Também é mais fácil lavar pois não tem o trabalho de tirar os animaizinhos que se prendem ao plástico. São precisas algumas horas em vinagre (não se pode usar ácido muriático) para limpar bem.

 

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Isso quer dizer que seria possível fazer algo semelhante numa coluna seca molhada! Isso é muito interessante...

 

abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim isso mesmo, teria era que ser suficientemente grande para albergar as tubagens de retorno e a stream, a não ser que se construísse uma coluna seca adicional dedicada apenas à wavebox, mas nesse caso não haveria grande vantegem relativamente à sua utilização normal.

 

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por acaso já tinha pensado em colocar algumas bombas (sobretudo as stream) na coluna seca, mas sempre achei que era algo perigoso, embora se conseguisse acrescentar alguma segurança ao sistema.

 

Agora uma wavebox na coluna seca, parece-me uma ideia bastante interessante :?

 

Só não percebo uma coisa, por onde é que a água entra na caixa? :shock:

 

Não vislumbro nenhum contacto entre a caixa e o aquário a não ser o furo onde está a bomba. Será que a água entra na caixa através da bomba, quando esta está parada?

 

Se assim for, isto é facílimo de fazer, mas também ninguém disse que a wavebox da tunze é uma coisa m :shock: uito complicada, até pelo preço que tem... yikes:P

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não vislumbro nenhum contacto entre a caixa e o aquário a não ser o furo onde está a bomba. Será que a água entra na caixa através da bomba, quando esta está parada?

 

É isso mesmo meu caro.

 

Se assim for, isto é facílimo de fazer, mas também ninguém disse que a wavebox da tunze é uma coisa m Confused uito complicada, até pelo preço que tem... Confused Razz

 

É fácil de fazer o pior é arranjar um motor que não queime ao fim de tantos ciclos de liga/desliga. A bomba está constantemente a ligar e desligar, o intervalo é curtíssimo, no meu caso de um segundo apenas mas varia de aquário para aquário o que dificulta o DIY. A tunze inclui no conjunto um controlador, o 6091 que permite regular esse intervalo de modo a obter a onda.

Há um ponto de regulação óptimo no qual se produz o efeito, alterando esse ponto a onda deixa de se fazer sentir funcionando a wavebox apenas como uma espécie de wavemaker rapidíssimo.

A grande dificuldade de um DIY total será na obtenção de uma bomba capaz de ciclos de funcionamento tão curtos e a regulação da variação dos ciclos.

 

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não estava sequer a pensar em usar outra bomba. Referia-me ao facto de ser um zingarelho simples de fazer.

 

Claro está com uma bomba da tunze e um multicontrolador apropriado... :shock:

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Não é mais que uma wavebox da tunze modificada, já existem muitas variantes, esta a meu ver é mais uma. Uma caixa de vidro com uma stream a ligar e desligar muito rapidamente para fazer o efeito onda.

www.coralfrags.org

Link to comment
Partilhar nas redes sociais